Acompanhando os filmes de maior repercussão nas premiações de 2015, vamos falar do filme O Grande Hotel Budapeste!
O filme O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel) foi lançado em 2014 nos EUA, escrito e dirigido por Wes Anderson. Wes Anderson revelou que a história baseou-se em dois livros de escritor austríaco Stefan Zweig: Coração Impaciente e o póstumo Êxtase da Transformação. O filme teve um publico pequeno no Brasil, não foi lançado em muitas salas e ficou realmente pouco tempo em exibição.
O longa-metragem é ambientado em 1932 Gustave H. é o aplicado gerente do Grande Hotel Budapeste, localizado em Nebelsbad, na ex-república de Zubrowka, na fronteira mais oriental da Europa. Por conta do testamento de Madame D, uma rica e frequente hóspede, que lhe deixa um valiosa pintura, tanto sua vida, como a do mensageiro iniciante Zero, sofrem grandes mudanças.
O filme traz para a tela um humor britânico, que é mais contido, pode ser considerado um filme de comédia que brinca com drama, contudo não chega a ser uma dramédia porque o roteiro traz um olhar até que positivo do periodo entre guerra. 
Sobre o elenco Ralph Fiennes, Tony Revolori,Jude Law, Tom Wilkinson, Willem Dafoe capanga clichê, Adrien Brody, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric,  Saoirse Ronan, Jason Schwartzman, Léa Seydoux, Tilda Swinton formam um grande elenco a indicação no SAG 2015 foi merecida e digo mais pra mim deveria ter ganho. O filme conta também participações especiais muito divertidas de Bill Murray e Owen Wilson.
O roteiro tem um formato lúdico e usa da metalinguagem para transitar entre as histórias contadas. Eu gostei muito da fotografia minimalista e figurino do filme, elas foram muito bem feitas, tendo dito isso o único ponto do filme que me incomodou é que tem vários personagens interessantes, mas não tem tanta profundidade nos personagens. Tirando o personagem do F. Murray Abraham/Tony Revolori, os outros personagens são muito chapados o espectador não se conecta com eles.
O filme foi muito bem recebido no Festival de Berlim e venceu na categoria do Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical e é uma das grandes apostas para o BAFTA 2015 liderando com 6 indicações.
Vale a pena ser visto o filme O Grande Hotel Budapeste, é um filme leve e que tem um grande trabalho de direção de arte, então fica a dica para aqueles que estão acompanhando as premiações de 2015 e para aqueles que procuram bons filmes.
O Grande Hotel Budapeste - Comentários
3.8Overall Score
Reader Rating: (5 Votes)
Translate »