O filme escolhido de hoje é um dos sérios candidatos nas principais premiações de cinema, vamos falar de O Jogo da Imitação!
O filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game) foi lançado em 2014 no circuito interno americano e teve sua estréia em 2015 no Brasil. Dirigido por Morten Tyldum, o longa-metragem é uma adaptação do livro Alan Turing: The Enigma, escrito por Andrew Hodges.
O filme, baseado na história real do criptoanalista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch), considerado pai da computação moderna. A trama central gira em torno da corrida contra o tempo de Turing ao ser convocado para liderar uma equipe no projeto Ultra, que tinha o objetivo de descobrir os códigos de guerra nazistas e ajudar os aliados a vencerem a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Como plano de fundo o roteiro ainda traz para reflexão do espectador discussões sobre homossexualidade. O personagem principal Turing tem o dilema de precisar esconder sua homossexualidade, considerado crime na época. O personagem lida de maneira extrema com os diversos conflitos internos com a sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio.
Ainda que o filme seja ambientado na guerra o foco do filme não é nas batalhas! De forma inteligente o filme se propõe a apresentar e discutir os bastidores da guerra e o uso da tecnologia na criação de estratégias.  Essa combinação de elementos que faz despertar curiosidade e interesse nos espectadores.
Sobre o elenco, o longa-metragem põe todo o peso em cima da atuação de Benedict Cumberbatch que carrega o filme e prende o espectador sem dificuldades. Ainda que tenha tido uma atuação simples, com toda a combinação de sentimentos que passa ao personagem ele consegue transmitir bem a proposta do filme. O longa ainda conta com Keira Knightley com uma participação apagada e com pouco tempo de tela, Matthew Goode, Mark Strong, Charles Dance, Allen Leech, Matthew Beard e Rory Kinnear.
Gostei muito da fotografia do filme e figurinos, mas questiono o numero de indicações que o filme recebeu nas grandes premiações. Eu acredito que o filme O Jogo da Imitação tenha reais chances de vencer dentro da premiação do BAFTA 2015. A premiação britânica leva muito em consideração os festivais de filmes e a cinebiografia de Alan Turing foi muito bem recebida pela crítica e pelo público após sua exibição na 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, onde o filme recebeu o Prêmio Grolsch da Escolha Popular.
O filme O Jogo da Imitação é uma ótima pedida para os cinéfilos que estão preparando suas apostas para o Oscar 2015. Para os espectadores que gostam da combinação dos gêneros de drama e suspense também fica a dica.
O Jogo da Imitação - Comentários
4.0Overall Score
Reader Rating: (13 Votes)
Translate »