Mulan (2020) - Comentários

Mulan (2020) – Comentários

Mulan (2020) - ComentáriosHoje o filme escolhido é Mulan(2020)!

O filme Mulan (Mulan, 2020) foi dirigido por Niki Caro, com roteiro de Amanda Silver, Elizabeth Martin, Rick Jaffa e Lauren Hynek.

Em Mulan, Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente.

Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

O filme conta com Liu Yifey, Donnie Yen, Jason Scott Lee, Jet Li, Ron Yuan, Tzi Ma, Utkarsh Ambudkar, Xana Tang e Yoson An.

O novo live-action da Disney sofreu com intrigas, política e com a pandemia, sendo esse último o principal responsavel pela decisão do lançamento ter sido modificada e o filme ter entrado direto no catáalogo do Disney+ (plataforma que ainda não esta disponível em todos os países).

Vamos falar das mudanças… todos os live-actions da Disney passaram pelo mesmo processo de romantização pelo fã antigo do clássico de animação e que após o lançamento enfrentou críticas dos mesmos fãs antigos. Filmes como A Bela e Fera (2017) e O Rei Leão(2019) foram criticados por ser muito igual ao clássico animado enquanto Dumbo(2019), Cinderella (2015) e até mesmo Aladdin (2019), que em minha opinião foi o melhor adaptado de todos esses citados, foram criticados por que mudaram coisas da animação.

Mudanças em toda adaptação são necessárias e elas não são feitas somente para os fãs antigos, elas tem o objetivo de atingir novos públicos.

Mulan (2020) - Comentários

Infelizmente Mulan fez adaptações consideradas necessárias, ate mesmo para levar maior consideração e respeito a tradições chinesas, mas essas mudanças acabaram por perder o carisma que tinha na animação.

Sem o personagem mushu (o dragão protetor), muito do humor e alivio cômico foi perdido, sem as músicas muito do sentimento e nostalgia que o filme tende a invocar quase que em todos os momentos usando o instrumental das músicas são perdidos.

O filme como adaptação escolheu incluir novos personagens porem não deu tempo de para estabelecer alguns relacionamentos importantes como a relação de Mulan e a considerada “Bruxa” Xianniang.

No quesito figurino, fotografia e paisagens o filme não estando na telona de cinema perdeu muito do vislumbre que claramente toda a produção tentou empregar, tem muitas sequencias bem trabalhadas que ficariam incríveis na tela grande.

Pessoalmente eu gostei das batalhas, boas coreografias e a estética com acrobacias exageradas como em Herói (2002), O Tigre e o Dragão(2000) e Clã das Adagas Voadoras (2004) e diversos outros filmes com essa temática, ficou interessante porem os cortes de cena poderiam ter sido mais cuidadosos.

Em alguns momentos pontuais os cortes de cena atrapalham o ritmo do filme.

Mulan (2020) - Comentários

No quesito desenvolvimento de personagens o filme trabalhou bem, mas principalmente a protagonista Mulan podia ter tido um desenvolvimento mais cuidadoso, a animação nesse quesito sai na frente.

Eu realmente gostei do filme apesar das mudanças e a falta de elementos que me cativaram na infância, se fosse uma comparação direta com a animação é claro que para mim a animação ganharia eu assisto até hoje ela, mas vale sim a pena assistir ao novo filme.

Não adianta criticar sem ver só porque a proposta é diferente, precisa sim ver para criar suas próprias conclusões. E se já viram deixem suas impressões aqui no blog também!

Confiram o trailer aqui em baixo:

Translate »