Sessão Especial - Diretor: Michael Bay

Sessão Especial – Diretor: Michael Bay

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor Michael Bay!

Michael-Bay-perfilContinuando a sessão especial de diretores, ele é um dos diretores mais polêmicos e foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

Michael Benjamin Bay nasceu em Los Angeles, em 17 de Fevereiro de 1965.

Michael Bay começou sua carreira como diretor de vídeo de música, ganhou diversos prêmios comerciais, mas logo iniciou sua carreira de filmes criando uma assinatura cinematográfica e estilo visual altamente conhecidos.

Bay é o fundador e sócio-diretor da Platinum Dunes, uma empresa de produção cinematográfica americana que produziu  principalmente filmes de terror.

Já a Bay Films, outra companhia de produção fundada por Michael Bay, produziu ate o momento filmes de ação.

Os filmes que Michael Bay dirigiu e produziu através de suas duas empresas de produção já arrecadaram 6,5 bilhões de dólares em todo o mundo.

Em 1995, Michael Bay dirigiu seu primeiro filme de ação Bad Boys protagonizado pelos atores Martin Lawrence e Will Smith.

Em 1996, Michael Bay dirigiu o filme A Rocha (The Rock) é um filme de ação que se passa primariamente na ilha de Alcatraz e na baía de São Francisco, estrelado Sean Connery, Nicolas Cage e Ed Harris.

O filme recebeu indicação ao Oscar de 1997, na categoria de de Melhor Som.

michael-bay-10Em 1998, Michael Bay dirigiu o filme Armagedom (Armageddon).

O filme acompanha um grupo de perfuração profunda de colarinho azul enviados pela NASA para impedir um gigantesco asteróide rota de colisão com a Terra.

Estrelado por Bruce Willis e Ben Affleck, e conta também com Billy Bob Thornton, Liv Tyler, Owen Wilson, Will Patton, Peter Stormare, William Fichtner, Michael Clarke Duncan, Keith David e Steve Buscemi.

No filme Armagedom (Armageddon) Michael Bay faz uma parceria com o diretor J. J. Abrams, que colaborou com o roteiro do longa-metragem.

O filme foi amplamente criticado e apesar de ter recebido indicação ao Oscar de 1999, nas categorias de melhores efeitos visuais, melhor edição de som, melhor melhor mixagem de som e melhor canção – quem não conhece a música “I Don’t Want To Miss A Thing” da banda Aerosmith. O filme também foi indicado em diversas categorias do Framboesa de Ouro (premiação dos piores filmes).

Mesmo assim Michael Bay venceu na categoria de melhor diretor e melhor filme de ficção científica no Saturn Award 1999.

michael-bay-career-after-transformers-4-michael-bay-should-quit-these-moviesEm 2001, Bay volta ao cinemas com um dos filmes de guerra mais marcantes da história do cinema. Michael Bay dirigiu Pearl Harbor. O longa-metragem retratava o que aconteceu na base militar americana Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941, um ato que chocou o mundo e afetou milhares de pessoas, colocando definitivamente os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

O lançamento foi no Memorial Day de 2001, feriado norte-americano para lembrar aqueles que morreram em serviço militar por seu país.

O filme conta com Ben Affleck, Josh Hartnett, Kate Beckinsale, Cuba Gooding, Jr., Jon Voight, Alec Baldwin e Jennifer Garner, em seu elenco.

Em 2003, Michael Bay lançou a sequência de Bad Boys, Bad Boys 2 (Bad Boys II). O filme conta com os atores Martin Lawrence e Will Smith reprisando seus papéis.

Ainda em 2003, Bay foi produtor do filme de terror O Massacre da Serra Eletrica (The Texas Chainsaw Massacre). Uma refilmagem dirigida por Marcus Nispel, do filme de terror de 1974 de mesmo nome.

Michael-Bay-01Em 2005, Michael Bay dirigiu o filme A Ilha (The Island). O filme conta com os atores Scarlett Johansson, Ewan McGregor, Sean Bean e Michael Clarke Duncan, em seu elenco. Teve um orçamento de US$ 126 milhões e arrecadou mundialmente mais de US$ 162 milhões, segundo o site Box Office Mojo.

Ainda em 2005, Bay foi produtor do filme de terror Horror em Amityville (The Amityville Horror).

Um remake do filme de mesmo nome de 1979, que, por sua vez, foi baseado no livro The Amityville Horror, escrito por Jay Anson e lançado em 1977.

O ano de 2006 foi menos movimentado para Bay, ele voltou ao cinema somente como produtor do filme O Massacre da Serra Eletrica: O Início (The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning). A história é ambientada antes da refilmagem de 2003. O prequell conta o passado do assassino Leatherface (Thomas Hewitt), incluindo a origem de sua famosa máscara de couro humano (retirada de Eric, uma das vítimas no filme), tal qual ele usa nos outros filmes.

O filme estreou em 2.820 cinemas e ficou em segundo lugar nas bilheterias dos cinemas norte-americanos no seu primeiro fim de semana de estreia com 18,5 milhões dólares.

michael_bay_06Em 2007, Michael Bay assumiu a responsabilidade de lançar a adaptação dos brinquedos da Hasbro, Transformers como uma franquia no cinema. O filme foi dirigido por Michael Bay e contou com Steven Spielberg como produtor executivo. Atualmente o filme está entre as 60 maiores bilheterias do cinema.

Ainda em 2005, Michael Bay foi produtor de mais um filme de terror, A Morte Pede Carona (The Hitcher) dirigido por Dave Meyers, com roteiro escrito por Eric Red e Jake Wade Wall. O longa-metragem é uma refilmagem do clássico filme de 1986.

Em 2009, Michael Bay produziu o filme de terror Alma Perdida (The Unborn) escrito e dirigido por David S. Goyer. O filme conta com Odette Yustman, Cam Gigandet, Meagan Good e Gary Oldman nos principais papéis.

Ainda em 2009, Bay foi produtor do filme de terror Sexta-Feira 13 (Friday the 13). Dirigido por Marcus Nispel, o longa-metragem é uma mistura de refilmagem e sequência do filme de 1980.

Com um orçamento avaliado em $19 milhões, o filme bateu o recorde de estreia de um filme de terror.

michael-bay-04A continuação da franquia Transformers, Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen) também teve seu lançamento em 2009.

Dirigido por Michael Bay e produzido por Steven Spielberg, o filme quebrou recordes de bilheteria em vários países, inclusive no Brasil, ficando entre as 40 maiores bilheteria do planeta.

Foi a segunda maior bilheteria de 2009 (atrás do filme Avatar, dirigido por James Cameron).

Em 2010, Michael Bay foi o produtor do filme A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street). Dirigido por Samuel Bayer, escrito por Wesley Strick e Eric Heisserer, com os personagens originais de Wes Craven.

Estrelado por Jackie Earle Haley como Freddy Krueger, o remake teve criticas mistas.

O terceiro filme da franquia Transformers, Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon) foi lançado em 2011. Novamente dirigido por Michael Bay e produzido por Steven Spielberg.

Shia LaBeouf, Josh Duhamel, Tyrese Gibson e John Turturro reprisaram seus papéis. Megan Fox foi substituída pela modelo britânica Rosie Huntington-Whiteley.

Foi o primeiro filme da série a ser produzido em 3D e é atualamente a 12ª maior bilheteria da história.

Apesar das criticas o longa-metragem recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor mixagem de Som e Melhor edição de Som.

Ainda em 2011, juntamente com Steven Spielberg, Michael Bay produziu a adaptação de livro Eu sou o Número Quatro (I Am Number Four) dirigido por D. J. Caruso, com roteiro adaptado por Al Gough, Miles Millar e Marti Noxon.

Michael-Bay-02Em 2014, o quarto filme da franquia Transformers teve seu lançamento. Transformers: A Era da Extinção (Transformers: Age of Extinction) foi dirigido por Michael Bay e contou com Steven Spielberg como produtor executivo.

É o primeiro longa-metragem da franquia que não tem a participação de Shia LaBeouf, ator principal dos três primeiros filmes.

Dessa vez o filme é estrelado por Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Jack Reynor e Kelsey Grammer estrelam a continuação.

Parte do filme foi rodado na China, a Paramount fez um reality show no país para escalar atores para o filme. Esse foi o primeiro filme da franquia a ser lançado no formato IMAX.

A franquia já arrecadou mais de 2,4 bilhões dólares, o quarto longa-metragem quebrou recordes de bilheteria na China. E apesar das criticas foi confirmado que haverá uma sequência com título Transformers: The Last Knight, com lançamento previsto para 2017.

Ainda em 2014, Bay produziu o filme de terror Ouija, dirigido por Stiles White e escrito por Juliet Snowden e Stiles White. O filme é estrelado por Olivia Cooke, Ana Coto, Daren Kagasoff, Douglas Smith e Bianca A. Santos.

É o primeiro filme de terror da Hasbro e teve boa bilheteria, mesmo com a maioria das criticas negativas.

michael-bay-05Alem das produções para o cinema o ano de 2014 marca a entrada de Michael Bay nas produções para televisão.

Michael Bay dirigiu e produziu a série The Last Ship, série de televisão estadunidense que no Brasil foi transmitida pelo canal pago TNT. A série conta a história que depois de uma pandemia global que mata mais de 80% da população do mundo, a tripulação do navio USS Nathan James da marinha americana não foi afetada pelo vírus e tentam encontrar uma cura para salvar a humanidade.

A série já esta em sua terceira temporada e é baseada em um romance de mesmo nome de William Brinkley.

Em 2016, Michael Bay voltou ao cinema dirigindo o filme de ação 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi), estrelado por por James Badge Dale, John Krasinski, Max Martini, Toby Stephens, Pablo Schreiber, David Denman, Dominic Fumusa, Freddie Stroma e Alexia Barlier.

Michael Bay é o diretor dos filmes de ação com cortes rápidos e muitas explosões, ele tem muitas produções com essas caracteristicas e produziu diversos filmes de terror, então fica a dica para que confiram sua filmografia.

filmografia-michael-bay

Translate »