Sessão Especial - Diretor: Tim Burton

Sessão Especial – Diretor: Tim Burton

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor Tim Burton!

tim-burtonContinuando a sessão especial de diretores preferidos, ele foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

Timothy Walter Burton ou “Tim” Burton nasceu em Burbank, dia 25 de agosto de 1958.

Tim Burton iniciou suas carreira de diretor com uma série de curtas-metragens como Stalk of the Celery, Doctor of Doom, Luau, Vincent que recebeu o prêmio Audience Award no Ottawa International Animation Festival, em 1984 e Frankenweenie que anos mais tarde foi transformado em longa-metragem por Tim Burton.

A produção do curta Frankenweenie foi o motivo que levou Tim Burton à demissão da Walt Disney Studios.

Em 1985 Tim Burton lança o longa-metragem As Grandes Aventuras de Pee-wee (Pee-wee’s Big Adventure), onde O excêntrico Pee-wee, uma criança dentro de um homem, embarca na maior aventura de sua vida pelos EUA, para achar sua amada bicicleta, que fora roubada em plena luz do dia. No caminho encontra com motoqueiros, um caminhão fantasma, cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso e violento até descobrir que sua bicicleta estava.

Uma comédia simples e divertida, que passou diversas vezes na sessão da tarde.

o-TIM-BURTON-570Em 1988 Tim Burton inicia sua linha de filmes que combinam terror e comédia lançando o filme Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Mesmo com o orçamento bastante baixo, o filme alcançou uma boa bilheteria e levou o Oscar de “Melhor Maquilhagem”.

Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para a superprodução: Batman, em 1989, onde Tim Burton ganhou o Oscar de “Melhor Direção de Arte”. Mais tarde Burton tambem dirigiria a continuação Batman – O Retorno (Batman Returns) que recebeu o Saturn Award de “Melhor Maquiagem”.

Johnny-Depp-and-Tim-Burton-johnny-depp-17291782-452-604Em 1990, entre a produção de Batman e sua continuação Tim Burton resolveu dirigir seu projeto pessoal o filme Edward, Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands). Foi o primeiro trabalho de Burton com Johnny Deep, que a partir daí, viria a colaborar mais 7 vezes (até 2012) nos filmes do diretor.

O filme Edward, Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands) ganhou os premios Saturn Award de melhor atriz (Winona Ryder), Melhor figurino (Colleen Atwood ), Melhor trilha sonora (Danny Elfman), Melhor ator coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest). Edward, Mãos de Tesoura é considerado o melhor filme da filmografia de Tim Burton até hoje.

Em 1993 Tim Burton voltou as animações stop-motion dessa vez como produtor e escrevendo o argumento do longa-metragem O Estranho Mundo de Jack (Tim Burton’s The Nightmare Before Christmas). O longa rebeu os prêmios Saturn Award de melhor filme de fantasia e melhor trilha sonora, trilha sonora composta por Danny Elfman.

Em 1994 Tim Burton dirigiu e produziu a cinebiografia de Ed Wood, onde Burton homenageou Edward D. Wood, Jr uma das grandes influencias de sua carreira cinematográfica.

tim-burtom-O-Estranho-Mundo-de-Jack-2Em 1995 Burton produziu Batman Eternamente (Batman Forever).

Em 1996 Tim Burton volta a direção com o filme Marte Ataca! (Mars Attacks!) um filme que homenageia os filmes “B” de ficção científica dos anos 50. Ainda nesse ano Burton foi produtor da animação James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach).

Em 1999 chega aos cinemas a adaptação da conhecida história A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow), onde Burton ganhou novamente o Oscar de “melhor direção de arte”.

Em 2001 Burton amarga o fracasso de bilheteria Planeta dos Macacos (Planet of the Apes) que tambem foi amplamente criticado pela mídia.

Em 2003 Tim Burton se redime com o filme Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (Big Fish) que embora bastante elogiado pela crítica não levou nenhum premio para casa.

tim-burton-Sept-1Já em 2005 Burton lança dois filmes a readaptação da Fantástica Fábrica de Chocolate e a animação em stop-motion A Noiva Cadáver (Corpse Bride), onde dividiu a direção com Mike Johnson. A animação recebeu o Saturn Award de “melhor animação”.

Em 2007 Tim Burton adapta o musical da Broadway Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street) levando mais uma vez Oscar de “Melhor direção de arte”.

Em 2009 Burton entra como produtor de outra animação 9, A Salvação (9).

Já em 2010 Tim Burton dirigiu a versão live-action de Alice no País das Maravilhas (Alice In Wonderland) adaptado dos livros Alice No País das Maravilhas.

O filme não teve boas críticas, mas faturou 1 bilhão de dólares mundialmente, transformando-se no filme mais bem sucedido, de Burton.

O filme ainda recebeu os prêmio Oscar de Melhor figurino e Direção de arte, e recentemente foi a anunciada a continuação Alice através do espelho, que já tem divulgado um teaser para aguçar a curiosidade dos fãs (você pode conferir o teaser aqui).

250px-Tim_Burton_by_Gage_Skidmore2012 foi o ano mais agitado da carreira cinematográfica de Tim Burton, O primeiro lançamento foi Sombras da Noite (Dark Shadows), baseado na novela sessentista Dark Shadows criada por Dan Curtis. O filme fracassou nas bilheterias e dividiu bastante a crítica, mas apesar de tudo despertou curiosidade no publico, pois apresentava Johnny Depp como um vampiro.

O segundo filme foi o longa-metragem Frankenweenie, que era uma refilmagem de seu curta metragem de 1984. A nova versão é em stop-motion e assim como o curta, em preto-e-branco.

O terceiro foi Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter) onde burton entrou somente como produtor.

Em 2014 Tim Burton dirigiu o filme Grandes Olhos (Big Eyes), um longa-metragem de baixo orçamento, com Cristoph Waltz e Amy Adams no elenco. O filme recebeu diversas indicações e a atriz Amy Adams recebeu prêmio por sua atuação.

Paralelo a sua filmografia Burton dirigiu a série de televisão Hansel and Gretel em 1982, em 2006 ele dirigiu o videoclipe “Bones” da banda The Killers. E em 2012 Burton repete a parceria com a banda The Killers, dirigindo o videoclipe “Here With Me”.

As “figurinhas repetidas” de Tim Burton todo mundo conhece! Os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter, com se casou e teve dois filhos, aparecem em 90% de suas produções incluindo as animações. Foi Johnny Depp quem deu a voz original do principal personagem da animação A Noiva Cadáver (Corpse Bride).

Toda a filmografia de Tim Burton tem um grande trabalho de direção de arte, figurino, trilha sonora e fotografia. Vale a pena conferir sua filmografia.

filmografia-tim-burton

Translate »