Sessão Especial - Diretor: James Cameron

Sessão Especial – Diretor: James Cameron

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor James Cameron!


James Cameron_Crédito_DivulgaçãoContinuando a sessão especial de diretores, ele foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

James Francis Cameron nasceu em 16 de agosto de 1954, em Ontário no Canadá.

Cameron iniciou sua carreira cinematográfica em 1978 com o filme Xenogenesis, onde ele trabalhou como diretor e produtor do longa-metragem.

Em 1981 Cameron dirigiu Piranha II: The Spawning.

O filme recebeu um remake em 2010 já utilizando a tecnologia 3D para dar maior intensidade ao filme e uma sequência em 2012 que também utiliza a tecnologia 3D.

Em 1984 Cameron dava inicio ao que seria uma de suas maiores produções, ele escreveu e dirigiu Exterminador do Futuro (The Terminator) que 7 anos depois teria uma continuação.

O Exterminador do Futuro foi um sucesso de bilheteria, superando as expectativas dos executivos da Orion Pictures de que o filme seria “apenas mais um filme de ficção-científica”. Mesmo com um baixo orçamento de 6,5 milhões de dólares, o filme  arrecadou mais de 78 milhões de dólares em todo o mundo.

james-cameron-01Em 1985 Enquanto Cameron se aprofundou nos roteiros da sequência de Exterminador e Aliens, Sylvester Stallone assumiu o roteiro de Rambo II, modificando totalmente a história. Cameron foi somente creditado no final do filme.

Em 1986 Cameron lança Aliens que seria sua segunda série de sucesso. Acompanhado por Ridley Scott, com quem trabalhou em 1979.

Cameron escreveu e dirigiu Aliens, o longa-metragem foi vencedor do Oscar na categoria de “Melhores Efeitos Especiais”.

3 anos mais tarde Cameron voltou as telonas com The Abyss, onde também foi escritor e diretor do filme.

Em 1991 agora mais seguro e com maior poder de decisão Cameron fez a sequência de Exterminador, lançando o filme Exterminador do Futuro 2: Dia do julgamento (Terminator 2: Judgment Day).

Dessa vez o sucesso do filme não só se refletiu em bilheteria mais também se refletiu em premiações. Exterminador do Futuro 2 foi vencedor do Oscar de “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Edição de Som”, “Melhor Mixagem de Som” e “Melhor Maquiagem”.

Em 1994 e 1995 Cameron escreveu, dirigiu e foi produtor dos filmes True Lies (1994) e Strange Days (1995). O longa-metragem Strange Days Cameron apenas escreveu e produziu deixando a direção do filme para Kathryn Bigelow.

james-cameron-titanicDe volta a posição de diretor em 1997 James Cameron lança Titanic, assumindo também o cargo de escritor, produtor e editor do filme.

Titanic foi um dos filmes já feitos que atingiu as maiores bilheterias. E até hoje o filme ocupa o segundo lugar de maior bilheteria da história do cinema.

Não sendo surpresa nenhum o filme também levou diversos prêmios para casa, vencedor do Oscar de “Melhor Diretor”, “Melhor Filme” e “Melhor Edição”.

Anos depois do sucesso estrondoso que foi Titanic Cameron lançou em 2005 Aliens of the Deep um documentário  filmado no formato IMAX 3D.

Esse foi o inicio da fascinação de Cameron por engrandecer os filmes com novas tecnologias, o que levou a 4 anos mais tarde Cameron dirigir, produzir, escrever e editar o filme Avatar.

james-cameron-especialLançado em 2009 Avatar foi outro grande sucesso estrondoso de Cameron, o filme venceu nas categorias de “Melhor Filme” e “Melhor Diretor” no Globo de Ouro, e rendeu também uma indicação a Cameron na categoria de “Melhor Diretor” no Oscar.

A continuação de Avatar já esta confirmada, na verdade pelo menos mais três filmes serão feitos, sendo que o primeiro esta prometido para 2017.

Como a maioria dos diretores James Cameron também tem seu time de atores na manga. A maioria dos filmes de Cameron conta com: Michael Biehn, Sigourney Weaver, Jenette Goldstein, Bill Paxton, Lance Henriksen e Arnold Schwarzenegger.

Agora veja a lista de curiosidades rápidas sobre esse grande diretor, produtor, roteirista e editor que é o James Cameron.

avatar_james_cameron_directing_01

  • Cameron já trabalhou como caminhoneiro, escrevendo nas horas vagas depois de completar seus estudos.
  • Para a surpresa de muitos, Cameron estudou Filosofia na Universidade de Toronto em 1973. E é bacharel em Física pela Universidade da Califórnia.
  • Cameron é também explorador de fundos oceânicos, tendo sido, em 26 de março de 2012, o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas.
  • Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares em Terminator 2: Judgment Day (1991), e mais tarde alcançou mais de 200 milhões de dólares para produzir Titanic.
  • Cameron, é considerado um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, ele dirigiu clássicos do gênero de Sci-Fi/Ficção Científica como The Abyss (1989), Terminator 2: Judgement Day (1991), e Aliens (1986).
  • É dele a direção dos dois maiores filmes em receitas de bilheteira da história do cinema: Avatar e Titanic.

No quesito efeitos especiais James Cameron é uma referencia no mundo cinematográfico e vale muito a pena conferir sua filmografia.

filmografia-james-cameron

Translate »