Avatar - Comentários

Avatar – Comentários

Hoje o filme escolhido é um marco da história do cinema, vamos falar de Avatar!

Avatar-Teaser-PosterO filme Avatar lançado em 2009 foi escrito e dirigido por James Cameron. Esse longa-metragem é considerado uma inovação em termos de tecnologia 3D pelo seu desenvolvimento e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme.

O filme conta a história de Jake Sully (Sam Worthington) um soldado que ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa “Avatar” em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora.

Os humanos chegam a Pandora para explorar e encontrar metais valiosos, como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar.

Eles são controlados através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode voltar à ativa, percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora dentro civilização alienígena.

O filme é estrelado por Sam Worthington e Zoë Saldaña, tambem conta com Michelle Rodriguez, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Joel David Moore e Laz Alonso.

Avatar-cena-2

Pessoalmente eu gosto muito de toda a sequencia de aprendizado para o personagem Jake, interpretado por Sam Worthington para se tornar um membro da tribo. O filme tem um bom ritmo de desenvolvimento e conta com um bom elenco e boas cenas de ação.

O enredo tem uma história que mistura desde Pocahontas (1995) até Dança com Lobos (1990). Diversos elementos na história se assemelham com outras produções… Falando em relação a história o filme não traz grandes novidades as telas, mas tecnicamente falando o filme pode ser considerado impecável.

Avatar-cena

O roteiro do filme apesar de bem estruturado não é isento de falhas, porém o filme é uma grande experiência visual. Impossível o expectador não ser envolvido por esse novo mundo criado. A criação de Pandora é impressionante e graças a tecnologia 3D o expectador tem uma grande uma imersão neste mundo.

A fotografia do filme é surpreendente e belíssima, todas criaturas e florestas do mundo de Pandora são bem construídas e tem propósitos dentro da história.

Trata-se de verdade de um grande espetáculo de direção de arte, além da ambientação do filme a trilha sonora é outro grande ponto positivo do filme.

Avatar-cena-3

O filme virou uma referência para o uso da tecnologia 3D e captura de movimentos.

Avatar é o FILME para ser assistir em 3D!

Curiosidades rápidas:

  • O desenvolvimento de Avatar começou a ser trabalhado por James Cameron em 1994, tendo escrito o rascunho de um roteiro, com cerca de 80 páginas, sendo esse seu primeiro filme após Titanic.
  • O compositor James Horner fez a trilha sonora do filme, sua terceira colaboração com James Cameron e a cantora inglesa Leona Lewis foi escolhida para cantar a música tema do filme, chamada “I See You”.
  • O filme foi lançado em 2D, 3D nos formatos RealD 3D, Dolby 3D, XpanD 3D e IMAX 3D e também em 4D, na Coreia.
  • Avatar tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais. O restante foi feito através de CGI.
  • Arrecadou aproximadamente US$ 232 milhões mundialmente em seu primeiro final de semana de lançamento e é atualmente o filme com a maior bilheteria da história, superando Titanic.
  • Avatar foi nomeado em nove categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e venceu nas categorias Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. O filme venceu também o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretor, ainda levou o BAFTA nas categorias Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.
  • O filme vai ganhar duas sequências sendo que a primeira programada para lançamento em 2017, deve continuar com os personagens Jake e Neytiri, e irá focar no oceano do planeta Pandora.

O filme Avatar é visualmente um grande filme e é a dica de hoje! Vejam se ainda não viram e deixem suas impressões sobre o filme aqui no blog.

Confiram o trailer do filme aqui em baixo:

 

Translate »