João e Maria: Caçadores de Bruxas - Comentários

João e Maria: Caçadores de Bruxas – Comentários

joao-e-maria-cacadores-de-bruxas-posterHoje o filme escolhido foi João e Maria: Caçadores de Bruxas!

O filme João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters) lançado em 2013 foi dirigido por Tommy Wirkola.

Com roteiro de Tommy Wirkola e DW Harper, baseado no clássico conto dos Irmãos Grimm – Hänsel und Gretel.

Ambientado 15 anos após o traumático incidente envolvendo uma casa feita de doces, João e Maria formam uma dupla de caçadores de bruxas, que viajam pelo mundo procurando e matando tais seres malignos. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois caçadores João e Maria (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.

O filme conta com Jeremy Renner, Gemma Arterton, Cedric Eich, Alea Sophia Boudodimos, Famke Janssen, Peter Stormare, Pihla Viitala, Thomas Mann, Derek Mears e Monique Ganderton, em seu elenco.

A premissa da trama de fazer uma releitura do conto clássico e expandir a história contando o que aconteceu com os personagens depois dos eventos do conto é muito interessante. Contudo o roteiro não chegou a se a profundar nos personagens.

Apesar de mostrar um reflexo físico do encontro com a bruxa na casa de doces no personagem de Jeremy Renner, psicológicamente nenhum dos personagens demonstrou ter sentido a experiência. Na minha opinião esse lado poderia muito bem ter sido desenvolvido.

Tendo dito isso… vamos aos pontos do positivos!

joao-e-maria-cacadores-de-bruxas-02

Pessoalmente eu gostei muito dos efeitos especiais, a tecnologia 3D foi usada para distrair o público dos momentos fracos do roteiro. Toda vez que eu lembro do filme, que eu vi no cinema, eu lembro mais de flechas com fogo e machados sendo arremessados vindo na minha direção. Então em relação aos efeitos eu pelo menos fiquei satisfeita.

Outro ponto positivo para mim é a fotografia do filme, que foi bem trabalhada. Os figurinos são bem modernizados em relação a época ambientada, mas combina muito bem com a releitura. Só a maquiagem que ficou caricata embora, eu acredito que tem sido feita dessa forma de propósito.

joao-e-maria-cacadores-de-bruxas-03

O ritmo de aventura é bem empregado no filme e tem boas sequências de luta. Eu também gosto da trilha sonora do filme apesar de não ter nenhuma música que realmente tenha marcado na minha mente.

O roteiro combina bem os gêneros ação e fantasia, com um pouco de terror que é uma característica dos contos dos Irmãos Grimm. O filme foge do “felizes para sempre” e traz uma readaptação que apesar de alguns escorregões consegue prender a atenção do público.

joao-e-maria-cacadores-de-bruxas-01

Curiosidades rápidas:

  • O longa-metragem teve um orçamento de US$ 50 milhões e arrecadou mais de US$ 225 milhões de bilheteria mundialmente.
  • O longa-metragem foi rodado inteiramente na Alemanha.

O filme João e Maria: Caçadores de Bruxas é um bom entretenimento, então se já viram deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram também o trailer aqui em baixo:

Translate »