Pulp Fiction (1994) - Comentários

Pulp Fiction (1994) – Comentários

pulp-fiction-filme-poster-ilustracaoHoje o Depois Da Sessão De Cinema resolveu falar de um dos filmes mais icônicos da história do cinema, vamos falar de Pulp Fiction!

A trama de Pulp Fiction gira em torno de Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe. Enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Pulp Fiction lançado em 1994 foi escrito e dirigido por Quentin Tarantino. É um longa-metragem que pode ser considerado bem autoral, onde o roteiro narra três histórias diferentes, porem relacionadas.

As histórias são: dois assassinos profissionais, o gângster que os chefia e sua esposa, um pugilista pago para perder uma luta e um casal assaltando um restaurante, em Los Angeles nos anos 90.

Para contar essas histórias o roteiro de Tarantino utiliza um grande tempo de tela para se concentrar em conversas e monólogos, que tem o objetivo de aproximar mais os espectadores das motivações dos personagens.

Além das motivações também é possível compreender melhor as perspectivas de vida e o senso de humor de cada personagem.

pulp-fiction-filme-cena

O roteiro é apresentado fora da ordem cronológica, tendo sete sequências que são apresentadas de diferentes pontos de vista. O filme é denso com personagens verborrágicos, tendo a história recheada de referências pop da época, o que mais tarde viria a ser uma característica dos filmes do Tarantino.

O longa-metragem conta com um elenco de peso, John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel, Tim Roth, Amanda Plummer, Maria de Medeiros, Ving Rhames, Eric Stoltz, Rosanna Arquette, Christopher Walken e Bruce Willis. Com participação especial do próprio diretor Tarantino.

Este foi o primeiro de dois filmes em que Bruce Willis e Ving Rhames atuam juntos. O anos depois a parceria voltou a acontecer no filme Substitutos (2009). Pulp Fiction foi o segundo filme dirigido por Quentin Tarantino, o primeiro foi Cães de Aluguel (1992), E com por causa de Pulp Fiction diversas parcerias foram formadas entre os atores e o diretor.

Pulp-Fiction-cena

O filme pode ser caracterizado pela sua violência gráfica, mas com certeza seu ponto mais forte e pelo que é mais conhecido é por seus diálogos ricos e ecléticos que misturam irônia e humor negro.

Curiosidades rápidas:

  • O título do filme é uma referência às revistas Pulp, populares na época.
  • Quando foi finalmente lançado o filme Pulp Fiction ganhou a Palma de Ouro (Palme d’Or) no Festival de Cannes.
  • Pulp Fiction também rendeu ao Tarantino e Avary o Oscar de melhor roteiro original, além da indicação na categoria de melhor filme.
  • Não foi composta uma trilha sonora para Pulp Fiction, Tarantino usou uma eclética variedade de canções surf, rock & roll, soul e pop, famosas na época.
  • O filme custou US$ 8 milhões e faturou mais de US$ 200 milhões nas bilheterias mundialmente.

O filme mistura bem os gêneros crime e suspense, alem de ter sido um dos filmes mais influentes da época e que ainda hoje é referenciado na indústria de Hollywood.

Pulp Fiction é a dica de hoje! Vejam se ainda não viram e deixem suas impressões nos comentários.

Você também poder ler os comentários sobre a filmografia e curiosidades da carreira do diretor Quentin Tarantino, na Sessão Especial do diretor no link AQUI.

Confiram aqui em baixo o trailer do filme:

Translate »