A Origem - Comentários

A Origem – Comentários

A Origem – Comentários: Hoje o filme escolhido é A Origem!

A Origem – Comentários

A Origem - Comentários
A Origem – Comentários

O filme A Origem (Inception) lançado em 2010 foi escrito e dirigido por Christopher Nolan. Nolan também foi responsável pela produção do longa-metragem que foi lançado nos cinemas convencionais e em IMAX.

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard).

Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Estrelas do Filme

O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio e conta também com Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Marion Cotillard, Tom Hardy, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Dileep Rao, Tom Berenger e Michael Caine, em seu elenco. Com certeza um elenco de peso.

O roteiro é inovador e filosófico, trabalha muito bem a ideia “de um sonho dentro de um sonho” e traz ação e dinamismo quando apresenta essa ideia ligada a possibilidade de roubo de informações e até mesmo a implantação de ideias.

Com um grande trabalho de direção Nolan explica conceitos de paradoxo e cria sequências de sonhos complexas e muito bem elaboradas. Por opção Nolan utilizou poucos efeitos gerados por computação o que deixou as sequências mais crivéis, na minha opinião.

A Origem - Comentários
A Origem – Comentários

A fotografia do filme ficou incrível principalmente a cidade do Limbo, sequência em que mais foi usada computação gráfica no filme e a trilha sonora é outro ponto positivo do filme. Hans Zimmer compôs a trilha sonora, essa é a sua terceira parceria com Christopher Nolan (antes os dois trabalharam em juntos em Batman Begins e The Dark Knight).

O final do filme é aberto e bem emblemático, já que termina com um close no peão girando… Mas não é possível afirmar que é ou não um sonho porque se prestar atenção no desenvolvimento do filme, o peão é o totem da Mal, mulher do Cobb! O totem do personagem do DiCaprio é a aliança.

Então alem de ser um grande filme, por causa desse final o Nolan força os expectadores a assistir várias vezes o filme.

A Origem - Comentários
A Origem – Comentários

Curiosidades Rápidas:

  • O filme foi indicado a 8 Oscars, vencendo em quatro categorias, melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som.
    • Melhor Fotografia,
    • Melhores Efeitos Visuais,
    • Melhor Edição de Som e
    • Melhor Mixagem de Som.
  • Dentro do Segundo Cenário de Sonho a cena dentro do hotel, onde o corredor é afetado pela gravidade foi inspirada por uma técnica semelhante usada por Stanley Kubrick em 2001:
    • Uma Odisséia no Espaço.
  • É o segundo filme de Christopher Nolan em arrecadação, atrás de The Dark Knight Rises; e o segundo de Leonardo DiCaprio, atrás de Titanic. É o quarto filme de maior arrecadação do ano de 2010, atrás de Toy Story 3, Alice in Wonderland e Harry Potter and the Deathly Hallows: Part I.

O filme A Origem é a dica de hoje! Vejam e se já viram deixem suas impressões aqui no blog.

Confiram também o trailer do filme aqui em baixo:

Translate »