Titanic A Mega Produção (1998)
4.8Overall Score
Reader Rating: (17 Votes)

Titanic A mega produção

Essa super produção que marcou época, seus personagens inesquecíveis, sua história melancolicamente trágica, trilha sonora prazerosa e os efeitos especiais, dignos de Oscar.

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

A representação história mais badalada e conhecida do trágico fim do RMS Titanic, que em 1912 fazia sua viagem inaugural, de Londres à Nova Iorque, e que terminou ao bater em um iceberg, e foi a pique(naufragou) levando consigo mais de 1500 vidas. O navio que ironicamente foi rotulado de “inafundável”, foi uma obra prima para a época. Mas essa história seria somente mais um documentário, se em uma jogada de sorte um uma partida de poker, com seu parceiro Fabricio, Jack Dawson (Leonardo Di Caprio – O Aviador) não tivesse ganho a sua passagem para o Titanic. Espertalhão, pobre, artista e muito charmoso, Jack embarca no navio na esperança de passar apenas 4 dias à bordo, e desembarcar na América. Mas quis o destino colocar em sua vida a rica, mimada e solitária Rosie DeWitt Bukater (Kate Winslet – Contágio), e unidos fizeram de um simples romance uma história de amor. Digna de que Hollywood e o mundo jamais esquecerá.

Titanic A mega produção

Tendo como enredo de fundo a viagem e o amor dos pombinhos protagonistas, James Cameron(Avatar) nos faz voltar ao ano de 1912 e toda a sua burguesia e pompa, ao percorrer os corredores do Titanic, seus salões de baile, academia e chá, indo além do comum também nos faz dançar ao som da terceira classe e sua animação. Com plano de câmeras que marcaram a época (o ano de 1998), James, merecidamente levou o Oscar de Melhor Diretor, enriquece o mundo do cinema com uma obra prima, realizando uso de ângulos ousados e locações monumentais. Inclusive, a 20th Century Fox construiu um estúdio somente para as locações e para a réplica do navio, que tinha quase as mesmas proporções do navio original. A locação contava também com um um tanque com mais de 60 milhões de litros d’água. A própria cena da quebra do navio ao meio foi decisiva para o lançamento do filme, uma vez que, Cameron só podia realizar a cena uma única vez, e se algo desse errado, as filmagens seriam prejudicadas.

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

O orçamento do filme também teve proporções épicas, sendo inclusive mais caro que o próprio navio. Outro detalhe muito importante no filme, são as tomadas submarinas feitas por Cameron do local onde o Titanic está. Foi preciso criar uma câmera, em parceria com a  Panavision, que suportasse a pressão. (Em 2014 a Discovery Channel voltou ao local e realizou gravações em 4k e mapeou toda a area onde o navio está. Constatou algo um tanto terrivel, ele desaparecerá. Bactérias o estão devorando.).
Com uma trilha sonora que também chama muita atenção, e foi um dos sucessos estrondosos do longa. O trabalho primoroso de James Horner quase não toma forma, pois ele e o diretor haviam se desentendido tempos atrás, sendo que a primeira opções de Cameron, era a cantora Enya, que acabou declinando. Celine Dion foi uma peça fundamental na popularização da trilha.

Talvez o enorme sucesso de Titanic seja merecimento do perfeccionismo de Cameron, que foi diretor, roteirista, produtor, editor, e além de todas essas funções, ainda fez pontas no longa (você consegue achar o diretor em duas cenas?) e ele próprio fez todos os desenhos de Jack, usando a sua própria mão na tomada famosa em que Rosie tem seu desenho pintado (cena essa que teve que ser invertida, pois Jack, personagem de Leonardo Di Caprio é destro, e o diretor canhoto, provando assim, o perfeccionismo de Cameron).

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

Tamanha dedicação só podia ter rendido tantas indicações e prêmios, não só da Academia, como também de Globo de Ouro, Bafta, Grammy…

OSCAR Ganhou – Melhor Filme, Melhor Diretor – James Cameron, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original – “My Heart Will Go On”, Melhores Efeitos Sonoros. Indicações – Melhor Atriz – Kate Winslet, Melhor Atriz Coadjuvante – Gloria Stuart, Melhor Maquiagem.

GLOBO DE OURO Ganhou – Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor – James Cameron
Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original – “My Heart Will Go On”

GRAMMY Ganhou – Melhor Canção Original – Cinema – “My Heart Will Go On”.

E por tantas peculiaridades, Titanic (Titanic A mega produção) só podia ser tido como uma obra prima dos tempos modernos, divisor de águas em Hollywood, na carreria de Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, ícone do ranking de bilheteria, mas acima de tudo, o roteiro é de uma história de amor. E histórias de amor nunca são demais, nunca saem de moda, e nunca passam

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

desapercebidas. Sim, é uma história trágica, não temos um final feliz, a mocinha não fica com o mocinho. Para alguns um filme muito grande (mais de 3 horas  de duração), para outros piegas Titanic A mega produção. Alguns já não aguentam mais “Jack e Rosie”, mas todos, absolutamente todos devem concordar, é um filme bonito, tocante e que vale a pena ser visto. E no DIA DOS NAMORADOS, vale uma meia luz, um bom vinho e ser emocionar mais uma vez, ao ouvir Rosie desembargar em Nova Iorque como promete a Jack, “com ele”, sim, porque isso ela faz, os mais românticos concordarão comigo, pois em tempos de era digital, redes de relacionamento, ao desembarcar, Rosie DeWitt Bukater vira Rose Dawson, e ali está a promessa. Ali vai com ela um pouco do Jack, em memória e no nome. Tem coisa mais romântica? Não importa a data. Titanic A mega produção é semore um bom filme a ser assistido.

Eu apenas no cinema vi 7 vezes. Bons tempos.

Referencias do texto de Ticiana Araujo por: http://www.cinemadetalhado.com.br

Vale lembrar que o site oficial, que entrou no ar em 1997 está online até hoje. www.titanic.com

Gostou comente!

Translate »