"Rapidinha" O Menino e o Mundo - Comentários

“Rapidinha” O Menino e o Mundo – Comentários

Acompanhando os indicados ao Oscar 2016, hoje o filme escolhido é a animação nacional O Menino e o Mundo!

O-Menino-e-o-MundoA animação O Menino e o Mundo foi dirigida por Alê Abreu, com trilha sonora composta por Gustavo Kurlat e Ruben Feffer.

Rescentemente pelo canal de televisão paga HBO Family foi exibido essa animação brasileira que esta indicada a categoria de “Melhor Animação” no Oscar 2016.

A animação já venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Filme de Animação e mais o Annie Awards na categoria “Melhor Animação Independente”.

O Annie Awards, que é realizado em Los Angeles – Califórnia, é considerado um dos prêmios mais importantes no mercado de filmes animados.

A animação narra as aventuras de Cuca. Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.

O filme quase não tem diálogos, é bem musical! A animação é composta por seguimentos curtos que unidos contam uma história envolvidos pela trilha sonora.

Como curiosidade o próprio diretor, Alê Abreu, admitiu em matéria sobre a animação após a indicação ao Oscar, que o longa-metragem foi desenvolvido quase sem roteiro. Que os seguimentos foram sendo unidos com a trilha sonora e formando a história.

O traçado de desenho é simples e minimalista, e a animação foi muito bem produzida.

O elenco de vozes conta com Alê Abreu, Lu Horta e Vinicius Garcia.

menino_mundo

A animação tem chances reais na corrida pelo Oscar 2016, mesmo concorrendo com grandes estúdios. O Menino e o Mundo compete com Anomalisa, Divertida mente, Shaun, o carneiro e Quando estou com Marnie.

Para realmente entrar na corrida O Menino e o Mundo teve que financiar a divulgação nos Estados Unidos. A produtora Filmes de Papel, do diretor Alê Abreu, já anunciou que a meta inicial estabelecida pela campanha de financiamento coletivo para promover “O Menino e o Mundo” foi atingida. E que a arrecadação segue até o dia 28 de fevereiro, que é o dia da cerimônia de premiação do Oscar. (Clique aqui para participar da campanha)

É um grande momento de reconhecimento ao mercado de produção de animações brasileiro ter uma indicação ao Oscar, a animação é muito bonita e passa mensagens tanto para o público infantil quanto adulto.

Na verdade é uma animação que fala mais com os adultos do que com as crianças, tem forte crítica ao capitalismo e a desigualdade social do país. É realmente interessante de se assistir.

O Menino e o Mundo é a dica de hoje!

Confiram o trailer aqui em baixo:

Translate »