007 – Operação Skyfall - Comentários

007 – Operação Skyfall – Comentários

Hoje vamos falar de Bond… James Bond, o filme escolhido de hoje é 007  Operação Skyfall!
O filme 007  Operação Skyfall é um filme britânico de 2012 dirigido por Sam Mendes e com roteiro escrito por Neal Purvis, Robert Wade e John Logan. É o vigésimo terceiro filme da franquia cinematográfica de James Bond produzida pela EON Productions. Skyfall comemora os 50 anos da franquia em grande estilo.
A trama central gira em torno da investigação de Bond de um ataque realizado contra o MI6, o ataque é parte do plano de Raoul Silva, ex-agente do MI6, para humilhar, desacreditar e matar M como vingança por ela tê-lo abandonado.
O roteiro faz varias referencias aos filmes passados, encaixa frases icônicas do personagem como “Meu nome é Bond… James Bond” de forma inteligente ao longo da história, além de se preocupar em explorar de forma mais profunda o relacionamento entre Bond e M.
Sobre o elenco, é a terceira vez que Daniel Craig interpreta o agente secreto 007, Javier Bardem esta fantástico em seu papel de ex-agente perturbado e com sede de vingança. O filme marca a última aparição de Judi Dench como M, papel que ela interpretou nos seis filmes anteriores. O personagem de Ralph Fiennes deve assumir o manto nos próximos filmes, eu acredito. A participação de Albert Finney foi ótima fazendo ligação com o passado de James Bond dentro da trama.
Eu gosto muito da fotografia desse filme, por ser um filme britânico grande parte do estilo de fotografia do filme é nublado, frio, escuro e até de certa forma melancólico pode se dizer.
Na minha humilde opinião 007  Operação Skyfall tem a abertura mais marcante dos últimos seis filmes que acompanhei. A trilha sonora de Skyfall foi composta por Thomas Newman, que já havia colaborado com o diretor Sam Mendes em outros quatro filmes.
A musica “Skyfall” cantada pela Adele e Paul Empworth é muito boa, venceu merecidamente o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor canção original. O impacto que a musica causa é muito grande, porque consegue traduzir os eventos do filme em sua letra.
Eu devo admitir por melhor que Daniel Craig tenha atuado… Ele não é o meu 007 preferido, gosto muito do tom divertido e charmoso que Pierce Brosnan deu ao agente secreto nos seus 4 filmes e o filme 007  Contra goldeneye, com certeza o meu filme favorito.
Não podemos esquecer que dos seis atores que já interpretaram o personagem (Roger Moore, Timothy Dalton, Sean Conerry, Pierce Brosnan, George Lazenby e Daniel Craig) ao longo desses cinquenta anos, o maior 007 considerado pelos fãs é o Sean Conerry. 
O interessante da franquia 007 é que os constantes reboot’s impulsionam cada vez mais os fãs antigos e atraem novos espectadores. Eles consegue isso devido a premissa que todo agente secreto pode chegar a receber o codinome, ou melhor, status de 007 então é possível ter vários atores interpretando o personagem.
James Bond e Jack Ryan foram os precursores que deram origem aos filmes de espiões e o fato da franquia já ter alcançado a marca de vinte e três filmes é uma prova mais do que o suficiente para levar publico ao cinema. Ainda esse ano de 2015 será lançado o filme 007 – Spectre, então fica a dica para rever 007  Operação Skyfall e aguardar a estreia do próximo filme.
Translate »