"Rapidinha" Cloverfield - Monstro - Comentários

“Rapidinha” Cloverfield – Monstro – Comentários

Hoje o filme escolhido é o filme Cloverfield – Monstro!

cloverfield-posterO filme Cloverfield – Monstro (Cloverfield) lançado em 2008 foi dirigido por Matt Reeves, co-dirigido e produzido por J.J Abrams, com roteiro de Drew Goddard.

O filme conta a história de Rob Hawkins (Michael Stahl-David) que mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto.

Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua.

O filme conta com Michael Stahl-David, T. J. Miller, Jessica Lucas, Odette Yustman, Lizzy Caplan e Mike Vogel, em seu elenco.

Resolvi rever o filme por causa da estréia de Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane, 2016) que faz referências a Cloverfield – Monstro. você pode ler os comentários do filme AQUI.

Falando agora sobre o filme, ele foi filmado no formato de handcam (camera na mão), que é a famosa camera tremida. Durante o desenvolvimento do filme se intercalam os acontecimentos atuais e flashbacks para contextualizar a relação do casal de protagonistas.

O filme quase não tem trilha sonora, a maioria das músicas do filme estão de fato dentro do ambiente, mas a música dos créditos é interessante e tem bons efeitos visuais, a destruição de Nova York ficou muito bem montada.

cloverfield-cena

O que me incomoda no filme é somente a ultima cena quando mostra o monstro, boa parte do filme o expectador não vê o monstro somente a destruição e isso cria um bom suspense. E me incomodou também a motivação do grupo no segundo ato do filme que seria ir resgatar a namorada do protagonista.

Pessoalmente achei a motivação fraca porque dentro do grupo tinha pessoas que mal conheciam a personagem que seria resgatada, como a personagem da Lizzy Caplan que esta ótima no filme. A personagem mal conhecia quem ia resgatar e os perigos eram muito grandes para se arriscar por alguém pouco conhecido, só embarcou no resgate porque preferia estar em grupo ao invés de tentar a sorte sozinho.

cloverfield-cena1

Curiosidades rápidas:

  • O 1º trailer de Cloverfield – Monstro foi exibido no lançamento de Transformers (2007). Todas as cenas foram gravadas com uma câmera portátil, sendo que nenhum título constava no trailer.
  • A cabeça decapitada da Estátua da Liberdade foi inspirada no cartaz de Fuga de Nova York (1981).
  • Ao término dos créditos finais há uma transmissão de rádio, com informações sobre o filme.

O filme Cloverfield – Monstro é um filme instigante e é a dica de hoje! Vejam e deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram também o trailer do filme aqui em baixo:

Translate »