Sessão Especial - Diretor: Christopher Nolan

Sessão Especial – Diretor: Christopher Nolan

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor Christopher Nolan!


nolan-01Continuando a sessão especial de diretores, ele também é um dos meus preferidos e foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

Christopher Nolan nasceu em Londres, em 30 de julho de 1970.

Inicialmente Christopher Nolan começou dirigindo vídeos corporativos comerciais. Em 1989 produziu, dirigiu e escreveu o curta Tarantella e em 1996 o curta Lacerny.

Em 1997 dirigiu o curta-metragem Doodlebug (1997). Uma experiência minimalista, onde um homem que segura um sapato e persegue um inseto apenas para descobrir, quando o mata, que este era uma miniatura de si mesmo.

Foi em 1998 que sua carreira cinematográfica realmente se iniciou.

Em 1998, Nolan dirigiu seu primeiro longa-mentragem Following, financiado por ele próprio e filmado com amigos dos tempos de faculdade.

O enredo do filme foi influenciado pela experiência do cineasta em viver na capital britânica e ter seu apartamento assaltado e as cenas são mostradas fora da ordem cronológica.

Following foi gravado em fins de semana ao longo de um ano e Nolan foi responsável pelo roteiro, fotografia e edição. O filme ainda chegou a ganhar prêmios de exibição em diversos festivais.

Nolan-InterstellarEm 2000 Nolan dirigiu e roteirizou o filme Amnésia (Memento), um de seus filmes mais bem sucedidos em bilheteria e prêmios. O filme é baseado no conto “Memento Mori” de seu irmão, Jonathan Nolan.

Hoje o filme é muito usado como referencia para mostrar a diferença entre enredo e história, porque dentro do longa-metragem os eventos são separados em duas narrativas: uma em cores, e a outra em preto e branco.

O filme recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro pelo seu roteiro, ao Independent Spirit Award na categoria de “Melhor Diretor” e “Melhor Roteiro” e outra ao Directors Guild of America (DGA).

Ainda hoje é considerado por muitos críticos um dos melhores filmes da década de 2000.

Em 2002, a convite de Steven Soderbergh, Nolan dirigiu o thriller psicológico Insônia (Insomnia). Esse filme era um remake do filme norueguês de 1997.

Com um orçamento de 46 milhões de dólares, o longa foi recebido boas críticas e teve um bom desempenho nas bilheterias, arrecadando o equivalente a 113 milhões de dólares em todo o mundo.

christopher-nolanEm 2005, Christopher Nolan deu iniciou ao reboot e trilogia Batman, com Batman Begins.

A produção foi elogiada pela abordagem psicológica profunda e tom mais sombrio. Batman Begins foi a oitava maior bilheteria de 2005 nos Estados Unidos e a nona em todo o mundo no mesmo ano.

Em 2006, Nolan dirigiu, co-escreveu e produziu O Grande Truque (The Prestige) uma adaptação do romance de Christopher Priest sobre dois magos rivais do século XIX. Esse foi o segundo trabalho de Nolan e Cristian Bale.

Mais uma vez o filme recebeu boas críticas e recebeu também as indicações ao Oscar de “Melhor Fotografia” e “Melhor Direção de Arte”.

O filme arrecadou mais de $ 109 milhões em todo o mundo.

Em 2008, veio a sequência de Batman Begins, Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) dirigido, produzido e co-escrito por Christopher Nolan. Baseado no personagem Batman da DC Comics.

O filme foi tão bem de bilheteria que se tornou o quarto filme a passar a arrecadação de US$1 bilhão de dólares mundialmente. Atualmente, é o vigésimo quarto filme de maior bilheteria.

nolan-imaxO filme recebeu oito indicações para o Oscar, tendo vencido em duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante (um prêmio póstumo para Heath Ledger) e Melhor Edição de Som (Richard King).

Em 2010, Nolan emplaca mais um grande filme, dirigindo, escrevendo e produzindo o filme A Origem (Inception) filme estrelado por Leonardo DiCaprio, que arrecadou cerca de 823.576.195 de dólares na bilheteria mundial.

E que foi indicado a oito Oscar’s, incluindo Melhor Filme, vencendo em quatro categorias, melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

Em 2012, para fechar o que foi considerado uma das melhores adaptações do personagem, chega ao cinema o ultimo filme da trilogia dirigida por Nolan, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises).

the-dark-knight-rises-bane-batman-2-111175O filme foi escrito por ele junto de seu irmão Jonathan e recebeu críticas positivas no geral, mas infelizmente não foi tão bem em bilheteria quanto seu anterior.

Nolan escolheu não filmar o filme em 3D, preferindo se focar na melhora da qualidade de imagem e escala usando o formato IMAX, mas mesmo assim manteve o estilo visual característico da trilogia filme.

Ainda no ramo de super-hérois, em 2013 Nolan entrou como produtor e roteirista do filme Homem de Aço (Man of Steel) dirigido por Zack Snyder.

O ano de 2014 foi movimentado para Nolan, ele entrou como produtor do filme Transcendence: A Revolução (Transcendence), filme de suspense e sci-fi britânico que marca a estreia na direção do diretor de fotografia de longa data Wally Pfister.

E também Nolan dirigiu e produziu Interstellar. O filme foi um grande sucesso nas bilheterias, recebeu críticas positivas e recebeu 5 indicações Oscar 2015, vencendo somente a categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Curiosidades rápidas sobre Christopher Nolan:

  • Wally Pfister é o diretor de fotografia de Nolan desde Amnésia (Memento).
  • David Julyan compôs as músicas de Following, Amnésia (Memento), Insonia (Insomnia) e O Grande Truque (The Prestige).
  • Hans Zimmer compôs as músicas de Batman Begins e The Dark Knight ao lado de James Newton Howard, porém fez Inception e The Dark Knight Rises sem Howard.
  • A esposa de Nolan, Emma Thomas, produziu todos os seus filmes com exceção de Memento.

Nolan repete em seus projetos editor, diretor de fotografia e compositores, mas ele também segue o esquema de outros diretores com seus atores na manga. Em sua lista/manga tem: Michael Caine, Christian Bale, Gary Oldman, Cillian Murphy, Tom Hardy, Anne Hathaway, Larry Holden e Joseph Gordon-Levitt.

A filmografia de Christopher Nolan é uma das mais impressionantes e repleta de grandes filmes, então fica a dica.

filmografia-christopher-nolan

Translate »