Sessão Especial: Filmes sobre Soldados

Sessão Especial: Filmes sobre Soldados

Para mais uma sessão especial (um quadro que aparece ocasionalmente no blog para agregar rsrsrs) o Depois Da Sessão De Cinema resolveu falar de filmes sobre soldados.

Escolhemos 3 filmes e comentamos cada filme!

Confira os comentários aqui em baixo:

Saving-Private-Ryan-poster1 – O Resgate do Soldado Ryan

O filme O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan) lançado em 1998 foi dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Robert Rodat.

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

O filme conta com Tom Hanks, Tom Sizemore, Matt Damon, Edward Burns, Adam Goldberg, Giovanni Ribisi, Ted Danson, Paul Giamatti, Barry Pepper e Vin Diesel, em seu elenco.

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme O Resgate do Soldado Ryan é considerado por muitos um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. E com certeza é um filme impressionante que marcou a carreira do diretor Steven Spielberg no cinema.

Os primeiros 27 minutos são intensos mostrando o ataque na Praia de Omaha. A cena da batalha na praia, é muito bem filmada.

O roteiro tenta a apresentar a guerra de forma direta sem romantismo, criando uma história de camaradagem e sobrevivência. Se levando extremamente a sério o filme ainda discute sobre o que a guerra nos torna.

Um filme espetacular que vale a pena ser visto!

Curiosidades rápidas:

  • O filme foi lançado em home-video em maio de 1999, lucrando 44 milhões de dólares com vendas.
  • O filme foi um sucesso de crítica recebendo 11 indicações ao Oscar de 1999, vencendo nas “Melhor Diretor”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Edição”, “Melhores Efeitos de Som” e “Melhor Som”. Recebeu ainda 5 indicações ao Globo de Ouro, vencendo nas categorias de “Melhor Filme – Drama” e “Melhor Diretor”. E 11 indicações ao BAFTA, vencendo apenas em “Melhor Som” e “Melhores Efeitos Especiais”.
  • A trilha sonora composta por John Williams venceu o Grammy de 1999.
  • Todos os atores principais fizeram treinamento de armas, com exceção de Matt Damon.
  • Como Steven Spielberg se recusou de cortar as cenas violentas, o filme foi banido na Malásia.

*

atras-das-linhas-inimigas-poster2 – Atrás das Linhas Inimigas

O filme Atrás das Linhas Inimigas (Behind Enemy Lines) lançado em 2001 foi dirigido por John Moore, com roteiro de David Veloz e Zak Penn.

Chris Burnett (Owen Wilson) é um aviador naval experiente que está frustrado por ter sido afastado das missões de combate. Durante uma missão de reconhecimento, Burnett fotografa algo que deveria ser mantido em sigilo e, por isso, tem seu avião abatido. Agora em meio às linhas inimigas, ele receberá ajuda do almirante Reignart (Gene Hackman), um oficial durão e antiquado que acredita que Burnett ainda não aprendeu o real significado de ser um soldado.

O filme conta com Owen Wilson, Gene Hackman, Vladimir Mashkov, Joaquim de Almeida, David Keith e Olek Krupa, em seu elenco.

Acompanhado por Gene Hackman que é um bom ator, nesse filme é interessante ver o ator Owen Wilson saindo da sua zona de conforto que é a comédia, para entregar uma boa atuação em um longa-metragem que combina bem guerra e ação.

Com bom ritmo de desenvolvimento, o filme tem sequências de ação muito boas e vale a pena conferir.

Curiosidades rápidas:

  • O roteiro foi inspirado por um episódio da Guerra da Bósnia, quando um avião F-16 foi abatido perto da cidade de Mrkonjić Grad em 2 de junho de 1995.
  • O filme teve um orçamento de apenas US$ 40 milhões, o foi todo gravado na Eslováquia.
  • Foram feitas duas continuações: Atrás das Linhas Inimigas II: O Eixo do Mal e Atrás das Linhas Inimigas III: Operação Colômbia.

*

Sicario-poster3 – Sicario: Terra de Ninguém

O filme Sicario: Terra de Ninguém (Sicario) lançado em 2015 foi dirigido por Denis Villeneuve, com Taylor Sheridan.

A CIA está preparando uma audaciosa operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano. Kate Macy (Emily Blunt), policial do FBI, decide participar da ação, mas logo descobre que terá de testar todos os seus limites morais e éticos nesta missão.

o filme conta com Emily Blunt, Benicio Del Toro, Josh Brolin, Jon Bernthal, Victor Garber, Jeffrey Donovan, Daniel Kaluuya e Raoul Trujillo.

Um trio muito interessante Blunt, Del toro e Brolin, que entregou boas atuações.

O filme começa muito bem, com cenas pesadas e bem realista.

O roteiro descreve bem a força do tráfico, o poder, a influencia, o quanto corrompe e destrói as famílias, mas ainda é um roteiro mediano por ter um desenvolvimento previsível e ser cheio de estereótipos.

Sicario vale a pena pela parte técnica, sua fotografia e trilha sonora merecem reconhecimento.

Curiosidades rápidas:

  • Este é o primeiro roteiro assinado por Taylor Sheridan, mais conhecido como ator das séries de televisão Veronica Mars e Sons of Anarchy.
  • O filme teve três indicações ao Oscar, porém não levou nenhum prêmio para casa.

*

Bom essa foi a sessão especial, claro que existem outros filmes sobre o tema “soldado” que podíamos comentar e aqui no blog já tem posts exclusivos para Corações de ferro, Sniper Americano e Pear harbor, que você também pode conferir.

Se já viram os filmes acima comentem aqui em baixo e dêem outras sugestões de filmes para eu assistir!

Translate »