A Menina que Roubava Livros - Comentários

A Menina que Roubava Livros – Comentários

Hoje o filme escolhido é A Menina que Roubava Livros!

menina-que-roubava-livros-posterO filme A Menina que Roubava Livros (The Book Thief) lançado em 2013 nos EUA, chegou ao Brasil somente em 2014. O longa-metragem foi dirigido por Brian Percival, com roteiro de Michael Petroni baseado no livro de mesmo nome escrito por Markus Zusak.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde a jovem corajosa Liesel Meminger (Sophie Nélisse) transforma a vida de todos ao seu redor quando é levada para viver com sua nova família na Alemanha. Ensinada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e com o incentivo de sua nova família e Max (Ben Schnetzer), um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada, ela sobrevive através dos livros. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape dos tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

A Menina que Roubava Livros é uma história sobre sobrevivência e resistência do espírito humano.

O filme conta com Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Ben Schnetzer, Nico Liersch, Heike Makatsch, Gotthard Lange e Carina N. Wiese, em seu elenco.

menina-que-roubava-livros-04

Com uma fotografia impecável, a ambientação da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial ficou impressionante esse filme tem um grande trabalho de direção de arte e os figurinos foram muito bem escolhidos para a ajudar na ambientação da época.

Os personagens são bem construídos apesar de alguns, como os pais adotivos da protagonista, serem pouco complexos. Com certeza no livro eles devem ser melhor explorados, mas como toda adaptação sempre vai existir diferenças.

A relação entre a personagem principal Liesel (Sophie Nélisse) e seu amigo Rudy (Nico Liersch), um judeu que mora clandestinamente na casa é o que move o desenvolvimento do filme. A jovem atriz Sophie Nélisse conseguio transmitir bem a inocência e a vontade de descobrir o mundo da personagem.

menina-que-roubava-livros-01

Confesso que não tinha lido o livro a primeira vez que vi no cinema esse filme e para mim foi uma surpresa quando percebi que o narrador inconstante da história era a “Morte”. O desenvolvimento deixa pistas para que o expectador chegue a essa conclusão interessante.

Curiosidades rápidas:

  • A Fox 2000 comprou os direitos de adaptação em 2006, mas só começou a dar seguimento ao projeto em 2013.
  • O diretor Brian Percival é conhecido principalmente pelo seu trabalho na série premiada Downton Abbey.

O filme A Menina que Roubava Livros é a dica de hoje! Vejam e se já assistiram deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram também o trailer do filme aqui em baixo:

Translate »