Sessão Especial - Diretor: J. J. Abrams

Sessão Especial – Diretor: J. J. Abrams

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor J.J. Abrams!

jjabrams-perfilContinuando a sessão especial de diretores, ele é um dos meus diretores preferidos e foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

Jeffrey Jacob Abrams nasceu em Nova Iorque, em 27 de junho de 1966.

Em 1998, J.J. Abrams fundou a Bad Robot Productions. A companhia de produção para cinema e televisão foi responsável pelas seguintes séries What About Brian, Six Degrees, Revolution, Almost Human e Person of Interest.

E pelos seguintes filmes Joy Ride, Missão: Impossível 3, Cloverfield, Star Trek, Morning Glory, Super 8, Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Além da Escuridão – Star Trek e  Star Wars: O Despertar da Força.

É interessante que alem de diretor, escritor e roteirista J.J. Abrams possui uma carreira tanto como produtor de cinema como produtor de televisão.

Na televisão

J.J. Abrams começou sua carreira na televisão em 1998 com a série Felicity, servindo como co-cirador (junto com Matt Reeves) e produtor executivo. A série durou quatro anos, sendo encerrada em 2002.

De 2001 a 2010, J.J. Abrams ficou muito ocupado sendo co-criador, diretor, roteirista e produtor executivo das Alias e Lost.

A série Alias, que no Brasil recebeu o subtitulo “Codinome Perigo”, foi transmitida nos EUA pela ABC de 30 de Setembro de 2001 até 22 de Maio de 2006, e era estrelada por Jennifer Garner que interpretava Sydney Bristow, uma agente-dupla da CIA.

JJ-Abrams-05Já Lost se tornou uma das séries de drama e ficção científica mais aclamada d televisão norte-americana, contava a história de vida dos sobreviventes de um acidente aéreo numa misteriosa ilha tropical, após o avião que viajava de Sydney, Austrália para Los Angeles, Estados Unidos cair em algum lugar do Oceano Pacífico.

A série teve um estilo único que seguia diferentes tipos de histórias desde flashbacks, flashforwards e flash-sideways.

A série teve uma média de 15,5 milhões de espectadores por episódio durante todo o seu primeiro ano de exibição, garantindo vários prêmios da indústria audiovisual, incluindo o Award Emmy para Melhor Série televisiva na categoria drama em 2005, melhor série americana importada na Academia Britânica de Prêmios Televisivos também em 2005 e o Golden Globe Award para Melhor Série (drama) em 2006.

Ele também criou as série Fringe, Undercovers e Alcatraz.

No cinema

jjabrams-07Seu primeiro trabalho no cinema foi aos 16 anos, quando ele escreveu músicas para um filme.

Abrams colaborou com o produtor Jerry Bruckheimer e o diretor Michael Bay em 1998 no filme Armageddon.

Depois da Armageddon, o próximo grande filme de J.J. Abrams foi Missão: Impossível 3 (Mission: Impossible III), em 2006. Foi o terceiro filme baseado na série de televisão Impossible, com Tom Cruise estrelando o filme.

Abrams foi diretor e co-roteirista do filme.

Em 2008, J.J. Abrams produziu Cloverfield – Monstro (Cloverfield) um filme-catástrofe dirigido por Matt Reeves e escrito por Drew Goddard.

jjabrams-04J.J. Abrams assumiu a responsabilidade de renovar a franquia Star Trek no cinema e em 2009 foi lançado o novo longa-metragem. Dirigido por J. J. Abrams e escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman.

É o décimo primeiro filme da franquia Star Trek e apresenta os personagens da série original de Star Trek interpretados por um novo elenco.

O desenvolvimento do filme começou em 2005, as filmagens ocorreram de novembro de 2007 até março de 2008 sob segurança intensa. No meio das filmagens a Paramount Pictures resolveu adiar o lançamento do filme de 25 de dezembro de 2008 para 8 de maio de 2009, acreditando que alcançaria um público maior.

O filme foi indicado a quatro Oscars, vencendo na categoria de melhor maquiagem, se tornando o primeiro filme da franquia a receber o prêmio.

j-j-abrams-06Em 2011, J.J. Abrams escreveu e dirigiu o filme Super 8. Um filme de gêneros ficção-científica e suspense. Abrams e Spielberg colaboraram para criar a história do filme.

Ainda em 2011, J.J. Abrams voltou ao cinema com Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol), o quarto filme da série Missão: Impossível.

O filme é dirigido por Brad Bird, escrito por Josh Appelbaum e André Nemec, e estrelado por Tom Cruise, que reprisa seu papel de agente Ethan Hunt.

O filme foi parcialmente filmado com câmeras IMAX, que são aproximadamente 30 minutos da duração total do filme.

HHEm 2013, como diretor e produtor J.J. Abrams volta ao cinema com Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness), o décimo segundo longa da franquia Star Trek. O filme foi dirigido por J. J. Abrams e escrito por Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof.

Estrelado por Chris Pine, Zachary Quinto, Karl Urban, Zoe Saldana, Anton Yelchin, Simon Pegg e John Cho, que retornaram para reprisar seus papéis do filme anterior.

Em 2015, J.J. Abrams voltou apenas como produtor do filme Missão: Impossível – Nação Secreta (Mission: Impossible – Rogue Nation). O filme é dirigido por Christopher McQuarrie e escrito por Drew Pearce e Will Staples.

Gravado no formato IMAX, o filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 682 milhões de dólares.

jjabrams-10Ainda em 2015, J.J. Abrams assumiu a responsabilidade de renovar a franquia Star Wars no cinema e em dezembro de 2015 foi lançado o novo longa-metragem, Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars: The Force Awakens). O sétimo filme da série Star Wars, se passando aproximadamente 30 anos após os acontecimentos de O Retorno de Jedi.

O elenco principal inclui Daisy Ridley, John Boyega, Adam Driver, Oscar Isaac, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, e Max von Sydow, com Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill, Anthony Daniels, Peter Mayhew e Kenny Baker reprisando seus papéis dos filmes anteriores.

É o primeiro filme de Star Wars produzido após a venda da LucasFilm por George Lucas para a Walt Disney Pictures, que agora distribuirá os lançamentos da franquia, ao contrário da 20th Century Fox. É também o primeiro da nova trilogia de Star Wars.

Abrams foi produtor, diretor e um dos roteiristas do filme.

Em 2016 teve o lançamento do filme derivado de Cloverfield, o longa-metragem Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane) onde J.J. Abrams foi apenas produtor do filme.

J.J. Abrams é o diretor da ficção-científica, ele tem muitas produções nesse gênero e faz muito bem produções desse gênero, então fica a dica para que confiram sua filmografia.

filmografia-j-j-abrams

 

Translate »