Duna (2021) - Comentários

Duna (2021) – Comentários

Duna (2021) - ComentáriosHoje o filme escolhido foi Duna!

O filme Duna (Dune 2021) lançado em 2021 foi dirigido por Dennis Villeneuve, mesmo diretor de Blade Runner 2049, com roteiro de Denis Villeneuve, Eric Roth, Frank Herbert e Jon Spaihts. Esse longa-metragem é a adaptação do livro de mesmo nome dos anos 60.

Inspirado na série de livros de Frank Herbert, Duna se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos.

Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

O filme conta com Rebecca Ferguson, Timothée Chalamet, Charlotte Rampling, Chen Chang (I), Dave Bautista, David Dastmalchian, Jason Momoa, Javier Bardem, Josh Brolin, Oscar Isaac, Zendaya e Stellan Skarsgård, em seu elenco.

Um dos filmes mais aguardados do ano finalmente chegou as telonas!

Duna (2021) - Comentários

Antes de mais nada vale lembrar que essa é somente a primeira parte e que ainda tem muita coisa para ser apresentada aos expectadores que não leram o livro antes.

A nova adaptação de Duna resolve apostar em roteiro centrado em conflitos políticos e psicológicos dos personagens.

Com isso Denis Villeneuve entrega um filme esteticamente bonito, com uma trilha sonora incrível porém com pouca ação e muito tempo de duração.

Como a primeira parte tem como objetivo apresentar tanto os personagens quanto os panoramas políticos, o ritmo de desenvolvimento da trama é lento.

Apesar de pouca ação, as cenas de ação estão muito bem coreografadas e os efeitos especiais bem utilizados para dar essa sensação de mundo futurístico característico da história.

Os pontos mais fortes que me surpreenderam nesse filme foi sua fotografia e efeitos especiais, com certeza.

Duna (2021) - Comentários

O filme também conta com boas atuações, destaque para Oscar Isaac e Timothée Chalamet, e vale lembrar o carisma de Jason Momoa que praticamente dominou as cenas de ação do filme.

Por ser apenas o inicio da história tivemos mais tempo de ser apresentados aos personagens e o elenco desse filme tem nomes de peso que entregam bem personagens interessantes, porem mesmo com tanto tempo de filme são poucos os personagens que cativam os expectadores.

Tecnicamente e visualmente a nova adaptação de Duna surpreende positivamente, como inicio de uma franquia ele talvez não alcance seu objetivo de cultivar nos expectadores a curiosidade para a sequencia assim que as pessoas saem do cinema, mas a temática sci-fy do filme é um nicho muito grande que sozinho vai atrair os expectadores com o tempo.

Curiosidades Rápidas:

  • Duna estreou em 1º lugar nos EUA e Canadá com US$ 40,1 milhões nas bilheterias.
    O diretor Dennis Villeneuve cogitou gravar a sequencia simultaneamente.
  • Essa não a 1ª vez que Duna é adaptado para as telonas, David Lynch em 1984 já foi responsável pela adaptação anterior.

Duna é a dica de hoje! Se já assistiram deixem suas impressões aqui no blog também.

Confiram o trailer aqui em baixo:

Translate »