Trumbo - Comentários

Trumbo – Comentários

Trumbo - ComentáriosHoje o filme escolhido é Trumbo: A Lista Negra!

O filme Trumbo: A Lista Negra (Trumbo) lançado em 2015 foi dirigido por Jay Roach, com roteiro de John McNamara.

A cinebiografia conta a história do roteirista Dalton Trumbo (Bryan Cranston), que tem uma história singular em Hollywood. Contudo, apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como “A Princesa e o Plebeu” de 1953, por sua atitude diante da elite de Hollywood, ele passa a ser desprezado por figuras anti-comunistas influentes do meio, tais como a colunista Hedda Hopper (Helen Mirren) e o ator John Wayne (David James Elliott).

Trumbo se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos.

O filme conta com Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren, Adewale Akinnuoye-Agbaje, David James Elliott, Elle Fanning, Louis C.K., John Goodman, Michael Stuhlbarg, John Getz, David Maldonado, Alan Tudyk e Dean O’Gorman, em seu elenco.

O filme ambienta muito bem o período pós-guerra em que Joseph McCarthy perseguiu diversas pessoas e as colocou na “famosa” lista negra.

O filme mostra a censura e a perseguição no estilo “caça as bruxas” a 10 grandes roteiristas de Hollywood, sendo focado na história de Dalton Trumbo que era um irreverente roteirista.

Trumbo - Comentários

O filme é muito bem produzido e conta também com bons figurinos, o roteiro do filme conseguiu retratar bem a realidade de perseguição que o protagonista vivenciou na época, os problemas causados pela perseguição, seu tempo de prisão e sua volta por cima.

Trumbo é uma cinebiografia que segue bem a formula seu diferencial na verdade é o bom elenco e os ótimos diálogos que permitiram grandes atuações.

Trumbo - Comentários

A atuação de Bryan Cranston como o protagonista Trumbo foi excelente, ele conseguiu transmitir para a tela um personagem carismático, talentoso e cabeça dura. E não podemos deixar de destacar a atriz Helen Mirren que esta fantástica, como a ex-atriz e colunista Hedda Hopper.

Apesar de ser um elenco equilibrado e todo elenco ter seus momentos de destaque, Bryan Cranston e Helen Mirren carregam muito bem o filme, ambos roubam a cena com uma presença marcante em tela.

Trumbo - Comentários

Curiosidades rápidas:

  • Durante o filme é citado antigos filmes que tiveram Dalton Trumbo como roteirista, tem referencia aos filmes A Princesa e o Plebeu e Spartacus.
  • Além de A Princesa e o Plebeu (1953) e Spartacus (1960), Dalton Trumbo foi roteirista de filmes como Arenas Sangrentas (1956), Exodus (1960) e alem de escrever também dirigiu o filme Johnny Vai à Guerra (1971).

O filme recebeu indicação ao Oscar 2016, na categoria de “Melhor Ator”. E concorreu no SAG 2016 nas categorias de “Melhor Ator (Bryan Cranston)”, “Melhor Atriz Coadjuvante (Helen Mirren)” e “Melhor Elenco”.

Trumbo: A Lista Negra é a dica de hoje! Vejam e se já viram deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram o trailer aqui em baixo:

Translate »