Os 12 Macacos - Comentários

Os 12 Macacos – Comentários

O filme escolhido de hoje é Os 12 Macacos! Porque um filme antigo? Por causa da nova série derivada do filme produzida pelo canal televisão paga Syfy que já teve sua estréia no começo de janeiro de 2015.
O filme Os 12 Macacos (Twelve Monkeys) foi lançado em 1995, escrito por David e Janet Peoples e dirigido por Terry Gilliam. O filme é um dos primeiros a explorar as vertentes de distopia, viagens no tempo e memória, e foi inspirado pelo curta-metragem francês La Jetée. Baseado nesse curta-metragem feito por fotografias, o objetivo era mostrar um homem viajando no tempo e vendo a si mesmo sendo morto. É possível encontrar referências a esse curta, ou melhor, a premissa do curta de vertente de viagem no tempo no filme Looper – Assassinos do Futuro (2012) que também tem em seu elenco o Bruce Willis.
A trama do filme gira em torno de uma catástrofe, onde 99% da humanidade foi devastada por um vírus, o presidiário James Cole (Bruce Willis) aceita voltar ao passado para tentar descobrir a origem do vírus mortal. No passado, como ele foi mandado para o ano errado ele é tido como louco e colocado em um hospício onde conhece Jeffrey Goines (Brad Pitt), futuro criador do grupo “Os Doze Macacos”. O enredo se desenvolve a medida em que mostra as tentativas do protagonista de descobrir a origem do vírus e de convencer a psiquiatra Kathryn Railly (Madeleine Stowe) da veracidade da sua história.
O interessante do enredo é que o protagonista não esta voltando para salvar a humanidade era para descobrir informação para no futuro quem sobreviver poder minimizar a catástrofe. Não fica claro se a ideia era impedir o vírus e falhou ou será mesmo pra deixar acontecer.
Ponto positivo o filme não se preocupa em explicar o que é e como é feita a viagem no tempo. O roteiro é muito inteligente. A trilha sonora é outro ponto positivo, ainda que minimalista ela complementa a narrativa.
Sobre o elenco Bruce Willis carrega bem o filme, é um dos poucos filmes em que ele segura a carga dramática de um personagem. Brad Pitt e Christopher Plummer estão excelentes em seus papeis. Na época Brad Pitt tentava se distanciar da imagem de só um rostinho bonito.
O filme conta também com Madeleine Stowe, Joey Perillo, David Morse e Michael Chance que formam um grupo bem entrosado, que faz com que o espectador se importe com os personagens.

A proposta da história é envolvente funciona como filme de aventura, como romance, faz críticas a sociedade consumista. É um longa de ficção cientifica de primeira dos anos 90, que envelheceu bem. Na minha humilde opinião deveria ter uma continuação para mostrar o que aconteceu com a sociedade, o filme é fácil de ser encontrado… Tem no Netflix e é obrigatório para que gosta de ficção científica, então fica a dica.

Translate »