Sessão Especial: Dia da Mentira

Sessão Especial: Dia da Mentira

Para o dia da mentira, o Depois Da Sessão De Cinema decidiu fazer uma sessão especial (um quadro que aparece ocasionalmente no blog para agregar rsrsrs).

Fizemos uma lista com 4 filmes de comédia sobre o tema “mentira” e comentamos cada filme!

Confiram a lista aqui em baixo:

a-mentira-2010-poster1 – A Mentira

O filme A Mentira (Easy A) lançado em 2010, foi dirigido por Will Gluck, com roteiro de Bert V. Royal.

Tudo começa quando Olive (Emma Stone), uma garota impopular que faria de tudo para ser notada, conta mentiras para sua melhor amiga Rhi (Aly Michalka), e depois de ser pressionada por ela, Olive conta que perdeu a virgindade com um cara da faculdade. Mas em vez disso, Olive passou o final de semana em casa, ouvindo “Pocketful Of Sunshine” de um cartão que recebeu de seu avô. Marianne Bryant (Amanda Bynes) uma religiosa e fofoqueira da escola, escuta sobre as mentiras e espalha tudo por toda a escola, e Olive passa a ser conhecida como a garota mais desavergonhada da escola. Assim ela mantém sua fama, cobrando a rapazes, também considerados impopulares, para fingir ter saído com eles.

O roteiro aproveita a comédia para fazer uma releitura do conto A Letra Escarlate (The Scarlet Letter). O filme é bem engraçado e explora bem o universo de colégio e adolescentes.

A forma de apresentação dos personagens conversam bem com o público jovem e também usa uma trilha sonora que identifica bem seu publico com musicas de Jessie J, OneRepublic, Natasha Bedingfield, Lanka, Kardinal Offishall e The Pussycat Dolls.

O filme conta com Emma Stone, Amanda Bynes, Penn Badgley, Cam Gigandet, Patricia Clarkson, Thomas Haden Church, Lisa Kudrow, Malcolm McDowell, Dan Byrd, Aly Michalka e Stanley Tucci, em seu elenco.

Curiosidade rápida:

  • O filme rendeu a atriz Emma Stone uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia ou Musical, em 2010.

*

o-Grande-Mentiroso-1997-poster2 – O Mentiroso

O filme O Mentiroso (Liar Liar) lançado em 1997, foi dirigido por Tom Shadyac, com roteiro de Paul Guay e Stephen Mazur.

Para o advogado bem falante Fletcher Reed (Jim Carrey), habituado a mentir de forma compulsiva, a verdade é sempre negociável. Ele mente na sua vida profissional a torto e a direito, mas o maior problema é mentir de forma constante ao seu filho. Fletcher é divorciado e normalmente falha sempre nas promessas que faz ao filho e quase nunca aparece para buscá-lo nas horas combinadas. As decepções são muitas que um dia, e de forma inocente e inesperada, tudo muda. Seu filho Max vai comemorar seus 5 anos de idade e a única pessoa que falta na festa é o pai. Na hora de apagar as velas, o pequeno Max faz um desejo… Que seu pai pudesse não mentir durante um dia! O desejo de Max torna-se realidade e Fletcher perde a capacidade de mentir durante 24 horas.

Aproveitando do ambiente de advocacia onde é comum a verdade ser manipulada pelos advogados, o filme tem situações extremamente exageradas e muito engraçadas no tribunal.

Apesar de ser um filme antigo, ainda me gera risadas toda vez que passa na “Sessão da Tarde”, pessoalmente gosto muito do filme principalmente por causa do Jim Carrey.

O filme é estrelado por Jim Carrey, e conta também com Maura Tierney, Jennifer Tilly, Cary Elwes, Justin Cooper e Amanda Donohoe.

Curiosidade rápida:

  • Esse filme rendeu ao Jim Carrey, uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator – Comédia/Musical.

*

o-primeiro-mentiroso-poster3 – O Primeiro Mentiroso

O filme O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying) foi lançado em 2009, escrito e dirigido por Ricky Gervais e Matthew Robbinson.

No Brasil foi lançado diretamente em home-video.

O filme se passa em um mundo onde as pessoas só falam a verdade e conhecem apenas a verdade, não existe o conceito de enganação. Um homem Mark Bellison (Ricky Gervais), um fracassado desiludido, que está prestes a perder tudo inventa uma mentira e não muda só a natureza das coisas, mas cria a base da religião. Com a mentira ele torna-se uma espécie de guru, conquistando fama e fortuna.

O filme conta com Ricky Gervais, Jennifer Garner, Jonah Hill, Rob Lowe e Tina Fey, em seu elenco.

É interessante que o roteiro do filme foi montado a partir de “esquetes” que poderiam ter virado curtas-metragens.

A idéia do filme era ser uma sátira  e  foi muito bem aproveitada, tem piadas divertidas e até algumas tiram “sarro” do diretor Woody Allen e da Pizza-Hut.

Curiosidade rápida:

  • Esse filme foi a estreia de Ricky Gervais na direção de um filme, anterioemente já tinha dirigido episódios da versão britânica de The Office e Extras.

*

o-grande-mentiroso-poster4 – O Grande Mentiroso

O filme O Grande Mentiroso (Big Fat Liar) lançado em 2002 foi dirigido por Shawn Levy, com roteiro de Dan Schneider e Brian Robbins.

O filme conta a história Jason Shephard (Frankie Muniz), um garoto de 14 anos que sempre mente. Por conta disso, um dia recebe o castigo de escrever um texto de mil palavras em apenas três horas. Usando sua imaginação fértil, ele escreve a redação, mas ao ir para a escola sua bicicleta bate na limusine de Marty Wolf (Paul Giamatti), um produtor de cinema que lhe dá uma carona. Na pressa ao sair do carro, Jason esquece a redação, que acaba transformada em filme pelo produtor. Quando descobre o roubo, o garoto pega suas economias e vai com Kaylee (Amanda Bynes), sua melhor amiga, para Los Angeles cobrar explicações.

O roteiro faz referencias ao conto infantil do menino que grita “Olha o lobo”, e deixa bem claro as consequências de sempre mentir que é a perda da confiança das pessoas a sua volta.

O filme conta com Frankie Muniz, Paul Giamatti, Amanda Bynes, Com participações especiais de Kenan Thompson, Dustin Diamond, Shawn Levy, Corinne Reilly, e Bart Myer.

Curiosidade rápida:

  • No filme aparece os sets de filmagens de vários filmes da Universal Pictures, como o DeLorean de De Volta Para o Futuro (1985), um raptor de O Mundo Perdido – Jurassic Park (1997) e a estátua de Memnon de O Escorpião Rei (2002).

*

Bom essa foi a sessão especial, claro que existem outros filmes sobre o tema “mentira” que podíamos comentar como Rede de Mentiras e A Grande Mentira, filmes bons cheio de ação e suspense, ou até podíamos comentar sobre a cinebiografia de Neil Armstrong, A Mentira de Armstrong (2013). Mas a “vibe” do dia da mentira, 1º de abril é rir então fica a lista.

Se já viram os filmes comentem aqui em baixo e dêem outras sugestões de filmes para o dia da mentira!

Translate »