Sessão Especial: Filmes sobre Rap

Sessão Especial: Filmes sobre Rap

Para mais uma sessão especial (um quadro que aparece ocasionalmente no blog para agregar rsrsrs) o Depois Da Sessão De Cinema resolveu falar de filmes sobre rap.

Fizemos uma lista com 6 filmes e comentamos cada filme!

Confira a aqui em baixo:

1- Notorious B.I.G. – Nenhum Sonho é Grande Demais

notorious-capa

Tendencioso é a palavra que define o filme! O roteiro conta a história de apenas uma perspectiva, narrado pelo ponto de vista do Notorious, “o lado vencedor”, mas apesar disso é um filme muito bom que mostra a ascensão e queda de um dos maiores rappers da história do rap.

Com uma boa escolha de elenco, o roteiro reflete de forma interessante o cenário da época e proporciona reflexões relevantes sobre o “preço” da fama, a influencia do crime e das drogas que muitas vezes são expostos nas letras das músicas como inspiração.

Notorious B.I.G. – Nenhum Sonho é Grande Demais (Notorious, 2009) esta nesta lista é claro pela sua ótima trilha sonora.

2- Ritmo de um sonho

ritmo-de-um-sonho-capa

O filme é marcado pela atuação do Terrence Howard, que carrega o filme nas costas com sua grande atuação. A história do filme é pesada e bem realista.

O roteiro faz uma critica ao racismo e os abusos sofridos pelas mulheres, mas traz a mensagem de dedicação e luta, explorando o argumento de um homem que tem um sonho de melhorar de vida e apesar de todas os problemas.

Os personagens do filme são cinzas, com defeitos e virtudes, nem mesmo o personagem principal é um bom exemplo, mas a ótima atuação de Terrence Howard faz com que você torça pelo personagem.

Ritmo de um sonho (Hustle & Flow, 2005) tem também uma ótima trilha sonora.

3- 8 Mile: Rua das Ilusões

8mile-capa

O filme é cheio de referências e em personalidades da cultura rap da época. O ritmo do filme é um pouco arrastado por se tratar de um longa-metragem semi-biográfico.

A história de Eminem é marcada por discriminação e conflitos tanto nas ruas, quanto em casa. O filme retrata os maus tratos sofridos que o rapper sofreu pela mãe antes da fama.

Um filme interessante para os fãs de rap em geral e para os não fãs uma história boa, que conta com um elenco bem escolhido.

Pessoalmente o que eu mais gosto do filme são as batalhas de rimas!

A trilha sonora de 8 Mile: Rua das Ilusões (8 Mile, 2002) ganhou o Óscar de “Melhor canção original” com a música “Lose Yourself“.

4- Fique rico ou morra tentando

Fique-Rico-ou-Morra-Tentando-capa

O filme também pode ser considerado como uma cinebriografia, o roteiro é baseado na história do rapper 50 Cent, que largou o mundo das drogas para viver da música.

Bem melhor do que eu esperava, durante o desenvolvimento do filme tem seus momentos clichês, mas tem sequências muito boas.

É uma história forte e bem tocante, grande tempo de tela é focado na temática briga de gangue e o filme conta com uma montagem interessante e uma boa escolha de elenco.

O filme Fique rico ou morra tentando (Get Rich or Die Tryin, 2005) é uma história de superação com uma grande trilha sonora.

5- Straight Outta Compton – A História do N.W.A.

Straight-Outta-Compton-capa

Um dos filmes subestimados pelo Oscar, mas que tem excelentes atuações O’Shea Jackson, Jr. esta impressionante em tela, ele incorporou bem o personagem.

O filme é baseado em uma autobiografia, conta com fatos reais e narra a história do grupo de rap N.W.A. entre 1987 e 1995.

Montagem e roteiro, na minha opinião impecáveis, apesar do filme ser unilateral contando principalmente o lado do rapper Dr.Dre, debate alguns pontos sociais de uma forma bem consistente. Conta com um bom elenco, quase inteiramente formado por bons atores negros.

O filme Straight Outta Compton – A História do N.W.A.(Straight Outta Compton, 2015) além de ter uma boa trilha sonora é de grande importância social.

6- ATL – O Som do Gueto

atl-capa

Esse filme se diferencia dos demais dessa lista, por ter um roteiro que mostra menos as ruas e se concentra mais no lado “humano”, mesmo tendo os conflitos familiares e as gangues presente no seu desenvolvimento, o filme traz mais humor, combinando bem comédia e romance.

A história ainda apresenta o dilema entre ser negro rico, porém deixar de lado suas origens.

Desta lista é o filme menos pesado e com atuações menos impressionantes, mas é um filme que garante o entretenimento.

O filme ATL – O Som do Gueto (ATL, 2006) também esta nesta lista por sua trilha sonora.

 *

Bom essa foi a sessão especial, claro que existem outros filmes com o tema “rap” que podíamos comentar, mas esses foram os escolhidos para hoje, então deixem outras sugestões de filmes aqui no blog e se já viram os filmes da lista comentem!

Translate »