Sessão Especial: Clássicos Disney - Parte 1

Sessão Especial: Clássicos Disney – Parte 1

Hoje o Depois Da Sessão De Cinema resolveu fazer um post especial sobre os clássicos Disney!

Eu sou da geração de 90,91 e 92… E é impossível que alguém dessa época não tenha sido influenciado por nenhum filme Disney. Nessa época ouve vários relançamentos de filmes que viriam posteriormente a ser clássicos. Como era comum alugar fita VHS (a geração de hoje jamais sentira o “prazer” de alugar uma fita e ter que rebobina-la antes para ver novamente rsrsrsrs).

Eu escolhi alguns filmes… Terá com certeza um outro post especial porque eu devo ter visto praticamente todos os filmes clássicos da Disney e o post ficaria gigante.

Nessa lista de curiosidades sobre os clássicos Disney que você não pode deixar de assistir pelo menos 1 vez na vida, vamos falar de:

Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937).

Branca de Neve e os Sete AnõesBranca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos, o primeiro totalmente a cores, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney.

Lucrou 8 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo. Na época assumiu brevemente o recorde de maior bilheteria de um filme com som. A popularidade de Branca de Neve levou a ser relançado nos cinemas muitas vezes, até seu lançamento em home-video nos anos 90.

No 11º Óscar, Walt Disney recebeu um Óscar honorário e a animação foi indicada ao Oscar de melhor banda sonora.

Branca de Neve foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso em 1989 por ser “culturalmente, historicamente e esteticamente importante”.

Foi classificado na lista dos melhores filmes estadunidenses segundo o American Film Institute, que também o nomeou como o maior filme de animação americano de todos os tempos em 2008.

As canções em Branca de Neve e os Sete Anões foram compostas por Frank Churchill e Larry Morey. Paul Smith e Leigh Harline compuseram a trilha de música incidental. As canções mais conhecidas de Branca de Neve e os Sete Anões incluem “Heigh-Ho“, “Someday My Prince Will Come” e “Whistle While You Work“.

Bambi (1942).

Bambi_Poster

É o quinto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e possui uma sequência, Bambi II, de 2006.

O plano de fundo do filme foi inspirado nas florestas do Oeste dos EUA.

A trilha sonora do filme foi composta por Frank Churchill e Edward H. Plumb. O filme não possui canções cantadas é somente uma trilha instrumental. Apesar do “homem” ter um tema especial no filme, o longa-metragente não tem humanos.

Bambi foi lançado nos cinemas dos EUA em 8 de Agosto de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, e foi re-lançado em 1947, 1957, 1966, 1975, 1982 e 1988. No Brasil foi lançado em 14 de Agosto de 1942.

O filme Bambi recebeu três indicações ao Oscar nas categorias de melhor trilha sonora, melhor som e melhor canção original (Love is a Song).

Cinderela (Cinderella, 1950).

cinderela-poster

É o décimo-segundo longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 15 de Fevereiro de 1950.

Possui duas sequências: Cinderella II: Sonhos se realizam, de 2002 que apresenta três histórias diferentes envolvendo os personagens do filme original. E Cinderela 3 – Uma Aventura No Tempo onde a madrasta da Cinderela rouba a varinha da fada madrinha e tenta impedir o “felizes para sempre”.

As canções de Cinderela foram compostas por Mack David, Jerry Livingston e Al Hoffman. As canções mais conhecidas são “A Dream Is a Wish Your Heart Makes“, “Bibbidi-Bobbidi-Boo“, “So This Is Love”, “Sing Sweet Nightingale”, “The Work Song” e “Cinderella”.

O filme recebeu indicações ao Oscar de 1951, nas categorias Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção por “Bibbidi-Bobbidi-Boo”.

O filme teve a versão live-action produzida pelo estúdio Disney. Cinderella foi lançada em 2015, com Cate Blanchet no papel da madrasta da Cinderela.

A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, 1959).

A Bela Adormecida

É o décimo-sexto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 29 de Janeiro de 1959 e foi relançado em 1970, 1979, 1986, 1993 e 1995. No Brasil foi lançado em 6 de Fevereiro de 1959.

A trilha sonora do filme é composta de canções adaptadas do balé The Sleeping Beauty, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

O filme recebeu indicações ao Oscar de 1959, na categoria de melhor trilha sonora de filme musical.

O filme teve a versão live-action produzida pelo estúdio Disney, com história centrada na vilã, dando outra versão da história já contada. Malévola (Maleficent) foi lançada em 2014, com Angelina Jolie no papel da vilã.

101 Dálmatas (One Hundred and One Dalmatians, 1961).

101-dalmatas-poster

É o décimo-sétimo longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas dos EUA em 25 de Janeiro de 1961 e foi re-lançado nas salas em 1969, 1979, 1985 e 1991. No Brasil foi lançado em 3 de Março de 1961.

Diferente de outros filmes da Disney nessa lista, 101 Dálmatas possui apenas três músicas, com apenas uma, “Cruella De Vil“, sendo tocada em uma grande parte da produção. As outras duas canções são “Kanine Krunchies Jingle”  e “Dalmatian Plantation”.

O filme possui uma sequência, 101 Dálmatas 2 – A Aventura de Patch em Londres, foi lançada em 2003 diretamente em VHS/DVD.

O filme ganhou o BAFTA de 1962 na categoria de Melhor Filme Animado.

O filme teve a versão live-action produzida pelo estúdio Disney. Lançado em 1996, 101 Dálmatas que foi estrelado por Glenn Close. E teve sua sequência lançada em 2000, 102 Dálmatas , também estrelado por Glenn Close.

Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967).

Mogli-O-Menino-Lobo-poster

É o décimo-nono filme de animação dos estúdios Disney e foi também o último filme produzido por Walt Disney, que faleceu durante a produção do mesmo.

Lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 18 de Outubro de 1967 e relançado nos anos de 1978, 1984 e 1990. No Brasil foi lançado em 26 de Dezembro de 1968.

A música instrumental “Jungle Book Overture” foi escrita por George Bruns e orquestrada por Walter Sheets. A trilha sonora do filme possui cinco canções “Colonel Hathi’s March” \ “Marcha do Coronel Hathi”, “The Bare Necessities” \ “Somente O Necessário“, “I Wan’na Be Like You” \ “Eu Quero Ser Como Você”, “Trust in Me” \ “Venha A Mim”, “That’s What Friends Are For” \ “Somos Nós”,”My Own Home”.

O filme recebeu indicações ao Oscar de 1967, na categoria de melhor Canção Original por “The Bare Necessities” \ “Somente O Necessário”.

O filme teve a versão live-action produzida pelo estúdio Disney. Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book) foi lançado em 2016, com tecnologia de captura de movimentos e no formato 3D.

A Pequena Sereia (The Little Mermaid, 1989).

A Pequena Sereia

É o vigésimo-oitavo filme de animação dos estúdios Disney e foi o nono filme mais visto do mundo e o tercerio mais lucrativo da Buena Vista em 1989.

O filme possui uma sequência A Pequena Sereia II: Regresso ao Mar (2000), uma série animada exibida de 1992 a 1994 e um spin-off O Segredo da Pequena Sereia (2008), que retrata a vida de Ariel antes do primeiro filme. Além de ter virado um musical na Brodway.

O filme recebeu indicações ao Oscar de 1989, na categoria de Melhor canção original – “Kiss the Girl” e ganhou o prêmio nas categorias Melhor trilha sonora e Melhor Canção Original – “Under the Sea“. Também recebeu indicações no Globo de Ouro nas categorias Melhor filme – comédia/musical e Melhor Canção Original – “Kiss the Girl“.

O filme tem planos para uma versão live-action produzida pelo estúdio Disney, até o momento sem data de estréia prevista.

A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991).

Poster_A_Bela_e_a_Fera

É o trigésimo filme de animação produzido pela Walt Disney Pictures e foi um sucesso de público e crítica, e se tornou o primeiro filme animado a concorrer ao Oscar de Melhor Filme.

O filme possui um especial de natal animado, uma séria televisiva e se tornou um musical no estilo Broadway.

A trilha sonora foi produzida por Howard Ashman e Alan Menken.  A trilha sonora foi tão bem recebida que ganhou Oscar, o Globo de Ouro e o Grammy, além de entrar nas paradas musicais com a versão dos créditos de “Beauty and the Beast“, cantada por Celine Dion e Peabo Bryson.

A versão live-action esta sendo produzida e recentemente foi lançado um teaser trailer (você pode conferir AQUI). O filme A Bela e Fera (The Beauty and the Beast) será estrelado pela Emma Watson como Bela,  Dan Stevens como Fera e Luke Evans no papel de Gaston com previsão de estreia em 2017.

Aladdin (1992).

Aladdin-poster

Foi o trigésimo-primeiro filme animado da série de clássicos da Disney, tornou-se o filme mais bem sucedido do ano de 1992, faturando mais de 217 milhões de dólares nos Estados Unidos e mais de 504 milhões em todo o mundo.

Possui duas sequências lançadas diretamente em home-vídeo, O Retorno de Jafar (The Return of Jafar) e Alladin e os 40 ladrões (Aladdin and the King of Thieves), uma série televisiva e um jogo de video-game para Super Nintendo – “super” velho, mas o meu ainda esta funcionando rsrsrs.

Robin Williams e a Disney desentenderam-se e, como resultado, Dan Castellaneta dublou o Gênio em The Return of Jafar, na adaptação televisiva de Aladdin e também gravou sua voz para Aladdin and the King of Thieves.

O filme recebeu muitas indicações a prêmios, a maioria delas para as suas músicas.

O filme ganhou dois Óscar, pela melhor trilha sonora e pela melhor canção original por “A Whole New World” e, ainda, recebeu indicações pela melhor canção (“Friend Like Me“), edição de som e mixagem de som.

No Globo de Ouro, Aladdin ganhou o prêmios de melhor canção original (“A Whole New World“) e melhor trilha sonora, assim como um Prêmio Especial para Robin Williams e uma indicação a melhor comédia ou musical. Outros prêmios incluem o Annie Award pelo melhor longa-metragem de animação, um MTV Movie Awards pela melhor desempenho cômico de Robin Williams.

O Rei Leão (The Lion King, 1994).

O-REI-LEAO-poster

É o trigésimo-segundo longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures e uma de suas maiores bilheterias.

Possui uma adaptação teatral na Broadway, duas sequências O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão 3, e ganhou duas séries animadas, Timão e Pumba focada na dupla de coadjuvantes do filme original e A Gaurda do Leão (The Lion Guard.) que foca no segundo filho de Simba, o leaozinho Kyle.

E jogos de video-game para SNES e Sega Mega Drive/Genesis, posteriormente recebeu versões para Game Boy Color e PlayStation.

O filme além de receber diversos elogios pela sua música, enredo e animação, ganhou dentre os vários prêmios à que foi indicado, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original (Hans Zimmer) e Melhor Canção Original (“Can You Feel the Love Tonight“, de Elton John e Tim Rice), e o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical.

No re-lançamento do filme no de 2002 em DVD e na versão IMAX foi incluída uma sexta música a trilha sonora “The Morning Report”/”Relatório Matinal”.

É a única trilha sonora um filme de animação a ser certificada Diamante (10× platina) pela Recording Industry Association of America.

Todos esses filmes são incríveis, emocionantes com músicas marcantes que além de mostrar para os filhos qualquer idade pode ver e rever. E de verdade até hoje eu revejo alguns desses então fica a dica.

Deixem suas impressões sobre os filme aqui no blog!

Translate »