Sessão Especial - Diretor: David Fincher

Sessão Especial – Diretor: David Fincher

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor David Fincher!

David-Fincher-perfilContinuando a sessão especial de diretores, ele é um dos meus diretores preferidos e foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

David Andrew Leo Fincher nasceu em Denver, em 28 de agosto de 1962.

Fincher começou a trabalhar com cinema na Industrial Light and Magic, de George Lucas.

Ficou vários anos nesse período e teve a oportunidade de trabalhar em O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).

Fincher deixou a Industrial Light and Magic para trabalhar com publicidade e fez muitos clipes para artistas como os Aerosmith, Madonna e Paula Abdul.

No Cinema

Como diretor David Fincher iniciou sua carreira com o filme Alien 3 em 1992. O terceiro filme da série Alien, não foi bem recebido pela crítica nem pelos fãs.

Em 1995, David Fincher voltou ao cinema com o filme Se7en, estrelado por Brad Pitt e Morgan Freeman. O longa-metragem tve boa recpção de crítica e público se tornando um dos trabalhos mais significativos de Fincher, além de Clube da Luta (Fight Club).

O filme rendeu indicações ao Oscar de Melhor Edição e ao BAFTA de Melhor Roteiro Original.

david-fincher-02Em 1997, Fincher lançou o seu terceiro filme, Vidas em Jogo (The Game) estrelado por Michael Douglas e Sean Penn.

No ano de 1999, David Fincher lançou o seu filme mais característico, Clube da Luta (Fight Club) teve fraca bilheteria, mas anos mais tarde assumiu a alcunha de “Cult” e seu lançamento em VHS e DVD foi um sucesso de vendas.

Estrelado por Brad Pitt. Edward Norton e Helena Bonham Carter. E rendeu uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Sonoros.

E Helena Bonham Carter ainda venceu o Empire Award na categoria de Melhor Atriz Britânica, em 2000.

Já em 2002 David Fincher lançou o filme O Quarto do Pânico (Panic Room) estrelado por Jodie Foster e Kristen Stewart, Forest Whitaker e Jared Leto. Um suspense psicológico que recebeu boas criticas de publico e especialistas.

Após cinco anos longe do cinema, em 2007, Fincher lançou Zodíaco (Zodiac) baseado no livro de Robert Graysmith e estrelado por Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey, Jr..

Com um orçamento de US$ 65 milhões, longa-metragem rendeu apenas US$ 84 milhões mundialmente. Mas foi indicado ao Palma de Ouro em 2008.

David-Fincher-03Em 2008, David Fincher lançou o filme O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett.

O filme recebeu seis indicações ao Globo de Ouro e treze indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (David Fincher) e Melhor Ator (Brad Pitt). vencendo nas categorias Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem.

O filme ainda rendeu indicação na categoria de Melhor diretor no BAFTA.

Em 2010, foi Fincher dirigiu o filme A Rede Social (The Social Network). O longa-metragem contava a história sobre a criação da rede social Facebook. O filme conta com por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Josh Pence, Brenda Song, Joseph Mazzello, Rashida Jones e Rooney Mara.

david-fincher-01O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (David Fincher) e Melhor Ator (Jesse Eisenberg), e venceu nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Edição (Kirk Baxter e Angus Wall) e Melhor Trilha Sonora Original (Trent Reznor e Atticus Ross).

Também venceu quatro prêmio no Globo de Ouro, nas categorias Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross).

No BAFTA Fincher venceu na categoria de Melhor diretor, e o filme venceu nas categorias Melhor roteiro Adaptado e Melhor edição.

david-fincher-04Em 2011, Fincher dirigiu Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo) baseado no romance sueco Män som hatar kvinnor, de Stieg Larsson. O filme foi estrelado por Daniel Craig e Rooney Mara.

O filme rendeu indicação a prêmios no Globo de Ouro e no Oscar, vencendo na categoria de melhor edição no Oscar.

E no Globo de Ouro vencendo na categoria de melhor atriz para Rooney Mara.

A trilha sonora foi criada por Trent Reznor e Atticus Ross, que trabalharam tambem na trilha de A rede Social (The Social Network).

Na Televisão

david-fincher-05O ano de 2013 marca a entrada de David Fincher nas produções para televisão. Ele é o diretor e produtor executivo da série original do netflix House of Cards.

House of Cards é uma série norte-americana de drama político criada por Beau Willimon, protagonizada por Kevin Spacey e Robin Wright.

Atualmente se encontra na quarta temporada, tendo uma quinta temporada confirmada para 2017

É a primeira série transmitida em resolução 4K pela Netflix.

De volta ao cinemas em 2014, Fincher lançou o suspense Garota Exemplar (Gone Girl), escrito por Gillian Flynn, baseada em seu próprio romance. O filme conta com Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Carrie Coon, Tyler Perry e Kim Dickens.

O filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Rosamund Pike, quatro indicações ao Globo de Ouro e quatro indicações ao Critics’ Choice, premio especializado da critica, onde venceu na categoria de Melhor Roteiro.

David Fincher é o diretor dos filmes com grandes fotografias, então fica a dica para que confiram sua filmografia.

filmografia-david-fincher

Translate »