Sessão Especial: Dia Mundial do Rock

Sessão Especial: Dia Mundial do Rock

O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock e para comemorar o dia mundial do rock, o Depois Da Sessão De Cinema decidiu fazer uma sessão especial (um quadro que aparece ocasionalmente no blog para agregar rsrsrs).

Escolhemos 3 filmes de comédia sobre o tema “rock” e comentamos cada filme!

Confiram a lista aqui em baixo:

escola-do-rock-poster1 – Escola do Rock

O filme Escola do Rock (School of Rock) lançado em 2003 foi dirigido por Richard Linklater, com roteiro de Mike White.

A trama gira em torno de Dewey Finn (Jack Black) que é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

O filme conta com Jack Black, Mike White, Joan Cusack, Sarah Silverman, Nicky Katt, Miranda Cosgrove, Amy Sedaris e Lee Wilkof, em seu elenco.

Um filme que com certeza passa na “regra” dos 15 anos!

Com um roteiro despretensioso esse filme surpreendeu a todos em seu lançamento e que ate hoje é assistido por causa da demonstração de paixão dos personagens pelos clássicos verdadeiros e genuíno do Rock.

É interessante as diversas referencias ao mundo da música e as bandas de Rock de sucesso da época. Apesar da fotografia datada o filme consegue ainda ser atemporal e tem sua trilha sonora fantástica e clássica.

Curiosidades rápidas:

  • rockkkOs pôsters que aparecem no quarto de Dewey Finn são das bandas Sex Pistols, The Who e Evil Jake.
  • O filme arrecadou mais de U$ 131 milhões mundialmente.
  • Jack Black ganhou o MTV Movie Awards na categoria de Melhor Comediante pela sua atuação em Escola do Rock e foi recebeu indicação ao Globo de Ouro, na categoria “Melhor Ator em Comédia ou Musical”.
  • O filme também foi indicada ao Grammy, na categoria “Melhor Trilha Sonora”.

 

o-roqueiro-poster2 – O Roqueiro

O filme O Roqueiro (The Rocker) lançado em 2008 foi dirigido por Peter Cattaneo, com roteiro de Maya Forbes e Wallace Wolodarsky.

A trama gira em torno de Robert “Fish” Fishman (Rainn Wilson) que é um baterista de rock que que alcançou sucesso nos anos 80 com a banda Vesuvius. Ele vivia como uma estrela, até ser expulso do grupo e cair em decadência. Vinte anos depois, Fish ganha a chance de recomeçar a vida de músico tocando com seu sobrinho e outros adolescentes.

O filme conta com Rainn Wilson, Christina Applegate, Teddy Geiger, Emma Stone, Josh Gad, Will Arnett e Bradley Cooper, em seu elenco.

Com um roteiro sem muito ritmo o filme ainda tem uma história boa que conta os obstáculos e dificuldade de conseguir ser um astro do rock’n roll.

Tem cenas inusitadas bem engraçadas nas explosões de raiva do personagem “Fish”.

As atuações deixam a desejar, mas vale a pena pelos figurinos Bradley Cooper esta muito bem de roqueiro e a trilha sonora que é muito interessante.

Curiosidades rápidas:

  • rockkkO filme teve um orçamento de U$ 15 milhões e no Brasil foi lançado diretamente em home-video.
  • O filme é levemente baseado na história de Pete Best, baterista da formação inicial dos Beatles.
  • O próprio Best faz uma pequena ponta no filme, onde aparece lendo uma revista Rolling Stone com a banda “Vesuvius” na capa.

*

*

Detroit a Cidade do Rock-poster3 – Detroit a Cidade do Rock

O filme Detroit a Cidade do Rock (Detroit Rock City) lançado em 1999 foi dirigido por Adam Rifkin, com roteiro de Carl V. Dupré.

1978: calças jeans, All Star e muito rock n’ roll são os destaques desta época. A história gira em torno de Hawk, Jam, Lex e Trip, que são quatro jovens de uma escola secundária de Cleveland e fãs declarados de Kiss. Eles tem tudo dos quatro mascarados de Nova York, discos, camisas, posters, botons, gibis, tudo que esteja relacionado a sua banda favorita, inclusive uma banda cover chamada Mystery. Mas somente uma coisa eles não tem do Kiss, ingressos de shows. Eles até tinham os ingressos pro show marcado para o Cobo Hall, em Detroit, mas a mãe de Jam (uma senhora religiosa e conservadora), que não aprova o gosto do filho, descobre a existência das entradas e decide queima-los. Mas nada vai impedir esses garotos, que farão o possível e o impossível para assistir ao show da vida deles.

O filme conta com Edward Furlong, Giuseppe Andrews, James DeBello, Sam Huntington, Melanie Lynskey e Natasha Lyonne, em seu elenco. Com participação especial da banda Kiss.

Um filme impressionante com uma premissa simples de conta uma aventura sobre 4 adolescentes em uma banda cover do Kiss tentando ver seus ídolos.

Bem ambientado e com uma trilha sonora marcante é um filme que ficou mais conhecido na sessão da tarde, mas com certeza é um clássico que vale a pena ser revisto.

Curiosidades rápidas:

  • rockkkO nome do filme é referência a canção da banda Kiss.
  • Na cena em que Trip impede o assalto na loja de conveniências, a atendente pergunta o nome dele e como resposta ele diz “- Pode me chamar de Dr. Love”, referência à música Calling Dr. Love do Kiss.
  • Ainda na cena da loja de conveniência tinha uma placa escrita “Travel To Rio (Viaje ao Rio)”, referência a cidade brasileira onde o Kiss tocou para a maior platéia de sua carreira, 200 mil pessoas no Maracanã em 18 de Junho de 1983.
  • Das canções tocadas no filme, 4 ganharam versões exclusivas para o disco da Trilha Sonora: Strutter (The Donnas), Cat Scratch Fever (Pantera), The Boys Are Back in Town (Everclear) e Highway To Hell (AC/DC). O CD ainda contém uma canção inédita do Kiss, Nothing Can Keep Me From You, que só é tocada nos créditos finais.

*

Bom essa foi a sessão especial, claro que existem outros filmes sobre o tema “rock” que podíamos comentar como Rock of Ages, que já tem um post próprio aqui no blog (você pode conferir AQUI) e muitos outros. Então seguindo o ritmo do dia mundial do rock fica a dica.

Se já viram os filmes comentem aqui em baixo e dêem outras sugestões de filmes para o dia mundial do rock!

Translate »