Pânico VI - Comentários

Pânico VI – Comentários

Pânico VI - ComentáriosA franquia Pânico retorna as telonas e vamos falar de Pânico VI!

“Qual seu filme de terror preferido?”

O filme Pânico VI (Scream VI) lançado em 2023 foi dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, mesmo diretores de Pânico 5 (2022) com roteiro de James Vanderbilt e Guy Busick.

Pânico é a sexta parte da franquia clássica de terror e slasher iniciada nos anos 90, sendo uma sequência direta dos acontecimentos do filme Pânico 5 de 2022.

Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega), Mindy (Jasmin Savoy Brown) e Chad (Mason Gooding), os quatro sobreviventes do recente massacre do Ghostface decidem deixar Woodsboro para trás em busca de um recomeço em uma nova cidade.

Os quatro se mudam sem cerimônia para Nova York. Lá, os dois irmãos querem começar uma nova vida, por assim dizer, e deixar a pequena cidade e suas experiências traumáticas para trás. Mas o maldito assassino com uma máscara de fantasma e uma lâmina afiada não pode ser abalado tão facilmente, porque de repente ele também aparece na Big Apple. Na rua, no metrô, no supermercado – aparentemente em todos os lugares ele aproveita a agitação da cidade grande para desaparecer na multidão com a mesma rapidez com que apareceu antes. E embora Sam, Tara, Mindy e Chad já tenham conhecido o assassino, desta vez eles não podem confiar em sua experiência. Porque quem está por trás da máscara tem novos truques na manga.

O filme conta com Melissa Barrera (III), Jenna Ortega, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Dermot Mulroney, Devyn Nekoda, Henry Czerny, Jack Champion,Josh Segarra, Liana Liberato, Samara Weaving, Tony Revolori, Skeet Ulrich em seu elenco.

Esse é o primeiro filme da franquia a não ter em seu elenco Neve Campbell, apesar de sua personagem ser referenciada dentro da história com uma breve explicação de sua ausência, em contrapartida Courteney Cox reprisa seus papel icônico juntamente com Hayden Panettiere que também retorna para esse próximo capítulo da franquia.

Pânico VI - Comentários

Como fã da franquia Pânico é necessário começar a falar do filme dizendo que Wes Craven o pai dos filmes slasher estaria muito orgulhoso desse novo filme!

A franquia Pânico segue a cada capítulo entregando uma história envolvente e bons personagens, a franquia esta em boas mãos com os diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.

Dessa vez não estamos mais em Woodsboro, o novo capítulo explora a grande cidade de Nova York e com certeza Nova York nunca mais será a mesma depois dessa visita do Ghostface.

Pânico VI - Comentários

Seguindo as “regras” da sequência da revisitação, o expectador também é apresentado as regras da franquia, onde tudo é maior, mais dinheiro, mais longo, mais brutal, mais tensão e com certeza mais sangrento. Personagens legados tem mais chances de não sobreviver para que a franquia viva (é ate citado exemplos como Ripley, Tony Stark, Jigsaw, Luke Skywalker), ninguém está seguro e isso é muito empolgante para o expectador.

A característica principal da franquia em trazer discussões em forma de metalinguagem além dos assassinatos, demonstra como é possível saber muito sobre a cultura do momento através dos clichês usados e esse é o ponto forte de Pânico no geral que eleva o gênero de slasher ao mistura-lo com a metalinguagem e os clichês de filme de terror.

Para o expectador novo que talvez não tenha visto todos os outros filmes da franquia, o roteiro consegue desenvolver bem os conflitos e personagens a ponto de tornar a experiência completa mesmo para quem não viu nada na franquia antes.

Com a ausência da personagem da Neve Campbell, o roteiro teve mais tempo de explorar as relações e desenvolver os novos protagonistas o quarteto formado por Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega), Mindy (Jasmin Savoy Brown) e Chad (Mason Gooding).

E isso é excelente porque a história tem que seguir para frente e como fã seria horrível ver a Sidney (Neve Campbell) morrer então o afastamento abre as portas para que a personagem fique finalmente em paz, enquanto seguimos o novo grupo no seu embate contra o Ghostface.

Pânico VI - Comentários

As referencias a sequencia da revisitação também foram muito bem usadas, o santuário do Ghostface é um mergulho em nostalgia para os fãs da franquia assim como a Samantha vestindo a roupa do Ghostface igual a Sidney e o soco na Gale que acontecem no primeiro filme Pânico (1996), e a personagem tendo um namorado igual no segundo filme.

São varias pistas deixadas para que o expectador que já acompanha a franquia reconhecer e isso gera empatia pelos personagens que seguem nesse capitulo.

Mortes cada vez mais bem orquestradas e explorando dessa vez a agressividade da internet, sem deixar de tratar de forma sarcásticas as “regras” para sobreviver em um filme de terror.

Um ponto que o terceiro ato levanta é exatamente o motivo da franquia Pânico ter dado tão certo, não existe um ser sobrenatural ou algo “superhumano” para fazer o assassino Ghostface retornar em sequencias, então cada história precisa desenvolver uma motivação para os assassinatos começarem a acontecer.

Pânico VI - Comentários

Curiosidades Rápidas:

  • Wes Craven, diretor dos 4 filmes anteriores da franquia faleceu em 2015.
  • A franquia conta com 5 filmes e 1 série.

A franquia Pânico no geral vale a pena assistir ! Se possível faça maratona dos filmes, os 5 filmes estão disponíveis no globoplay, antes de ir ao cinema ou leiam o post especial da trilogia e os posts dedicados ao e filme.

Fica a dica, vejam Pânico VI é um excelente filme pra quem gosta do gênero de terror/slasher.

Confiram o trailer aqui em baixo:

Translate »