Titanic A Mega Produção (1998)
4.8Overall Score
Reader Rating: (17 Votes)

Titanic A mega produção

Essa super produção que marcou época, seus personagens inesquecíveis, sua história melancolicamente trágica, trilha sonora prazerosa e os efeitos especiais, dignos de Oscar.

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

A representação história mais badalada e conhecida do trágico fim do RMS Titanic, que em 1912 fazia sua viagem inaugural, de Londres à Nova Iorque, e que terminou ao bater em um iceberg, e foi a pique(naufragou) levando consigo mais de 1500 vidas. O navio que ironicamente foi rotulado de “inafundável”, foi uma obra prima para a época. Mas essa história seria somente mais um documentário, se em uma jogada de sorte um uma partida de poker, com seu parceiro Fabricio, Jack Dawson (Leonardo Di Caprio – O Aviador) não tivesse ganho a sua passagem para o Titanic. Espertalhão, pobre, artista e muito charmoso, Jack embarca no navio na esperança de passar apenas 4 dias à bordo, e desembarcar na América. Mas quis o destino colocar em sua vida a rica, mimada e solitária Rosie DeWitt Bukater (Kate Winslet – Contágio), e unidos fizeram de um simples romance uma história de amor. Digna de que Hollywood e o mundo jamais esquecerá.

Titanic A mega produção

Tendo como enredo de fundo a viagem e o amor dos pombinhos protagonistas, James Cameron(Avatar) nos faz voltar ao ano de 1912 e toda a sua burguesia e pompa, ao percorrer os corredores do Titanic, seus salões de baile, academia e chá, indo além do comum também nos faz dançar ao som da terceira classe e sua animação. Com plano de câmeras que marcaram a época (o ano de 1998), James, merecidamente levou o Oscar de Melhor Diretor, enriquece o mundo do cinema com uma obra prima, realizando uso de ângulos ousados e locações monumentais. Inclusive, a 20th Century Fox construiu um estúdio somente para as locações e para a réplica do navio, que tinha quase as mesmas proporções do navio original. A locação contava também com um um tanque com mais de 60 milhões de litros d’água. A própria cena da quebra do navio ao meio foi decisiva para o lançamento do filme, uma vez que, Cameron só podia realizar a cena uma única vez, e se algo desse errado, as filmagens seriam prejudicadas.

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

O orçamento do filme também teve proporções épicas, sendo inclusive mais caro que o próprio navio. Outro detalhe muito importante no filme, são as tomadas submarinas feitas por Cameron do local onde o Titanic está. Foi preciso criar uma câmera, em parceria com a  Panavision, que suportasse a pressão. (Em 2014 a Discovery Channel voltou ao local e realizou gravações em 4k e mapeou toda a area onde o navio está. Constatou algo um tanto terrivel, ele desaparecerá. Bactérias o estão devorando.).
Com uma trilha sonora que também chama muita atenção, e foi um dos sucessos estrondosos do longa. O trabalho primoroso de James Horner quase não toma forma, pois ele e o diretor haviam se desentendido tempos atrás, sendo que a primeira opções de Cameron, era a cantora Enya, que acabou declinando. Celine Dion foi uma peça fundamental na popularização da trilha.

Talvez o enorme sucesso de Titanic seja merecimento do perfeccionismo de Cameron, que foi diretor, roteirista, produtor, editor, e além de todas essas funções, ainda fez pontas no longa (você consegue achar o diretor em duas cenas?) e ele próprio fez todos os desenhos de Jack, usando a sua própria mão na tomada famosa em que Rosie tem seu desenho pintado (cena essa que teve que ser invertida, pois Jack, personagem de Leonardo Di Caprio é destro, e o diretor canhoto, provando assim, o perfeccionismo de Cameron).

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

Tamanha dedicação só podia ter rendido tantas indicações e prêmios, não só da Academia, como também de Globo de Ouro, Bafta, Grammy…

OSCAR Ganhou – Melhor Filme, Melhor Diretor – James Cameron, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original – “My Heart Will Go On”, Melhores Efeitos Sonoros. Indicações – Melhor Atriz – Kate Winslet, Melhor Atriz Coadjuvante – Gloria Stuart, Melhor Maquiagem.

GLOBO DE OURO Ganhou – Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor – James Cameron
Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original – “My Heart Will Go On”

GRAMMY Ganhou – Melhor Canção Original – Cinema – “My Heart Will Go On”.

E por tantas peculiaridades, Titanic (Titanic A mega produção) só podia ser tido como uma obra prima dos tempos modernos, divisor de águas em Hollywood, na carreria de Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, ícone do ranking de bilheteria, mas acima de tudo, o roteiro é de uma história de amor. E histórias de amor nunca são demais, nunca saem de moda, e nunca passam

Titanic A Mega Produção (1998)

Titanic A Mega Produção (1998)

desapercebidas. Sim, é uma história trágica, não temos um final feliz, a mocinha não fica com o mocinho. Para alguns um filme muito grande (mais de 3 horas  de duração), para outros piegas Titanic A mega produção. Alguns já não aguentam mais “Jack e Rosie”, mas todos, absolutamente todos devem concordar, é um filme bonito, tocante e que vale a pena ser visto. E no DIA DOS NAMORADOS, vale uma meia luz, um bom vinho e ser emocionar mais uma vez, ao ouvir Rosie desembargar em Nova Iorque como promete a Jack, “com ele”, sim, porque isso ela faz, os mais românticos concordarão comigo, pois em tempos de era digital, redes de relacionamento, ao desembarcar, Rosie DeWitt Bukater vira Rose Dawson, e ali está a promessa. Ali vai com ela um pouco do Jack, em memória e no nome. Tem coisa mais romântica? Não importa a data. Titanic A mega produção é semore um bom filme a ser assistido.

Eu apenas no cinema vi 7 vezes. Bons tempos.

Referencias do texto de Ticiana Araujo por: http://www.cinemadetalhado.com.br

Vale lembrar que o site oficial, que entrou no ar em 1997 está online até hoje. www.titanic.com

Gostou comente!

About The Author

Gosta de Assistir filmes, frequentador acidou de cinema. Mesmo em viagens não deixa de ver uma estreia local. Já viu tantos filmes que chega a assistir novamente só para lembrar de como era a história toda. Ama animação que chega a parecer uma criança.

Related Posts

Translate »