Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Comentários

Batman vs Superman: A Origem da Justiça – Comentários

Finalmente estreou Batman vs Superman: A Origem da Justiça! Um dos filmes mais esperados desse ano, o Depois Da Sessão já viu e vamos comentar o filme sem spoillers.

“Dia versus Noite, Deus versus Homem, o filho de Krypton versus o morcego de Gotham”

Batman-v-Superman-Dawn-of-Justice-posterQuem ganha ??? Os fãs e expectadores com certeza!

Uma das grandes apostas da DC para competir na industria de cinema, Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice) lançado em 2016, é o primeiro passo para o calendário de filmes da DC.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi dirigido por Zack Snyder, com roteiro de Chris Terrio e David S. Goyer. O roteiro tem como base o quadrinho Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns), criada por Frank Miller e publicada em 1986.

E também o longa-metragem traz elementos da animação que foi divida em duas partes, Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte 1 e Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte 2, lançadas em 2012 e 2013 respectivamente.

O filme faz ligação direta com o filme O Homem de Aço (Man of Steel, 2013).

Após os eventos de O Homem de Aço, toda a destruição de Metrópolis divide a opinião da população mundial sobre o novo salvador Superman (Henry Cavill). Enquanto muitos contam com ele como herói, chegando ao ponto de adora-lo como um “Deus” e principal salvador, vários outros não concordam com sua permanência no planeta e que o falso “Deus” deve responder pela destruição causada na cidade. O famoso bilionário Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos contrários ao Superman, acreditando que Superman tenha trazido a guerra até eles, e decide usar sua força de Batman para enfrentá-lo. Enquanto os dois brigam, novas ameaças ganham força.

O filme é estrelado por Ben Affleck e Henry Cavill, o filme conta também com Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter e Gal Gadot, em seu elenco. Com participação especial de Jason Momoa, Ray Fisher e Ezra Miller.

Batman-v-Superman-Dawn-of-Justice-lex-luthor

Tudo explicado Lex Luthor criou o facebook! O Lex Luthor de Jesse Eisenberg tem um “tom” caricato, diversos trejeitos diferem do personagem do quadrinho que também é diferente do personagem nas animações, mas traz a tona uma racionalidade e uma perturbação psicológica ainda não vista nas representações do personagem para o cinema.

O sentimento de impotência que gera na população com a chegada do Superman e pela forma de pensamento que o filme apresenta do personagem, em certos momentos é possível ligar o Batman ao Lex Luthor, ambos vêem no Superman uma ameaça. A frase “Se o homem não derrotar Deus, o demônio o fará” faz esse paralelo entre os personagens.

batman-vs-superman-cena

A apresentação de um Batman já experiente e com muita força bruta, representa bem o “tom” mais sombrio do filme. O filme todo tem um clima de tensão muito forte e a trilha sonora de Hans Zimmer e Junkie XL também ajudam a criar essa atmosfera.

A fotografia e o visual do filme estão impressionantes, a armadura do Batman ficou muito boa, muito semelhante ao quadrinho/animação. O batmóvel eu confesso que preferia o da trilogia Nolan, mas esse modelo “esportivo” gerou uma cena muito boa de perseguição.

A luta entre o Batman e o Superman foi bem coreografada, pessoalmente eu gostei muito da sequência e a sequência de luta do Batman com os capangas contratados pelo Lex Luthor também foi ótima.

Batman-v-Superman-Dawn-of-Justice-cena3

O confronto entre os personagens é apenas uma parte da história, a trama secundária que vai gerar as novas ameaças cumprem seu objetivo de expandir o Universo Cinematográfico da DC. Nos arquivos de Lex Luthor temos uma pequena apresentação dos outros membros da Liga da Justiça, e quero ver as pessoas contuarem a fazer brincadeiras com o Aquaman depois que Jason Momoa representa-lo na telona, só a curta referencia já mostrou que o Rei de Atlantis vai ser poderoso.

Eu confesso que fui uma das pessoas que criticou a escolha da atriz Gal Gadot para fazer a Mulher-Maravilha, eu esperava uma escolha no porte da atriz Jaimie Alexander (atriz que interpreta a Lady Sif na concorrência rsrsrsrs), mas Gal Gadot não surpreendeu só em porte físico que já ficou mais adequado a personagem, mas em atuação também. Não sei como vai ser um filme solo da personagem, mas minhas expectativas aumentaram bastante.

A interação entre Bruce Wayne/Batman e Diana/Mulher-Maravilha foi muito interessante de ver na telona, e a forma como a personagem foi inserida na trama, com certeza valeu o tempo de espera para a personagem ser representada.

Batman-v-Superman-Dawn-of-Justice-cena5

A cena de luta do Batman no deserto contra o que parece ser um esquadrão treinado que apoia o Superman apesar de ser uma cena incrível, é a promessa de que um grande vilão vai aparecer nos próximos filmes.

Não é spoiller que a cena é apenas um sonho/premonição, isso foi confirmado pelo diretor meses antes do lançamento e todos que viram o ultimo trailer puderam conferir o easter-eggs de Darkseid (se você não viu o símbolo de Apokolips na areia, o trailer final esta aqui em baixo no post).

Batman-v-Superman-Dawn-of-Justice-cena4

Outro easter-eggs é a participação de Flash (Ezra Miller) e Ciborg (Ray Fisher) no filme, também já havia sido confirmada pelo estúdio antes do lançamento do longa-metragem.

O que me incomodou… É nem tudo foram flores! O roteiro amarrou de forma muito corrida as duas histórias Batman – O Cavaleiro das Trevas e Superman: Doomsday. Mais uma vez tivemos que ver a morte de Thomas e Martha Waynes. O Batman ser tão facilmente manipulado, durante a luta final com o Apocalypse o Superman deixa o Batman e a Mulher-Maravilha lutando para novamente salvar a Lois Lane e o final do filme que sem spoillers teve muita comoção para uma coisa que não vai durar.

O filme realmente não vai agradar a todos! Ele peca um pouco por excesso, mas se esforça para transformar todas as lutas em uma coisa épica (e foram convenhamos).

Curiosidades rápidas:

  • O filme marca a primeira vez em que a Mulher-Maravilha aparece nos cinemas, a Warner tentava levar a personagem ao formato desde 1996. Até então a Mulher-Maravilha só havia sido retratada em séries de televisão.
  • Jena Malone interpretou Barbara Gordon, e teve sua participação cortada da edição final do filme para o cinema, mas vai estar na versão estendida do Blue-Ray.
  • Batman v Superman dará continuidade ao Universo Cinematográfico da DC e Zack Snyder dirigirá os dois filmes da Liga da Justiça (Liga da Justiça – Parte 1 e Parte 2).

O filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça eu gostei bastante e é a dica de hoje! Vejam e depois deixem nos comentários suas impressões.

Confiram também o trailer final do filme aqui em baixo:

 

Translate »