"Rapidinha" O Gigante de Ferro - Comentários

“Rapidinha” O Gigante de Ferro – Comentários

Hoje o filme escolhido é antigo, mas é uma animação muito boa. Vamos falar de O Gigante de Ferro!

TheIronGiant-PôsterO filme O Gigante de Ferro (The Iron Giant) lançado em 1999 foi dirigido por Brad Bird, mesmo diretor de Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada é Impossível (Tomorrowland, 2015), com roteiro de Tim McCanlies baseado no personagem criado por Ted Hughes.

A animação clássica sobre a amizade entre um menino e um robô gigante perseguido pelo governo, já pode ser considerada “cult”.

A trama se passe nos anos 50, e se concentra em um garoto da cidadezinha do Maine, nos EUA. Hogarth Hughes é filho de Annie Hughes, uma mãe solteira que trabalha numa lanchonete onde ela e seu filho passam a maior parte do tempo. O pai do menino morreu na guerra e a mãe dele tem pouco tempo para se dedicar ao filho. Hogarth, então se mostra um tanto solitário o que deixa a mãe preocupada com ele, já que este parece não possuir amigos e se sente sozinho e triste, até que em uma de suas aventuras, acaba fazendo amizade com um robô gigante desconhecido.

O único que conhece o robô e entende a situação é Dean McCoppin, um charmoso rapaz que é dono de uma espécie de depósito de reciclagem, que Hogarth conhecera certo dia na lanchonete e com quem também fez amizade. o General Rogard é quem fica a par da situação, e com ele também trabalha Kent Mansley, um arrogante detetive que nutre certo interesse romântico por Annie, e para se aproximar dela, e ao mesmo tempo adquirir informações sobre o gigante de ferro (já que tem a obsessão em destruir este), tenta impor autoridade sobre o menino Hogarth. Cabe a Hogarth e a Dean, defender seu amigo e provar que ele tem bom coração e pode acima de tudo, ser um grande herói.

o-gigante-de-ferro-1999-cena

O longa-metragem conta com as vozes originais de Jennifer Aniston, Harry Connick, Jr., Vin Diesel, Eli Marienthal, Christopher McDonald e John Mahoney.

A animação é ambientada durante o auge da Guerra Fria, 1957. Apesar do longa-metragem ser uma animação, reflete bem o cenário político e social da época. Produzida e distribuída pelos estúdios Warner é uma das animações mais surpreendentes e aclamadas pela critica.

O roteiro é tocante e muito sensível, falando muito sobre a amizade e fazendo referencias a cultura pop da época como o Superman.

O-Gigante-de-Ferro-cena

Curiosidades rápidas:

  • Em sua época de lançamento apesar de bem recebido pela critica a animação não teve tanto apelo comercial, tendo um orçamento de cerca de U$ 70 milhões e arrecadando apenas U$103 milhões.
  • O Gigante de Ferro foi indicado a vários prêmios, o Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática e o Nebula Award.
  • O estilo de desenho do filme segue os padrões de traçado americano dos anos 40 e 50.

A animação O Gigante de Ferro é um ótimo filme e vale a ser visto, mesmo depois de tanto tempo. Então fica a dica! vejam e depois deixem suas impressões aqui no blog.

Confira o trailer da animação aqui em baixo:

Translate »