Tubarão (1975) - Comentários

Tubarão (1975) – Comentários

jaws-posterHoje o filme escolhido é clássico da história do cinema, vamos falar de Tubarão!

O filme Tubarão (Jaws) lançado em 1975 foi dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Carl Gottlieb baseado no livro de mesmo nome, escrito por Peter Benchley.

A história se passa durante um terrível ataque a banhistas, que é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

O filme conta com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary, Murray Hamilton e Jeffrey Kramer em seu elenco.

Apesar de antigo é um filme que ainda hoje é considerado um blockbuster pelo seu sucesso de crítica e bilheteria.

Não desmerecendo a sagacidade e capacidade de direção do Spielberg, mas ainda bem que o tubarão mecânico usado para as filmagens do filme deu diversos problemas!

A narrativa ficou muito mais interessante e o fato de não vermos o tubarão e só escutarmos a música tema, já deixa o público tenso porque ficamos apreensivos esperando o ataque iminente.

jaws-cena-3

Os primeiros quarenta minutos de filme são cheios de tensão por causa disso. A vários momentos a se destacar, o primeiro ataque, os embates entre os três personagens principais… Momentos que prendem a atenção do expectador.

Com uma qualidade admirável para a tecnologia da época, a trilha sonora não é a única parte técnica marcante! A fotografia do filme é muito boa e até os efeitos envelheceram bem.

Jaws-Tubarao-1975-cena-01

Curiosidades rápidas:

  • Estourou seu orçamento, mas foi um sucesso de bilheteria na época arrecadando mais de U$ 673 milhões de dólares.
  • O filme venceu nas categorias de “Melhor trilha sonora”, “Melhor montagem” e “Melhor som” do Oscar de 1976. No Globo de Ouro levou para casa o prêmio na categoria de “Melhor Música Original”, assim como no BAFTA. Já no Grammy a trilha sonora composta por John Williams ganhou a categoria “Melhor Trilha Sonora composta para um filme”.
  • O filme teve sequências, sem a participação de Spielberg: Tubarão II (1978), Tubarão III (1983) e Tubarão IV – A Vingança (1987).

Tubarão é um dos grandes filmes da história do cinema, então fica a dica! vejam e se já viram deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram o trailer do filme aqui em baixo:

Translate »