Sessão Especial - Diretor: Robert Rodriguez

Sessão Especial – Diretor: Robert Rodriguez

Hoje vamos falar da carreira cinematográfica do diretor Robert Rodriguez!

Robert-Rodriguez-2

Pessoalmente é um dos meus diretores preferidos por isso foi escolhido para comentarmos um pouco de seus projetos.

Robert Anthony Rodriguez nasceu em San Antonio, Texas em 20 de junho de 1968. É interessante que a carreira do diretor tem duas linhas distintas de filmes, uma de filmes de tiros e ação e outra infantil e aventura.

Inicialmente Robert Rodriguez produziu um curta-metragem lançado em 1991, chamado Bedhead. No ano seguinte 1992, se lançou na carreira de diretor com o filme O Mariachi, ele tambem escreveu o roteiro do filme.

El Mariachi alem de ter rendido a Robert Rodriguez o Prémio do Público no Festival de Sundance, o Prémio Berlinale Camera no Festival de Berlim, o Prémio de Melhor Filme de Estreia no Independent Spirit Awards e uma nomeação para o Prémio de Melhor Realizador no Independent Spirit Awards. O filme é considerado o filme mais barato da história, pois custou apenas US$ 7.725 para ser concluído e se tornou o filme mais barato já adquirido para ser distribuído por uma major norte-americana.

O Mariachi inicialmente seria lançado diretamente em vídeo para o mercado espanhol, mas que acabou chamando a atenção de executivos da Columbia Pictures, que resolveram arriscar, lançando-o em escala internacional.

Robert Rodriguez com apenas 23 anos, conseguiu mostrar para o mundo como sua criatividade. Devido ao pouco orçamento ele teve que realizar todas as funções da equipe técnica, dizem que ele apenas não atuou também, porque não teria ninguém para segurar a câmera.

robert_rodriguezJá em 1994 ele produziu uma série de televisão chamada Roadracers e no seguinte A Balada do Pistoleiro (Desperado) que trazia de volta a história de El Mariachi, agora com Antonio Banderas no papel de Mariachi.

O filme contou com Salma Hayek, Joaquim de Almeida, Steve Buscemi, Cheech Marin e Danny Trejo. Pessoalmente eu gosto muito da abertura desse filme com a música “Desperado” produzida também por Robert Rodriguez e cantada por Antonio Banderas.

Também em 1995 Roriguez participou do roteiro e direção do filme Grande Hotel (Four Rooms) juntamente com Quentin Tarantino, Allison Anders e Alexandre Rockwell. O filme foi estrelado por Tim Roth, Antonio Banderas, Bruce Willis, Madonna e Marisa Tomei.

200px-Rodriguez_and_Tarantino,_2007A parceria com Tarantino rendeu também o filme Um Drink No Inferno (From Dusk Till Dawn) que foi dirigido por Robert Rodriguez, escrito por Quentin Tarantino, e estrelado por George Clooney, Harvey Keitel, Juliette Lewis e pelo próprio Tarantino. O filme ganhou o Saturn Awards de Melhor Filme de Terror em 1996, e em 2014 ganhou uma série, também criada por Robert Rodriguez com D.J. Cotrona e Zane Holtz, como protagonistas.

Em 1998 Rodriguez apenas dirigiu o filme Prova Final (The Faculty) um filme de “terror teen” que conta a história de um grupo de estudantes lutando para libertar a escola que foi invadida por alienígenas. O filme contou com Elijah Wood, Josh Hartnett, Famke Janssen,Jordana Brewster, Shawn Hatosy e Salma Hayek.

De 2001 até 2005, Rodriguez avançou na linha infantil e aventura com a série Pequenos Espiões (Spy Kids) que gerou 3 filmes nesse período. A série contou Antonio Banderas, Carla Gugino, Salma Hayek, Danny Trejo, Alexa Vega, Daryl Sabara, Emily Osment, Ricardo Montalban, George Clooney,Alan Cumming e Teri Hatcher. E o filme As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D (The Adventures of Sharkboy and Lavagirl in 3-D) estrelado por Taylor Lautner e Taylor Dooley que provavelmente é o pior filme de sua carreira, na minha opinião.

Em 2003, Rodriguez lançou também o filme Era Uma Vez no México (Once Upon a Time in Mexico) que encerrava a trilogia Mariachi. Com término da trilogia Mariachi, Rodriguez entrou de co-diretor e co-roteirista com Frank Miller e com o “diretor convidado” Quentin Tarantino para a adaptação de Sin City – A Cidade do Pecado (Sin City).

Mais uma parceria com Tarantino em 2007, que foi o lançamento de Planeta Terror (Grindhouse) uma paródia que homenageava filmes de horror da década de 1970. A distribuição foi feita diretamente para DVD (home-vídeo).

De volta ao cinema Rodriguez produzio Predadores (Predators) filme dirigido por Nimród Antal, que seria o terceiro filme da série Predator, estrelado por Adrien Brody, Topher Grace, Alice Braga, Laurence Fishburne e Danny Trejo.

Em 2009, foi lançado o filme infantil A Pedra Mágica (Shorts) onde Robert Rodriguez escreveu o roteiro, dirigiu e produzio a trilha sonora do longa-metragem. Rodriguez que além de diretor e produtor é músico também.

robertrodriguez

Apostando em uma nova trilogia ainda em 2010, Rodriguez lançou Machete estrelado por Danny Trejo, Steven Seagal, Michelle Rodriguez, Jessica Alba e Robert De Niro. O roteiro do filme Machete foi baseado em um trailer falso presente no filme Grindhouse de 2007.

Devido a acidentes no set de filmagem, entre outros problemas depois da produção de Machete, Rodriguez voltou a linha infantil e em 2011 a série Pequenos Espiões ganhou mais um filme. Esse quarto filme Spy Kids: All the Time in the World, é inferior a trilogia anterior, mas ainda muito divertido.

Em 2013, escrito e dirigido por Robert Rodriguez era lançado Machete Mata (Machete Kills) continuação de Machete. Com elenco de Danny Trejo, Michelle Rodriguez, Tom Savini e Jessica Alba que refazem seus papéis do primeiro filme, e são adicionados ao elenco Mel Gibson, Amber Heard, Sofía Vergara, Antonio Banderas, Cuba Gooding Jr., Vanessa Hudgens, Alexa Vega, Demián Bichir, William Sadler, Marko Zaror e Charlie Sheen (creditado pelo seu nome real “Carlos Estévez”). Também teve a participação especial de Lady Gaga.

O ano de 2014 foi o ano da sequência de Sin City, Sin City 2: A Dama Fatal (Sin City: A Dame to Kill For) onde novamente Rodriguez divide a direção com Frank Miller.

O mais recente projeto de Robert Rodriguez foi a produção do clip musical “Confident” da cantora Demi Lovato. Confesso que reparei mais na produção e história do clip, do que me preocupei com a música. O clip conta até com a participação de Michele Rodriguez.

Já deu para perceber que não é exclusividade do diretor Tim Burton usar “figurinhas repetidas” em seus filmes e diversos projetos. Robert Rodriguez também tem seu time de atores favoritos formado que estão sempre presentes em suas produções, como Antonio Banderas, Salma Hayek, Danny Trejo, Alexa Vega, Daryl Sabara, Michelle Rodriguez etc.

Robert Rodriguez é um bom diretor e com certeza um dos meus favoritos, então fica a dica para que confiram sua filmografia.

filmografia-robert-rodriguez

Confira aqui em baixo o clip da música Confident – Demi Lovato:

 

Translate »