Sherlock Holmes - Comentários

Sherlock Holmes – Comentários

Hoje o filme escolhido é Sherlock Holmes!

O filme Sherlock Holmes lançado em 2009 foi dirigido por Guy Ritchie, com roteiro de Michael Robert Johnson, Anthony Peckham, Simon Kinberg e Lionel Wigram, baseado no famoso personagem dos romances e contos policiais de Sir Arthur Conan Doyle.
A trama principal se passa após enfrentarem Lorde Blackwood (Sherlock Holmes) o grande detetive Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e seu fiel companheiro John H. Watson (Jude Law) voltam a se deparar com misteriosos crimes que parecem interligados ao caso já concluído de Blackwood, que ameaçam o dia a dia da sociedade da Inglaterra.
Eu gosto muito das histórias de Sherlock Holmes acredito ter ja lido todas as historias, mas pode ser que falte ainda algum conto, mas dos grandes romances “Um Estudo em Vermelho”, “O Signo dos Quatros”, “O Cão dos Baskervilles” e “O Vale do Terror” eu ja li todos.
O roteiro acertou em explorar um dos interesses amorosos do Sherlock Holmes pontualmente em segundo plano e seguio bem o estilo das histórias, mas a forma de narrativa do filme não tem todo o charme dos livros até mesmo porque são midias diferentes que precisam conversar de formas distintas com o publico.
O filme conta com Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams e Mark Strong, em seu elenco.
Gostei bastante da caracterização e personalidade que o Robert Downey Jr. deu ao icônico personagem, ainda que não totalmente fiel aos livros, ficou muito bem em tela. A caracterização de Jude Law em relação ao Watson também foi boa, e os dois atores contracenaram muito bem juntos. As cenas em que os dois discutem são sempre muito divertidas.
Menção honrosa a Rachel McAdams que esta muito bem no papel de Irene.
Outro acerto do roteiro foi à introdução sútil e pontual do grande vilão/rival do detetive Sherlock Holmes, o professor Moriarty que viria a ser mais explorado no segundo filme (Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras).
A fotografia do filme imita bem a descrição de Londres dos livros, sempre chuvosa e um tanto sombria. Eu pessoalmente gostei bastante da trilha sonora do filme.
Teria sido interessante e eu ainda aguardo a adaptação dos grandes romances.
O filme Sherlock Holmes é a dica de hoje! E vai ter post especial para falar do segundo filme, em comemoração a noticia de que um terceiro filme pode vir a acontecer.
Translate »