Trapaça (2013) - Comentários

Trapaça (2013) – Comentários

Hoje o filme escolhido foi Trapaça!

american-hustle-2013-posterO filme Trapaça (American Hustle) lançado em 2013 foi dirigido David O. Russell, com roteiro de Eric Warren Singer e o próprio diretor David O. Russell.

A trama conta a história de Irving Rosenfeld (Christian Bale) que é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.

O filme conta com Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner e Jennifer Lawrence. Com participação especial de Robert De Niro.

David O. Russell escreveu os personagens expressamente para cada ator que iria interpretá-los.

Christian Bale e Amy Adams haviam trabalhado com o diretor David O. Russel anteriormente no filme O Vencedor (The Fighter, 2010). Assim como os atores Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro, que atuaram juntos em O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2012).

Este filme é a terceira parceria entre os atores Bradley Cooper e Robert De Niro, que inclue os filmes Sem Limites (Limitless, 2011) e O Lado Bom da Vida (2012).

american-hustle-01

O filme é um relato ficcional do Abscam (abreviação de golpe Arab), sobre um escândalo do final dos anos 1970 e início de 1980: uma operação do FBI, que começou como uma investigação de tráfico de bens roubados, mas mais tarde foi expandida para incluir corrupção política. Ao contratar Weinberg em 1978, o FBI lançou sua maior operação com o objetivo de derrubar funcionários públicos corruptos.

american-hustle-02

Com um elenco forte e uma direção energética o longa-metragem é ambientado na década de 70 no auge do movimento Disco, a era Disco foi uma era que no Brasil não teve tanta expressão, mas que nos EUA foi marcante.

O trabalho de direção de arte e figurinos é outro ponto positivo do filme. Mesmo que não estivesse presente diretamente é interessante como David O. Russell conseguio mostrar o espírito da época sem ficar martelando ele o tempo inteiro.

american-hustle-03

O roteiro estrutura bem os momentos dramáticos e tensos com a comédia. O agente do FBI é tão ambicioso que ele mete as mãos pelos pés, ele bate no chefe tudo para alcançar o sucesso rápido. Uma característica da sociedade da época que procurava o prazer imediato.

O filme não é isento de falhas! Ele tenta corrigir seus problemas de excesso com um ritmo acelerado e com cenas inusitadas como Bradley Cooper e dançando ou Jennifer Lawrence “surtando”, mas o que mantém o filme nos trilhos são os diálogos do filme que são bem estruturados.

american-hustle-04

Curiosidades rápidas:

  • Christian Bale alcançou as características físicas de seu personagem ganhando mais de 18 quilos.
  • O personagem Irving Rosenfeld foi inspirado em Mel Weinberg, apesar de ter sido baseado em fatos e pessoas reais, o roteiro altera nomes e o filme começa com a mensagem incomum na tela, “Algumas dessas realmente aconteceram”.
  • O filme foi indicado a 7 Globos de Ouro, vencendo 3 prêmios “Melhor Filme – Comédia ou Musical”, “Melhor Atriz – Comédia ou Musical” e “Melhor Atriz Coadjuvante”.
  • No Bafta o filme recebeu 10 indicações também vencendo 3 prêmios “Melhor Atriz Coadjuvante”, “Melhor Maquiagem e Penteado” e “Melhor Roteiro Original”.
  • E recebeu 10 indicações ao Oscar não vencendo nenhuma categoria, os quatro principais receberam indicação por sua atuação no Oscar nas “Melhor Ator” (Bale), “Melhor Atriz (Adams), “Melhor Ator Coadjuvante” (Cooper) e “Melhor Atriz Coadjuvante” (Lawrence), mas ninguém levou.

O filme Trapaça é a dica de hoje! Vejam e depois deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram o trailer do filme aqui em baixo:

Translate »