Minority Report: A Nova Lei - Comentários

Minority Report: A Nova Lei – Comentários

O filme escolhido de hoje é Minority Report: A Nova Lei! Porque um filme antigo? Por causa da nova série derivada do filme que terá sua estréia agora na Fall Season de 2015.
O filme Minority Report: A Nova Lei (Minority Report) foi lançado em 2002, dirigido por Steven Spielberg. O roteiro de Scott Frank e Jon Cohen é baseado no conto de mesmo nome escrito por Philip K. Dick.
O longa-metragem é ambientado em Washington no ano de 2054, onde a divisão Pré-Crime conseguiu acabar com os assassinatos na cidade. Esse setor da polícia trabalha com os Pré-cogs, crianças que sofreram experiências e que agora conseguem visualizar antecipadamente os assassinatos, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido.
Os três Pré-cogs só trabalham juntos e flutuam conectados num tanque de fluido nutriente. Quando eles têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito numa pequena esfera e noutra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas a uma elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato.
O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho de seis anos antes em virtude de um sequestro. Apesar de viciado em drogas e ainda abalado pelo divórcio, isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém sua vida um totalmente quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido.
A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente fica abalada e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado. Mas apurar não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.
Logo John começa uma corrida contra o tempo para tentar provar sua inocência, durante esta busca ele descobre diversas fraudes no sistema e uma delas é que as pessoas tem o poder de mudar seu próprio destino.
O roteiro é muito instigante, combina ação, suspense e sci-fi de maneira bem equilibrada e gera questionamento no publico, o dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou a sua prisão nunca aconteceu?
Além de bons efeitos deve-se dizer que o longa-metragem tem um grande trabalho de direção de arte, excelente visual futurista que acabou inspirando muito do design das novas tecnologias de hoje. A trilha sonora do John Williams é outro ponto positivo.
O filme conta com Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton e Max von Sydow, em seu elenco.
O filme Minority Report: A Nova Lei é um bom filme de Steven Spielberg, tem bons efeitos especiais e muita ação, vale a pena assistir, então fica a dica.
Translate »