Hoje a dica tem um formato diferente! Vai ser um 3 em 1, porque eu não consigo escolher o melhor e ainda vai ter um post separado para o 4º filme, vamos falar dos filmes da franquia Pânico!

O primeiro filme da franquia Pânico, Pânico (Scream) foi lançado em 1996 dirigido por Wes Craven, com roteiro de Kevin Williamson.

A trama começa quando Sidney Prescott (Neve Campbell) passa a desconfiar que a morte de dois estudantes esteja relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.
Com uma história ate certo ponto fechado esse primeiro longa-metragem tem um roteiro que faz milhares de referencias a grandes filmes e traz o uso da metalinguagem de forma divertida para criticar as formulas de filmes de terror. Ainda trata de forma sarcásticas as “regras” para sobreviver em um filme de terror, citando os erros comuns como ir para uma sala sozinho, subir as escadas ao invés de tentar ir para fora da casa, etc. O filme ainda conseguiu criar uma frase icônica que logo viraria referencia em paródias e outros filmes de terror. – “Qual seu filme de terror preferido?”
O filme conta com Drew Barrymore, Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox, Matthew Lillard, Rose McGowan, Skeet Ulrich, Henry Winkler e Liev Schreiber.
O segundo filme da franquia Pânico 2 (Scream 2) foi lançado em 1997 também dirigido por Wes Craven e com roteiro de Kevin Williamson novamente.
Dessa vez a trama se passa dois anos depois das mortes em Woodsboro, o filme “Facada”, que se baseia nestas mortes que lá ocorreram, é lançado por todo o país e chega até a faculdade de Windsor, onde um casal da universidade é assassinado no cinema. Este é o lugar onde Sidney Prescott se refugiou para esquecer seu passado. O filme faz surgir um novo assassino e, mais uma vez, Sidney é o alvo principal.
Scream 2 continua mostrando a história de Sidney Prescott, que para esquecer o massacre que sobreviveu em Woodsboro, mudou-se para a pacata Windsor e tornou-se uma universitária cursando teatro no Windsor College. Tudo vai bem, até que Maureen Evans e seu namorado Phil Steven morrem esfaqueados em um cinema, quando o filme “Facada” estava sendo exibido. Dewey ao saber da notícia, sai de Woodsboro e vai para Windsor ajudar Sidney e os policiais da comunidade pegarem o assassino, enquanto a repórter Gale Weathers está no auge da fama com seu livro “Os Assassinos de Woodsboro”. O novo psicopata começa a matar brutalmente os alunos do Windsor College, aterrorizando Sidney que percebe que todo o banho de sangue em Woodsboro está se repetindo novamente.
Com roteiro ainda mais carregado de referencias, abusando da metalinguagem, esse segundo filme trata de forma sarcástica as “regras” para fazer uma sequencia, onde tem mais mortes sangrentas que é o que o público espera e as mortes são mais elaboradas.
O filme conta com elenco de Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Jerry O’Connell, Sarah Michelle Gellar, Jamie Kennedy, Elise Neal, Jada Pinkett e Liev Schreiber,  em seu elenco.
O terceiro filme da franquia Pânico 3 (Scream 3) foi lançado em 2000 novamente dirigido por Wes Craven e com roteiro de Cathy Konrad, Kevin Williamson e Marianne Maddalena.
Ambientado em Hollywood, Los Angeles, a continuação dos filmes “Facada”, está sendo gravada. “Stab – Return To Woodsboro” está sendo gravado por atores e atrizes importantes do cinema. Mas algo começa a dar errado, quando surge um assassino e começa a matar os atores, na mesma sequência que eles morrem no filme, e ainda por cima, deixa a foto de Maureen Prescott, mãe de Sidney Prescott, quando era mais jovem, sobre os corpos das vítimas.
Sidney, após ter perdido seu amigo Randy, a amiga Hallie e o namorado Derek no massacre que houve no Windsor College três anos antes, está traumatizada, e vivendo em uma casa de campo, no interior da Califórnia. O assassino agora liga para ela, e a obriga sair de seu esconderijo, para que vá até Hollywood acertar as contas com ele, pois se ela não for, mais celebridades continuarão morrendo, inclusive seus únicos amigos que restaram, Gale e Dewey. Sidney se vê obrigada a ir para Los Angeles enfrentar seu passado, e descobrir muitas coisas sobre sua mãe.
Esse terceiro filme é a única parte da franquia que não foi escrita pelo roteirista Kevin Williamson, mas segue com um roteiro cheio de referencias e metalinguagem, características principais de toda a franquia. Nesse terceiro filme trata de finais de trilogias. Onde no capitulo final tudo pode mudar, então os protagonistas estão em real perigo. E mudam-se fatos já conhecidos pelo publico.
Com elenco de Neve Campbell, Courteney Cox Arquette, David Arquette, Parker Posey, Heather Matarazzo, Patrick Dempsey, Scott Foley, Jenny McCarthy e Emily Mortimer, em seu elenco.
A franquia Pânico vale a pena assistir, é uma boa mistura de suspense, terror e comédia. Tem boas mortes e se possível faça maratona e veja os filmes seguidos é um bom entretenimento. Então fica a dica e aguardem que vai ter post sobre o quarto filme da franquia e aproveitando falaremos um pouco da série que estreou recentemente da MTV.
Translate »