Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet - Comentários

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet – Comentários

Hoje o filme escolhido é Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet!

O filme Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street) lançando em 2007 foi dirigido por Tim Burton. Com roteiro de Christopher Bond e John Logan. Esse longa-metragem é um musical que combina drama e terror, com algum suspense. E baseia-se na peça e musical da Broadway, “Sweeney Todd” escrita por Christopher Bond.

Esta é a oitava adaptação para o cinema da história de Sweeney Todd.

O filme conta a historia de Benjamin Barker (Johnny Depp) que passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

sweeney-todd-2

O trabalho de direção de arte deste filme é o que mais impressiona, os figurinos de época estilizados junto com a fotografia triste e melancólica de Londres, sempre com cores frias e azuladas. Merecidamente venceu na categoria “Melhor Direção de Arte” do Oscar de 2008.

O roteiro explicita as motivações dos personagens e isso torna mais fácil o expectador se conectar com a história, todas as ações são justificadas e demonstradas com ótimas canções.  Que é outro ponto positivo do filme, que por se tratar de um musical, necessita de uma trilha sonora muito bem pensada para transmitir a história.

A trilha sonora do filme foi muito bem feita. As letras e música foram escritas por Stephen Sondheim e o libreto por Hugh Wheeler.

O longa-metragem conta com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Sacha Baron Cohen e Timothy Spall, em seu elenco.

sweeney-todd

Este foi o sexto encontro profissional dos amigos Tim Burton e Johnny Depp. Os dois estabeleceram uma uma parceria bem produtiva e já trabalharam juntos em filmes como Edward Mãos-de-Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005), Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite (2012). E este é o quinto de diversos filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos.

A parceria entre Johnny Depp e Helena Bonham Carter, é sempre interessante, eles trabalham muito bem juntos, e a dinamica em tela é evidente.

O filme também venceu nas categorias de “Melhor filme – comédia / musical” e Johnny Depp venceu a categoria de “Melhor ator – comédia / musical” no Globo de Ouro 2008. Helena Bonham Carter recebeu indicação, mas não levou o prêmio.

Por mais sangrento que o filme possa parecer, o filme Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet é um filme muito interessante de se assistir, então fica a dica.

Confiram o trailer do filme aqui em baixo:

Translate »