A Forma da Água - Comentários

A Forma da Água – Comentários

Acompanhando os filmes de maior repercussão nas premiações de 2018, vamos falar do filme A Forma da Água!

A Forma da Água - ComentáriosO filme A Forma da Água (The Shape of Water) lançado no final de 2017 nos EUA e que chega aos cinemas brasileiros somente em 2018, foi dirigido por Guillermo del Toro, com roteiro de Del Toro e Vanessa Taylor.

Década de 60. Em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer).

O filme conta com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg, Doug Jones, David Hewlett, Nick Searcy, Nigel Bennett, Lauren Lee Smith, Morgan Kelly e Dru Viergever, em seu elenco.

O filme tem uma linguagem de fantasia, onde conta a historia de um romance lúdico e ao mesmo tempo sombrio, um amor entre espécies que traz uma mensagem clara contra a intolerância.

Com grandes nomes em seu elenco, a protagonista Sally Hawkins se destaca por sua atuação sutil e cheia de expressividade devido ao desafio de sua personagem ser muda no filme.

Doug Jones apresenta um criatura muito interessante, não é a primeira vez que ele interpreta uma criatura fantástica, tendo feito outras parcerias com Del Toro em O Labirinto do Fauno e Hellboy.

A Forma da Água - Comentários

Além do arco dos protagonistas Del Toro conseguio trabalhar bem a subtrama do coadjuvante interpretado por Richard Jenkins, esse personagem se torna mais interessante em tela, quando ganha suas próprias motivações e frustrações.

Michael Shannon tem uma presença marcante em tela, o personagem não é propriamente um vilão mas consegue angariar antipatia do expectador com facilidade por ser machista e racista.

O personagem tem suas ações justificadas e boas motivações para ser da forma que é, por isso Michael Shannon se destaca.

Visualmente é um filme muito interessante, desde figurinos que ambientam bem a época ao efeitos práticos e visuais para criar a criatura, a direção de arte é impecável e incontestavelmente um dos pontos mais fortes do filme.

A aparência da criatura é muito bem feita, os detalhes da maquiagem ao mesmo tempo que dão um “ar” gentil e doce, podem gerar medo quando necessário para trama.

A Forma da Água - Comentários

A fotografia quase que em sua maioria apresenta cores entre o verde e azul, e que em momentos chaves apresenta toques de vermelho para representar a paixão, são mais um ponto positivo na construção do romance que se desenvolve durante o filme porque em diversos momentos as cores consegue refletir a personalidade dos personagens.

O filme tem um ritmo diferenciado para ter tempo de construir o romance, e toca em diversos assuntos abordados no cotidiano da protagonista.

A Forma da Água - Comentários

Curiosidades rápidas:

  • O filme A Forma da Água lidera a maior premiação do cinema com 13 indicações ao Oscar.
    ambientação dos anos 60.
  • Esse filme rendeu a 3ª indicação ao Oscar de Octavia Spencer.

A Forma da Água é a dica de hoje! Se já viram deixem suas impressões aqui no blog também.

Confiram o trailer aqui em baixo:

Translate »