Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles
3.0Overall Score
Reader Rating: (0 Votes)

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Foi-se o tempo em que invasões alienígenas eram grandes novidades no cinema. Atualmente, os estúdios de Hollywood parecem ter caído na real e praticamente não tocam no assunto. Mas é claro que sempre existem as exceções, produções essas que geralmente são fracassos de bilheteria e campeãs de críticas negativas.

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Seguindo o caminho contrário, chegou aos cinemas Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles, ou World Invasion: Battle of Los Angeles). O início foi animador, já que o filme estreou com o primeiro lugar nas bilheterias estadunidenses, no entanto isso não significa que essa será a salvação do gênero.

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

História do filme

Meteoros vindo em direção à Terra são detectados. No entanto, quando estão próximos de se chocar com o planeta, acabam por desacelerar e mudam sua trajetória. Isso demonstra que se trata de uma invasão alienígena.

Em pouco tempo, grandes centros do planeta são completamente devastados. Los Angeles tenta resistir e acaba lutando contra esse inimigo espacial. O filme acompanha uma das unidades dos fuzileiros navais americanos que participam da guerra. A missão dele é derrotar os invasores e evacuar a população de uma área que será atingida pelos extraterrestres.

O roteiro é bastante simples, já que os motivos da invasão são apresentados de forma clara. O foco da história é mesmo nos soldados, o que acaba por garantir a ideia do filme. O problema é que a produção só nos mostra o que acontece na batalha de Los Angeles, mas aí você deve estar se perguntando: esse é o título do filme, por que estaria errado?

Está certo que o filme tem de tratar da batalha em Los Angeles, mas precisa ignorar o resto do planeta? Não é possível saber se os demais países estão sendo atacados ou se simplesmente, ainda estão de pé, já que o longa foca somente na cidade norte-americana.

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Estilo do filme

A ação é totalmente frenética, algo que é bastante usado nos filmes atuais. Câmeras balançando, sujeira voando para todos os lados, movimentos rápidos, ou seja, tudo para que a visualização dos alienígenas (que raramente aparecem por interior) seja dificultada.

Além disso, os invasores contam com um visual bastante peculiar, já que são bastante mecânicos, o que parece bastante com os robôs criados pelo desenhista dos quadrinhos Ashley Wood. Elenco e personagens

Essa é uma parte falha do filme, os personagens não possuem suas histórias próprias, com exceção do Sargento Nantz (vivido por Aaron Eckhart), que está em seus últimos anos de serviço e por ter perdido muitos dos seus homens, encontra-se desanimado. Além disso, todos os componentes da unidade tem suas histórias apresentadas, mas nenhum deles aparece dando sequência a qualquer uma delas. Apenas um dos combatentes recebe algum destaque, já que por algum motivo não gosta do Sargento Nantz.

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Invasão do Mundo – Batalha de Los Angeles

Conclusão

O filme, embora trate de alienígenas, não parece algo totalmente fictício, já que conta com vários elementos bastante realistas. Os fuzileiros não possuem muitas chances de vencerem, o armamento é bastante inferior e a derrota da humanidade parece inevitável.

Não há a presença de saídas milagrosas, com ajudas especiais e grandes descobertas. Os humanos lutam com os recursos que possuem. O problema é o patriotismo doentio que grande parte dos norte-americanos possuem, o que acaba por gerar inúmeras cenas desnecessárias. Invasão Alienígena: Batalha de Los Angeles é um filme bastante superficial, o que deixa claro que os seus produtores pensam em futuras continuações. Fica a torcida para que a história seja mais bem trabalhada e aprofundada nas próximas vezes.

Translate »