Sessão Especial: Clássicos Disney - Parte 1

Sessão Especial: Clássicos Disney – Parte 3

Hoje o Depois Da Sessão De Cinema volta para o terceiro post especial sobre os clássicos da Disney.

Todos os filmes são lindos e com músicas marcantes, mesmo só sendo algumas curiosidades leia o post, de uma olhada nos post anteriores (Parte 1 e Parte 2) e principalmente veja os filmes!

Essa terceira lista tem clássicos que demoraram um pouco mais para ganhar o grande público, mas que são animações ótimas e valem SIM apena assistir, vamos falar de:

Pinóquio (1940).

pinoquio-posterÉ o segundo longa-metragem de animação produzido pelos estúdios Disney, o filme foi adaptado do livro de Collodi por Aurelius Battaglia, William Cottrell, Otto Englander, Erdman Penner, Joseph Sabo, Ted Sears e Webb Smith.

Lançado em 7 de Fevereiro de 1940 e foi relançado em 1945, 1954, 1962, 1971, 1978, 1984 e 1992. No Brasil foi lançado em 26 de Fevereiro de 1940.

Possui jogos de video-game para Sega Mega Drive, Game Boy e Super Nintendo.

O filme teve um orçamento tão alto que o filme perdeu dinheiro em sua estreia original. Parte do fracasso em sua bilheteria inicial foi o começo da Segunda Guerra Mundial.

A trilha sonora do filme foi composta por Leigh Harline e as letras escritas por Ned Washington. Leigh Harline e Paul J. Smith compuseram a música incidental.

Destacam-se no filme a músicas “When You Wish upon a Star” e “There Are No Strings On Me“.

O filme ganhou o Oscar nas categorias de melhor trilha sonora e melhor canção, por “When You Wish upon a Star”.

A Espada Era a Lei (1963).

A-Espada-Era-a-LeiÉ o décimo-oitavo longa-metragem de animação dos estúdios Disney e arrecadou mais de U$12 milhões nos cinemas.

Foi lançado nos EUA em 25 de Dezembro de 1963 e depois foi re-lançado nos cinemas em 1972 e 1983. No Brasil, foi lançado em 17 de Janeiro de 1964.

O filme recebeu indicação ao oscar na categoria de de melhor trilha sonora adaptada.

*

*

*

*

*

Aristogatas (1970).

aristogatas-poster

É o vigéimo longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi o ultimo longa-metragem aprovado por Walt Disney, e o primeiro a ser realizado depois de sua morte em 1966.

O filme foi lançado nos Estados Unidos em 11 de Dezembro de 1970, e re-lançado nos cinemas em 1980, 1987 e 1990. No Brasil em 20 de Fevereiro de 1971.

Com o sucesso nos cinemas, a Disney fez uma história em quadrinhos com personagens do filme.

A sequencia começou a ser produzida, porem a aquisição da Pixar, a Disney cancelou todos os projetos não relacionados a linha de produtos consumidores.

A canção “This Guy’s in Love with You”, interpretada por Herb Alpert, foi regravada para o filme, como o tema de Thomas e a Duquesa.

No filme destaca-se a música “Everybody Wants to be a Cat”/”Todo mundo quer a vida que um gato tem“.

Robin Hood (1973).

Robin-Hood-posterÉ o vigésimo-primeiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi o segundo longa-metragem feito após a morte de Walt Disney.

Lançado nos cinemas em 1973 nos Estados Unidos e relançado em 1982, 1984, 1991, 1994 e 1999. No Brasil foi lançado em 14 de abril de 1974.

E em Novembro de 2006 foi lançada uma edição especial chamada “Most Wanted Edition” com cenas deletadas e um final alternativo.

O filme recebeu indicação ao Oscar na categoria de melhor canção original.

Destacam-se no filme as músicas: “Whistle-Stop“, “Oo De Lally“, “Love“, “The Phony King of England” e “Not In Nottingham“.

*

*

Bernardo e Bianca (1977).

Bernardo-e-Bianca-posterÉ o vigésimo-terceiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi um grande sucesso desde sua primeira exibição, se tornando o primeiro filme animado da Disney que ganhou uma sequência.

Possui uma sequência chamada Bernado e Bianca: Na Terra dos Cangurus (The Rescuers Down Under) lançado em 1990, diretamente em home-video.

A produção do filme durou quatro anos e contou com de mais de 250 pessoas, incluindo 40 animadores, o que produziu cerca de 330.000 desenhos, havia 14 sequências com 1039 cenas separadas e 750 conjuntos.

As canções do filme foram compostas e escritas por Carol Connors, Ayn Robbins, e Sammy Fain. A trilha sonora foi composta por Artie Butler.

O filme recebeu indicação ao Oscar na categoria de melhor canção original (Someone’s Waiting For You).

O Cão e a Raposa (1981).

O-Cao-e-a-Raposa-posterÉ o vigésimo-quarto filme de animação dos estúdios Disney e na época de seu lançamento foi o longa-metragem animado mais caro já produzido, custando US$ 12 milhões.

O filme levou quatro anos para ser finalizado e teve a participação de uma equipe de 189 pessoas, incluindo 24 animadores. Para as partes animadas foram produzidos aproximadamente 360,000 desenhos, 110,000 células pintadas a mão e 1,100 planos de fundo.

Lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 10 de Julho de 1981. No Brasil em 18 de Setembro de 1981.

Possui um prequel O Cão e a Raposa 2 (The Fox and the Hound 2), lançada em 2006 diretamente em home-video.

A dublagem brasileira foi feita no estúdio carioca Herbert Richers, tendo sido feita uma nova versão da dublagem em 2014 no estúdio BKS.

Destacam-se no filme as músicas: “Best of Friends”/”Melhor Amigo“, “Lack of Education”/”Foi Mal Educado”, “A Huntinn’ Man”/”Atraído” e “Goodbye May Seem Forever”/”É Triste a Despedida“.

As Peripécias do Ratinho Detetive (1986).

as-peripecias-do-ratinho-detetive-posterÉ o vigésimo-sexto filme de animação dos estúdios Disney e foi dirigido por John Musker e Ron Clements. A mesma dupla que mais tarde dirigiu A Pequena Sereia e Aladdin.

Lançado em e em 2 de Julho de 1986, re-lançado nos cinemas pela Walt Disney em 1992.

A produção do filme levou apenas um ano para ser concluída graças ao uso de computadores. O filme combinou desenhos feitos à mão com computação gráfica.

O filme faz referencia a Dumbo, Alice no País das Maravilhas e A Dama e o Vagabundo.

Em sua trilha sonora, o filme conta com as músicas “The World’s Greatest Criminal Mind”, “Let Me Be Good To You”/”Eu Sou Só de Você” e “Goodbye So Soon”.

O filme ainda chegou a receber indicação ao prêmio Edgar Allan Poe Awards, na categoria de melhor filme.

Oliver e Sua Turma (1988).

Oliver-e-sua-Turma-posterÉ o vigésimo-sétimo longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado em 18 de Novembro de 1988, re-lançado nas salas de cinema em Março de 1996. No Brasil o longa foi lançado em 16 de Dezembro de 1988.

A trilha sonora instrumental de Oliver & Company foi composta e produzida por J. A. C. Redford e gravada por Joel Moss e orquestrado por Thomas Pasatieri com supervisão por Carole Childs.

Destacam-se no filme as músicas: “Once Upon a Time In New York City”/”Nova Iorque é uma Cidade Grande e Tentadora”, “Why Should I Worry?”/”Eu Não Vou Esquentar“, “Streets of Gold”/”Estas Ruas São De Ouro“, “Perfect Isn’t Easy”/”Perfeição Sou Eu” e “Good Company”/”Boa Companhia”.

O filme recebeu o prêmio Motion Picture Sound Editors de Melhor Edição de Som. E no Globo de Ouro recebeu indicação na categoria de Melhor Canção Original (“Why Should I Worry?”).

A Princesa e o Sapo

A-Princesa-e-o-Sapo-posterÉ o quadragésimo-nono longa-metragem de animação dos estúdios Disney e é o ultimo longa-metragem Disney produzido com animação tradicional.

A trilha sonora foi composta pelo vencedor do Oscar Randy Newman. Todas as músicas foram escritas e compostas por Randy Newman exceto “Never Knew I Needed” por Ne-Yo. Destamcem-se no filme as músicas “Almost There“, “Down in New Orleans”, “Friends on the Other Side“, “When We’re Human” e “Dig a Little Deeper”.

O filme recebeu indicações ao 82nd Academy Awards na categoria de melhor canção Original. No Grammy Award recebeu indicação para melhor canção escrita para um filme, televisão ou outros meios de Comunicação Visual.

*

*

Menções honrosas

*
Fantasia (1940).

fantasia-poster

Pode ser considerado o terceiro filme de animação dos estúdios Disney, porem na verdade o longa-metragem consiste de oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas conduzidas por Leopold Stokowski, sete deles foram apresentados pela Orquestra de Filadélfia.

O compositor musical e crítico americano Deems Taylor introduz cada segmento e Todas as canções foram interpretadas por Leopold Stokowski & The Philadelphia Orchestra.

Possui uma sequencia Fantasia 2000, lançada em 1999 e re-lançado em Janeiro de 2000. No Brasil, Fantasia 2000 foi lançado em 16 de Junho de 2000.

Com 8 segmentos, destaca-se: O Aprendiz de Feiticeiro.

O Aprendiz de Feiticeiro apresenta o papel mais famoso do personagem Mickey Mouse, o Mickey feiticeiro que posteriormente foi apresentado nas aberturas dos clássicos Disney.

O segmento de Paul Dukas, foi inspirado na obra de Johann Wolfgang von Goethe. A história apresenta o Mickey no papel do feiticeiro afobado que quer aprender seu ofício antes da hora. Para isso, ele rouba o chapéu mágico de seu mestre Yen-Sid e dá vida a várias vassouras para encher o caldeirão de água e cria algo que nem ele mesmo sabe controlar.

A trilha sonora foi gravada utilizando múltiplos canais de áudio e reproduzidos no sistema Fantasound, uma maneira pioneira de reprodução de som que fez do longa o primeiro filme comercial lançado com som estéreo.

O filme ganhou dois prêmios honorários no Oscar de 1942, por causa do trabalho inovador feito no filme.

As Aventuras de Ichabod e o Sr. Sapo (1949).

the-adventures-of-ichabod-and-mr-toad-posterPode ser considerado o decimo-primeiro filme de animação dos estúdios Disney,mas assim como Fantasia o longa-metragem consiste em histórias curtas. Esse longa-metragem tem apenas dois segmentos, ambos baseados em obras literárias populares nos Estados Unidos.

O filme não foi re-lançado por muitos anos, depois de sua estréia inicial nas salas de cinema. E ao contrario de Fantasia, os dois seções foram exibidos separadamente na televisão.

O segmento O Cavaleiro Sem Cabeça (The Legend of Sleepy Hollow) já foi lançada em 1988 no VHS Histórias Arrepiantes de Disney, e depois nos anos 90 foi incluida no VHS de Mickey – O Príncipe e o Mendigo. Em cada um destes dois lançamentos, o curta teve duas dublagens diferentes.

O filme ganhou o premio no Globo de Ouro na categoria de “Melhor Fotografia a Cores”.

Todos esses filmes são incríveis, emocionantes com músicas marcantes que alem de mostrar para os filhos qualquer idade pode ver e rever. Até hoje eu revejo alguns desses então fica a dica!

Deixem suas impressões sobre os filme aqui no blog também.

Translate »