Sessão Especial: Clássicos Disney - Parte 1

Sessão Especial: Clássicos Disney – Parte 2

Hoje o Depois Da Sessão De Cinema voltou com o segundo post especial sobre os clássicos Disney!

Filmes que moldaram uma geração inteira com grandes músicas e mensagens muito importantes passadas de forma belíssima para crianças. São clássicos porque não importa a idade, os filmes Disney sempre são um grande entretenimento.

Os filmes desse segundo post não são menos especiais do que os filmes da Parte 1 (você conferir o outro post no link AQUI). Só foi separado para não ficar posts gigantes e ainda não consegui colocar todos os que eu gosto na lista, então terá pelo menos mais um post especial!

Nessa segunda lista de curiosidades sobre os clássicos Disney que você não pode deixar de assistir pelo menos 1 vez na vida, vamos falar de:

Pocahontas (1995).

pocahontas-poster

É o trigésimo-terceiro longa-metragem e foi um sucesso de bilheteria, mas recebeu críticas mistas do público e dos críticos.

O filme arrecadou mais de U$141 milhões mundialmente. E ainda foi o quinto filme mais visto no mundo no ano de seu lançamento em 1995.

Possui uma sequência Pocahontas 2 – Viagem a um Novo Mundo (Pocahontas II: Journey to a New World) lançada em 2012, diretamente para home-video e um jogo de video-game para Mega Drive.

Destacam-se no filme as músicas: “Colors of the Wind” que é cantada nos créditos finais do filme por Vanessa Williams, “If I Never Knew You” que foi cantada em dueto por Jon Secada e Shanice. A versão brasileira chamada de “Se eu Não Te Encontrasse”, também cantada por Secada em dueto com a cantora Daniela Mercury.

O filme ganhou prêmios no Oscar, nas categorias de melhor canção original (“Colors of the Wind“) e melhor trilha sonora original. No Globo de Ouro foi indicado na categoria de melhor trilha sonora – cinema. e venceu na categoria de melhor canção original – cinema (“Colors of the Wind“). E ainda ganhou o Grammy na categoria de melhor canção original – filme/TV (“Colors of the Wind“).

Hércules (1997).

Hercules-poster

É o trigésimo-quinto longa-metragem e arrecadou mundialmente mais de U$ 252 milhões.

Possui uma série animada.

O filme faz referencia aos filmes O Rei Leão e Karate Kid.

A trilha sonora foi produzida por Alan Menken (que compôs a música) e David Zippel (que escreveu as letras) com canções interpretadas por Lillias White, LaChanze, Roz Ryan, Roger Bart, Danny DeVito e Susan Egan. A música de sucesso “Go the Distance” teve uma versão em espanhol reescrita pelo cantor Ricky Martin.

Destacam-se no filme as músicas: “Vencer Distâncias“/”Go the Distance”, “De Zero a Herói“/”Zero to Hero”, “Não Direi“/”I Won’t Say (I’m in Love)” e “Brilhou no Céu“/”A Star is Born”.

O filme recebeu indicações ao Oscar na categorias de melhor canção original “Go the Distance” e ao Globo de Ouro de melhor canção original “Go the Distance”.

Mulan (1998).

mulan-poster

É o trigésimo-sexto longa-metragem e foi bem recebido pela crítica.

O filme arrecadou mais de U$$ 304 milhões mundialmente.

Possui uma sequencia Mulan 2: A Lenda Continua, lançada em 2004 diretamente em home-video.

O filme foi o primeiro de três filmes primeiramente produzidos nos estúdios de animação da Disney no Disney-MGM Studios em Orlando, Florida.

A trilha sonora de foi composta por Jerry Goldsmith e conta com canções de Mathew Wilder e David Zippel. A música “Reflection” tem também três versões em espanhol, uma interpretada por Aguilera e inclusa na trilha sonora americana, outra na dublagem da Espanha cantada por Malú, e uma terceira da América Latina cantada por Lucero. No Brasil, Sandy & Júnior participam tanto da versão de “Reflection” (“Imagem”), como da de “True To Your Heart” (“Seu Coração”).

No filme destacam-se as músicas: “Honra a Todas Nós“/”Honor to Us All”, “Homem ser“/”I’ll Make a Man Out of You” e “Alguém pra Quem Voltar“/”A Girl Worth Fighting For”.

O filme recebeu indicação ao Oscar de na categoria de Melhor Trilha Sonora – Comédia/Musical, no Globo de Ouro recebeu duas indicações nas categoria de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. E ainda recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Canção Composta Para um Filme ou Série de televisão com a música “True to Your Heart”.

Tarzan (1999).

Tarzan-poster

É o trigésimo-sétimo longa-metragem e foi um grande sucesso de bilheteria, se tornando o quinto filme mais visto no mundo no ano de 1999.

O filme arrecadou mais de U$448 milhões mundialmente, mais que os seus antecessores Hércules e Mulan.

Possui uma sequência Tarzan e Jane lançado em 2002, um prequel Tarzan 2: A Lenda COntinua lançado em 2005, um musical, jogos de video-game e uma série de televisão animada.

As músicas da trilha sonora de Tarzan foram compostas por Phil Collins e a parte instrumental por Mark Mancina. Destacam-se no filme a música “You’ll Be in My Heart” em português “No meu coração você vai sempre estar” e “Dois Mundos“.

O filme recebeu um Oscar e um Globo de Ouro de “Melhor Canção Original” e uma indicação ao Grammy de melhor canção escrita para um filme.

O filme vai ter a versão live-action produzida pelo estúdio Warner Bros. Pictures, A Lenda de Tarzan (The Legend of Tarzan) tem previsão de lançamento ainda pro ano de 2016. O filme será estrelado por Alexander Skarsgård, Samuel L. Jackson, Margot Robbie, Djimon Hounsou e Christoph Waltz.

Atlantis: O Reino Perdido (2001).

ATLANTIS - POSTER

É o quadragésimo-primeiro longa-metragem e o filme arrecadou apenas US$ 186 milhões de um orçamento de US$ 100 milhões.

Possui uma sequência Atlantis: O Retorno de Milo (Atlantis: Milo’s Return) que foi lançada em 2003, diretamente em home-vídeo.

A trilha sonora do filme foi composta por James Newton Howard e diferente da maioria das animações da Disney, o longa-metragem não tem musicas cantadas diretamente pelos personagens.

Atlantis foi indicado a vários prêmios, incluindo sete Annie Awards.

*

*

Alice no País das Maravilhas (1951).

alice-in-wonderland

É o décimo-terceiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado em 1951.

Recebeu indicação ao Oscar de 1951 na categoria de Melhor Trilha Sonora.

As músicas que se destacam na trilha sonora do longa-metragem são “Alice in Wonderland”, “In A World of My Own”, “How Do You Do and Shake Hands” e “The Unbirthday Song”.

O filme teve a versão live-action produzida pelo estúdio Disney, Alice in Wonderland em 2010, estrelado por Mia Wasikowska como Alice, Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca, dirigido por Tim Burton.

E teve sua sequência lançada em 2016, Alice Através do Espelho (Alice Through the Looking Glass), também estrelado por Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway.

Dumbo (1941).

dumbo

É o quarto longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures e possui apenas 64 minutos, sendo um dos filmes mais curtos produzidos pela Disney.

Apesar de seu lançamento ter sido em plena Segunda Guerra Mundial, Dumbo ainda foi o mais bem sucedido financeiramente filme da Disney da década de 1940. O filme foi relançado nos cinemas em 1949, 1959, 1972 e 1976. No Brasil foi lançado em 17 de novembro de 1941.

O filme foi um dos primeiros dos desenhos animados da Disney a ser transmitido pela televisão. E junto com Alice no País das Maravilhas, foi o primeiro da Disney de filmes de animação a ser lançado em home-video.

O filme recebeu indicação ao Oscar de 1941, na categoria Melhor Canção Original (“Baby Mine”) e ganhou o prêmio na categoria de Melhor trilha sonora.

A trilha sonora do filme, contém canções e instrumentais apresentadas no filme.

Já no Festival de Cannes de 1941 levou o prêmio de Melhor design de animação. O filme utilizou pintura de aquarela para processar os fundos e criar os cenários.

Peter Pan (1953).

peter-pan-1953-poster

É o décimo quarto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi a maior bilheteria do ano de 1953 arrecadando mais de $87 milhões.

O filme sofreu atraso em seu lançamento por causa da Segunda Guerra Mundial e foi lançado nos cinemas dos EUA em 5 de Fevereiro de 1953 e foi re-lançado nos cinemas em 1958, 1969, 1976, 1982 e 1989. No Brasil foi lançado em 10 de Abril de 1953.

Possui uma sequencia, Peter Pan – Retorno a Terra do Nunca (Return to Never Land) de 2002, e um prequel, Tinker Bell de 2008. A personagem Tinker Bell, no Brasil conhecida como “Sininho” ainda ganhou diversos filmes animados alem de umá série animada.

As músicas de Peter Pan foram compostas por Sammy Fain, Sammy Cahn, Frank Churchill, Winston Hibler e Ted Sears. Oliver Wallace compos a trilha sonora incidental. Destacam-se as músicas: “The Second Star to the Right“, “You Can Fly!”, “A Pirate’s Life”, “Following the Leader” e “What Made the Red Man Red?”.

A melodia da música “The Second Star to the Right” foi originalmente escrita para o filme Alice no País das Maravilhas.

O filme ainda recebeu indicação a prêmio no Festival de Cannes.

O filme teve duas versões live-action, a segunda versão produzida pelo estúdio Disney, Peter Pan (Pan) lançada em 2015, foi estrelada por Levi Miller, Rooney Mara, Hugh Jackman, Garrett Hedlund e Cara Delevingne.

A Dama e o Vagabundo (Lady and the Tramp, 1955).

Lady-and-the-Tramp-1955

É o décimo-quinto longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures e é o primeiro filme animado filmado em Widescreen.

O filme foi relançado nos anos de 1962, 1971, 1980 e 1986. No Brasil foi lançado em 24 de Junho de 1955 e re-lançado duas vezes em vídeo em 1991 e em 1997.

A trilha sonora instrumental do filme foi composta por Oliver Wallace, Peggy Lee, o coral do estúdio Disney e “Home Sweet Home”. Das canções que se destacam no filme lembramos sempre de “Bella Notte” e “Infiel“, o filme ainda conta com as canções “Paz na Terra”, “O Que é um Bebê”, “La La Lu” e “Canção dos Gatos Siameses”.

O filme recebeu indicação ao BAFTA de 1956, na na categoria de melhor filme de animação.

Lilo & Stitch (2002).

lilo-e-stitch

É o quadragésimo-segundo longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures.

Possui uma série animada exibida de 2003 a 2006 e uma sequência Lilo & Stitch 2: Stitch Deu Defeito, lançada em 2013.

O filme foi bastante influenciado por Dumbo, fazendo uso de fundos com aquarela. Alem de ser bastante influenciado o filme ainda faz diversas referencias a outras animações Disney, existem diversos “Mickeys” escondidos no filme, um boneco de pelúcia do Dumbo e um poster da Mulan.

O personagem Cobra Bubbles lembra o gângster Marsellus Wallace, do filme Pulp Fiction, e ambos foram interpretados pelo ator Ving Rhames.

A trilha sonora original conta com canções típicas do Havaí compostas por Mark Keali’i Ho’omalu e os coros infantis das Kamehameha Schools.

As músicas de de Elvis Presley tem grande papel na trama. O filme tem dois covers inseridos “Burning Love” cantado pela cantora country Wynonna Judd, e “Can’t Help Falling in Love” cantado pelo grupo A*Teens.

O filme recebeu indicação ao Oscar de 2003, na categoria de Melhor Filme de Animação e venceu o prêmio Annie Award de Melhor Voz em Filme de Animação.

Planeta do Tesouro (2002).

PLANETA-TESOURO

É o quadragésimo-terceiro longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures e foi o primeiro filme produzido simultaneamente para cinemas tradicionais e cinemas IMAX.

O filme empregou em sua produção uma nova técnica de desenho 2D tradicionais, feitos a mão, em conjunto com a computação gráfica.

A trilha sonora foi escrita por James Newton Howard, com canções por John Rzeznik da banda Goo Goo Dolls. Na versão brasileira as canções foram interpretadas por Rogério Flausino do Jota Quest e conta com regravações por Fábio Allman do Monobloco. Destaca-se no filme a música “Eu Estou Aqui“.

O filme foi indicado ao Oscar de 2003, na categoria de Melhor Filme de Animação.

Irmão Urso (2003).

irmao-urso_poster

É o quadragésimo-quarto longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures.

Possui uma sequência Irmão Urso 2 (Brother Bear 2), lançada em 2013 diretamente em home-video.

A sua trilha sonora é composta por Mark Mancina e Phil Collins, e interpretada por Phil Collins ao lado de alguns artistas colaboradores. Mark Mancina e Phil Collins tambem trabalharam juntos na animação Disney, Tarzan em 1999.

As músicas mais marcantes do filme são: “Great Spirits“, “Welcome” e “On My Way“.

O filme recebeu indicação ao Oscar de 2004, na categoria de Melhor Filme de Animação.

*

Todos esses filmes são incríveis, emocionantes com músicas marcantes que alem de mostrar para os filhos qualquer idade pode ver e rever. Até hoje eu revejo alguns desses então fica a dica.

Deixem suas impressões sobre os filme aqui no blog!

Translate »