Contra o tempo - Source code - Resenha

Contra o tempo – Source code – Resenha

Começar dizendo o cliché seria muito obvio. É uma ficção científica, mas é um lugar estranho no gênero, porque não parece se basear em qualquer elemento da “vida real”. O que realmente interessa aqui é que se trata de um interessante e surpreendente suspense.

– O programa não foi desenvolvido par alterar o passado. Foi designado pra alterar o futuro.

Rambo: Até o Fim - Comentários
Rambo: Até o Fim – Comentários

Contra o tempo – Source code – Resenha[/caption]

Como um flash do nada, vemos Colter despertando em um trem como quem acorda assustado de um pesadelo. Perdido e extremamente desorientado. Ele não tem a minima ideia do porque está naquele trem ou até mesmo porque aquela linda estranha mulher, Christina (Michelle Monaghan), está ao seu lado dialogando com ele e o chamando por um nome até então estranho. Até que, quando se olha no espelho do lavabo, nem mesmo o seu reflexo está lá. Passados 8 minutos nessa situação, BUM, uma bomba explode dentro do trem matando instantaneamente todos que em seu vagão estão, inclusive ele.

Contra o tempo – Source code

Logo, novamente como um flash, ele não morreu ou morreu naquele lugar. Mas ele acorda em um outro lugar que parece uma espécie de cockpit de um foguete, avião ou coisa do gênero. Duas pessoas se dirigem à ele: a oficial Colleen (Vera Farmiga) e o cientista Rutledge (Jeffrey Wright), que se apressam em lhe informar que esse é um muito importante experimento que pode salvar vidas. Ele está voltando no tempo para dentro de um vagão que explodiu para descobrir quem é o suspeito. A pessoa que de fato está explodindo a bomba. Só que essa missão tem exatos 8 minutos a cada vez que volta.
Isso tudo, não é surpresa alguma para quem assistiu ao trailer do filme.

Importante

O ponto é que Colter tem a possibilidade de fazer um ato de bondade, e tem uma vantagem: como em O feitiço do tempo, ele é o único a se lembrar dos acontecimentos continuamente nas outras vezes que reviveu aquele momento, mas enquanto para as outras pessoas parece continua acontecendo pela primeira vez. Além de ter essa vantagem tática, ele se aproxima cada vez mais de Cristina, a única com quem ele tem realmente contato todas as vezes que volta. (Como se fosse um técnico ou Engenheiro de F1). Como volta como “outra pessoa”, talvez isso lhe ajude a se importar cada vez mais com aquela mulher. Ou talvez simplesmente seja como deveria ser.

Rambo: Até o Fim - Comentários
Rambo: Até o Fim – Comentários

Contra o tempo – Source code – Resenha[/caption]

O filme não tem nenhuma pretensão de utilizar das reais questões da ciência por trás da tal experiência, mas o filme não dá tempo para pensar nisso.  Pos cada vez mais rápido o desastre chega, o trem ruma todas as vezes, para destruir a cidade, Cristina vai se tornando a cada vez mais interessante e importante (o que nos faz desejar que seja salva)  por outro lado as pessoas por de trás do projeto (missão) aparentam cada vez mais um ânsia  desesperadora para o sucesso da missão. Deste lado da tela, aparenta que isso é só o que importa.
Toda essa intimidade que criamos, faz do filme algo mais pessoal do que realmente apenas mais um produto de Hollywood. O casal se tem uma harmonia perfeita um com o outro. Ah e o mais importante: Imagine o que pode ser

Rambo: Até o Fim - Comentários
Rambo: Até o Fim – Comentários

Contra o tempo – Source code – Resenha[/caption]

bem melhor do que um personagem dentro de um trem, apenas interessado em fazer a coisa certa? Nesse tempo de cinema cínico, isso, é para contar muito viu. Melhor ainda: o que você acha de assistir a um filme com uma trama totalmente inimaginável mas que se torna incrivelmente interessantíssimo justamente do jeito como é feito. Se um ou mais destes motivos te interessa, esse é o seu filme.

Imagine ter 8 minutos para mudar o mundo? Bom Contra o Tempo tem exatamente isso, mas não para mudar o mundo e sim um ataque terrorista.

Translate »