A Série Divergente: Convergente - Comentários

A Série Divergente: Convergente – Comentários

Acompanhando as estreias da semana, vamos falar do terceiro filme da série divergente: Convergente!

A-Série-Divergente-Convergente-posterO filme Convergente (The Divergent Series: Allegiant) lançado em 2016 foi dirigido por Robert Schwentke, com roteiro de Noah Oppenheim, Adam Cooper e Bill Collage. O roteiro é baseado no terceiro livro publicado por Veronica Roth. Convergente também foi dividido em duas partes, como foi com o final de “Harry Potter”, “Jogos Vorazes” e “A Saga Crepúsculo”.

Após as revelações que abalaram Chicago em Insurgente. A mensagem de Edith Prior leva Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller), Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) a quererem sair da cidade e ver o que há além do muro. Pela primeira vez, eles irão deixar a cidade e a única família que já conheceram para trás, a fim de encontrarem uma solução lógica e pacífica para os conflitos na cidade. Uma vez fora, eles descobrem a existência de uma nova sociedade. Descobertas antigas serão rapidamente reveladas e segredos chocantes vão ser expostos.

Tris e Quatro agora devem decidir rapidamente em quem podem confiar numa batalha cruel que infla e que vai além dos muros de Chicago e que pode abalar toda a humanidade. A fim de se salvar e a todos, Tris será forçada a fazer escolhas impossíveis de coragem, sacrifício, amor e lealdade. Ultrapasse os limites do seu mundo.

O filme já começa diretamente do final do segundo filme Insurgente (Insurgent, 2015). Não é porque eu não sou fã dos livros que eu esteja implicando com o filme… Mas o segundo filme termina com a abertura do portão e diversas pessoas se encaminhando para fora e agora no inicio desse terceiro filme tentam apresentar que somente Tris e seus companheiros resolveram explorar o outro lado do muro.

convergente-cena

O bom desse terceiro filme é que ele responde a pergunta feita, no primeiro filme Divergente (Divergent, 2014), pelo expectador que somente viu o filme, sobre o que tem no mundo fora do muro. A história que ate então apresentava Chicago como uma cidade sobrevivente, agora ganha um novo propósito e um mistério sobre sua criação.

É interessante ver as consequências da descoberta de que talvez houvesse algo mais alem da cidade e as consequências de se revolucionar. O filme através da personagem de Naomi Watts, mostra como é fácil ser dominado pelo poder e que os rebeldes de ontem podem ser os ditadores de amanhã.

Convergente-filme-cena

Assim como alguns de seus antecessores, Convergente também sofre narrativamente para manter conteúdo para duas partes. A história pouco evolui e isso é mascarado com varias cenas de ação e diálogos arrastados. Pessoalmente eu gostei das cenas de ação, as sequências são bem feitas e dão grande destaque para Theo James.

A história pode não evoluir, mais os personagens ganham mais camadas. A interação dos personagens principais fica mais dinâmica Tris e Quatro durante quase todo o filme tem formas diferentes de ver o caos que se instalou na cidade e como lidar com a nova sociedade. O filme começa também a reparar o relacionamento quebrado entre Tris e o irmão.

convergente-cena-2

O filme é estrelado por Shailene Woodley e Theo James, e também conta com Jeff Daniels, Miles Teller, Ansel Elgort, Zoë Kravitz, Maggie Q, Ray Stevenson, Naomi Watts, Octavia Spencer, Daniel Dae Kim e Keiynan Lonsdale.

O elenco é interessante, tem grandes nomes da industria de cinema como Naomi Watts e Octavia Spencer, mas mesmo com um bom elenco, falta a história acrescentar algo diferencial na aventura. O roteiro conta com muita saídas óbvias e quase não deixa gancho para a segunda parte, deixando evidente que não havia necessidade de dividir em dois filmes o final.

Curiosidades rápidas:

  • O último filme intitula-se “A Série Divergente: Ascendente”. O quarto filme da série vai ganhar sua propria campanha de marketing, por isso os ultimos filmes não ganharam o subtitulo “Parte 1 e Parte 2”.
  • O ultimo filme tera mudanças na direção com Lee Toland Krieger, diretor de “A Incrível História de Adaline”, assumindo o capítulo final.
  • O ator Keiynan Lonsdale é integrante do elenco das séries de TV The Flash, fazendo o papel de Wally West.
  • A atriz Maggie Q era protagonista da série de televisão Nikita, exibida pela Warner Channel.

O filme Convergente tem muitos erros e acertos, achei um bom entretenimento. Então vejam o filme e depois deixem suas impressões nos comentários do blog.

Confiram o trailer aqui em baixo do filme:

Translate »