A Bússola de Ouro - Comentários

A Bússola de Ouro – Comentários

Hoje o filme escolhido é A Bússola de Ouro! 200px-The_Golden_Compass
O filme A Bússola de Ouro (The Golden Compass) lançado em 2007 foi dirigido por Chris Weitz. O longa-metragem é a adaptação do livro Northern Lights (Philip Pullman), da trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials) de Philip Pullman, que co-assina o roteiro com o diretor.
O filme conta a história de Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um “daemon”, ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranquila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada “pó”.
Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger (Ben Walker), seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre.
Para começar os pontos positivos do filme são com certeza a fotografia e figurino, tem que se dar crédito a direção de arte desse filme. A trilha sonora também foi bem escolhida.
A BUSSOLA DE OUROCom bons efeitos especiais o filme tem cenas interessantes, a luta dos ursos polares e o ataque a Bolvangar, o problema é o ritmo do filme que tentou trazer muitos elementos do livros causando uma “gordura” ou melhor inchaço no filme.
Eu gosto muito da idéia de ter um mundo onde as pessoas possuem um “Pet” que reflete seu inteiro, para não dizer sua alma, andando ao meu lado. Os daemons são muito interessantes e sua origem deveria ter ganhado mais espaço no filme para ser desenvolvido. Até mesmo a história da bússola tem pouco tempo de desenvolvimento.
O roteiro apresenta esses elementos como se já fossem conhecidos pelos expectadores e muitos foram aos cinemas sem ler o livro.
O filme ainda deixa um final em aberto que promete uma sequencia mais emocionante e movimentada, mas… Infelizmente com a baixa bilheteria as sequências foram adiadas sem previsão de produção pelo estúdio da Warner.mpagoldencompassposter5
O filme conta com grandes nomes em seu elenco Nicole Kidman, Daniel Craig e Eva Green. Além de Dakota Blue Richards, Sam Elliott, Ian McKellen e Ian McShane.
Este é o segundo filme em que Nicole Kidman e Daniel Craig atuam juntos, o anterior foi Invasores (2007) e tambem o segundo filme em que Daniel Craig e Eva Green atuam juntos, o anterior foi 007 – Cassino Royale (2006).
O filme A Bússola de Ouro merecia um reconhecimento maior, pessoalmente eu queria ver a continuação dessa história. É um bom entretenimento, então fica a dica.
Translate »