Sessão Especial - Diretor: Quentin Tarantino

Sessão Especial – Diretor: Quentin Tarantino

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor Quentin Tarantino!

The_Director_tarantinoComo é um dos meus diretores preferidos, ele foi o escolhido da vez para comentarmos um pouco de seus projetos.

Quentin Tarantino é um grande diretor e com certeza um dos meus favoritos, então fica a dica para que confiram sua filmografia.

Tarantino nasceu no dia 27 de março de 1963 em Knoxville no Tennessee.

Aos 22 anos Tarantino escreveu seu primeiro roteiro Capitão Flocos de Pêssego e o Bandido de Anchovas (Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit).

Em 1984 Tarantino começou a trabalhar como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach e continuou seus estudos em atuação na Allen Garfield’s Actors’ Shelter, em Beverly Hills, mas passou a se dedicar principalmente a escrever roteiros.

Seus primeiros roteiros vendidos, Amor à Queima Roupa (True Romance) e Assassinos por Natureza (Natural Born Killers), tiraram-lhe do anonimato.

Em 1992 Tarantino dava inicio realmente a sua grande carreira cinemátografica com o filme Cães de Aluguel (Reservoir Dogs). Um filme com um estilo violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes.

Graças ao sucesso de Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992), Tarantino recebeu diversas propostas em Hollywood para dirigir projetos como Velocidade Máxima (Speed) e Homens de Preto (Men in Black). Contudo ele escolheu ficar em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction.

quentin-tarantino_0Em 1994 quando foi finalmente lançado o filme Pulp Fiction ganhou a Palma de Ouro (Palme d’Or) no Festival de Cannes mostrando que filmes independentes também são rentáveis para industria.  Pulp Fiction é um filme de roteiro denso com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos/capítulos e recheado de referências pop da época.

Essas três características se tornaram a marca de Tarantino em seus filmes desde então. Pulp Fiction também rendeu a Tarantino e Avary o Oscar de melhor roteiro original, além da indicação na categoria de melhor filme.

Depois de Pulp Fiction, Tarantino dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms, que foi uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.

A parceria com Robert Rodriguez ainda gerou o convite para o longa-metragem Sin City em 2005, onde o Tarantino foi creditado como “diretor convidado especial” por dirigir a sequência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro.

Tarantino dirigiu também The Man from Hollywood, um remake de um espisódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen.

O filme seguinte de Tarantino foi Jackie Brown (1997), uma adaptação de Rum Punch, um romance de seu mentor Elmore Leonard. Uma homenagem ao gênero “blaxploitation”, foi estrelado por Pam Grier, que trabalhou em diversos filmes do gênero nos anos 70.

Tarantino decidiu começar a produzir o filme Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds), mas o projeto foi adiado para ele escrever e dirigir Kill Bill, lançado até então em duas partes, Vol. 1 e Vol. 2.

Recentemente após a estreia de Os 8 Odiados (The Hatefull Eight), surgiram rumores de que o Vol. 3 de Kill Bill estaria sendo cogitado, mas a produção de Kill Bill Vol. 3 ainda não passa de conversas entre o próprio Tarantino e Uma Thurman, além de outros produtores.

tarantino

Ambos os dois filmes da série Kill Bill são estilosos e com temática de vingança, filmado com a influência do Wuxia (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terror italianos ou giallo.

O filme é baseado numa personagem chamada “A Noiva”, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de Pulp Fiction.

Em 2004 Tarantino voltou a Cannes no papel de presidente do júri. Kill Bill não estava concorrendo, mas foi exibido na noite de encerramento, na sua versão original, com mais de três horas de duração. Enquanto desempenhava a função de presidente, a Palma de Ouro (Palme d’Or) foi para o filme Fahrenheit 911, de Michael Moore, desconsiderando a insistência de Tarantino em que o prêmio deveria ir para o filme Oldboy.

Em 2005 ele anunciou um novo projeto chamado Grindhouse também em parceria com Robert Rodriguez, onde escreveu e dirigiu Death Proof que foi estrelado por Kurt Russell e Rosario Dawson. Mais tarde também anunciou a continuação para Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds), mas declarou em 2012 ter desistido desta ideia.

quentin-tarantinoAinda em 2012 Tarantino iniciou as gravações de Django Livre (Django Unchained, 2013) no estado da Louisiana, e o filme foi lançado no início de 2013. Django Livre (Django Unchained) é um faroeste que repetiu a parceria com Christoph Waltz.

O longa-metragem se trata de um western no qual um ex-escravo torna-se um perigoso mercenário, com Jamie Foxx no papel principal.

Em 2015 Tarantino lançou Os 8 Odiados (The Hatefull Eight) que inicialmente seria uma sequência de Django Livre, mas após vazamento da versão do roteiro foi alterado para se passar independente, ainda que fosse o mesmo universo.

Tarantino revelou durante uma conferência de imprensa relativa ao filme Os 8 Odiados (The Hatefull Eight) que está a pensando em se aposentar após concluir o seu décimo filme como diretor.

Paralelo a sua carreira de diretor e produtor Tarantino também atuou em algumas produções como: Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn, 1996), A Balada do Pistoleiro (Desperado, 1995), Django Livre (Django Unchained, 2013) e ele também apareceu na primeira e na terceira temporadas da série de televisão Alias.

Tarantino também tem um grupo de atores que repetem suas participações em seus filmes, como o Tim Roth, Harvey Keitel, Uma Thurman, Michael Madsen, Kurt Russel , Steve Buscemi, Christoph Waltz e Samuel L. Jackson.

Quentin Tarantino é um grande diretor e com certeza um dos meus favoritos, então fica a dica para que confiram sua filmografia.

filmografia-queentin-tarantino

E confiram também os prémios que o diretor Quentin Tarantino já recebeu pelo seus 8 grandes filmes.

premio-quentin-tarantino

Translate »