Punho de Ferro - A Série

Punho de Ferro – A Série

Não é filme… Mas é com certeza uma das grandes estréias da semana, vamos falar da nova série original da Netflix Marvel’s Punho de Ferro!

A parceria Marvel/Netflix estava cada mais comprometida em trazer grandes produções, aproveitando-se o gancho de que tudo se passa no mesmo universo e que os filmes conversam com as séries era impossível deixar de comentar sobre Marvel’s Punho de Ferro.

 A Série


Punho de Ferro - A Série

A história da série conta o retorno de Danny Rand, para Nova York, o herdeiro de um empresa bilionária retorna após ter desaparecido por 15 anos, para combater a corrupção com uma proficiência em kung-fu e a habilidade de invocar o poder do Punho de Ferro.

Daniel “Danny ” Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem foi salvo por monges e cresceu na mística cidade de Kun Lun.

Ao se tornar o antigo e destemido guerreiro Punho de Ferro, inimigo declarado do Tentáculo, Danny retorna a Nova York em busca de respostas e paz inteiro, Danny abandona a passagem que guarda a cidade mistica e retorna a Nova York.

Danny Rand é o Punho de Ferro! Um guerreiro que usa as artes marciais para combater o crime.

A série traz a apresentação do ultimo defensor!

Com muita mitologia, a série explora o lado mistico em paralelo faz as ligações necessárias com o universo Marvel.

A fotografia da série segue o estilo urbano das demais séries, mas tem um estilo de narrativa diferente. Podemos dividir a série em dois núcleos: o mistico com o Punho de Ferro e suas responsabilidades como guerreiro e o empresarial com Danny Rand, retornando as empresas Rand e descobrindo que o antigo negócio de seu pai vem seguindo um caminho discutível.

A série foca também em discutir a diferença de punição e justiça.

Nos Quadrinhos


Punho de Ferro - A SérieNos quadrinhos a origem Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra a cada 10 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la.

Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti.

Após 10 anos e ao fim de seu treinamento onde aprende a controlar seu Ki (sua energia espiritual), recebe uma ” tatuagem ” em forma de dragão alado em seu peito.

Após esse tempo quando a cidade voltou a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança.

Os Vilões


Dessa vez o inimigo é quase que exclusivamente a organização do Tentáculo!

Como o Punho de Ferro é um inimigo declarado do Tentáculo, faz sentido a organização ser o foco.

Na série, o Tentáculo é uma ordem de ninjas místicos fortemente envolvida no crime organizado e atividades mercenárias, sempre atrás de poder, o clã tem como base o Japão, mas operam internacionalmente. Para explorar o grande poder de influencia do Tentáculo, a série traz a personagem da Madame Gao de volta.

Desde de Marvel’s Demolidor temos visto o clã agindo nas sombras de Hell’s Kitchen.

Nos quadrinhos, o Tentáculo foi fundado como uma sociedade secreta de samurai. Os membros do Tentáculo eram praticantes de magia e podiam matar uma pessoa e trazê-la de volta à vida como um servo.

Dividindo o posto de vilão da temporada temos Harold Meachum.

Harold Meachum o antigo amigo e sócio do pai de Danny Rand, que é o responsável pela movimentação da trama no núcleo empresarial da série.

Impressões


Punho de Ferro - A SérieFinalmente conhecemos o último dos defensores!

Assim como os Vingadores no cinema, cada membro dos Defensores ganhou sua própria série, Punho de Ferro é a quarta séries que levará a uma minissérie crossover, Os Defensores.

Diferente das outras séries da parceria Marvel/Netflix Punho de Ferro é o único que me deixou com a impressão de que um filme teria sido um formato melhor a ser escolhido.

Entre os acertos da série esta: seus efeitos especiais e seu elenco bem escolhido que conta com Finn Jones, Jessica Henwick, Tom Pelphrey, Jessica Stroup e David Wenham. Rosario Dawson reprisa seu papel como Claire Temple, assim como Carrie-Anne Moss retorna como Jeri Hogarth.

As sequências de ação são bem interessantes, as cenas de luta foram bem elaboradas, porque afinal de contas o personagem domina artes marciais, então elas tem qualidade.

Pessoalmente eu gostei muito da forma que foi apresentada e explorada o personagem de Finn Jones, ele foi um bom protagonista apesar da série ter problemas de ritmo. Finn Jones fez um grande trabalho e entregou um personagem que da para torcer, mas com certeza a personagem Colleen Wing teve maior impacto.

As participações especiais que fazem a ligação com Marvel’s Luke Cage, Marvel’s Demolidor e Marvel’s Jessica Jones também roubaram a atenção do protagonista. Vemos a Claire Temple/Enfermeira Noturna já lutando, aprendendo a se defender sozinha, coisa importante para alguém que não tem poderes, mas constantemente conhece pessoas especiais e se mete em confusão.

Me incomodou a falta de um vilão propriamente dito, depois de Killgrave, o Rei do Crime, Cottonmouth, ter apenas as figuras de de Harold Meachum e Bakuto como vilões para mim não foi o suficiente. Gostei bastante dos diálogos e participações da Madame Gao, mas faltou um “grande” vilão.

Eu senti falta de mais referencias aos quadrinhos no quesito figurino, talvez não um uniforme propriamente dito, mas alguma coisa próxima de como era o personagem do quadrinho, como Luke Cage conseguiu fazer, mas isso não atrapalha de forma alguma série.

Apesar de não ter me cativado como as outras séries e ter recebido criticas mistas da critica especializada, Punho de ferro trouxe um tom diferente das demais, conseguiu equilibra ação, suspense e humor nos seus episódios, além de ter muita fidelidade ao material original.

Com certeza a série entra para a lista de acertos da parceria Marvel/Netflix, vale muito a pena assistir! Confiram o trailer da série aqui em baixo:

Translate »