Pode ser impressão somente minha mais o filmes de verão “summer movies” esse ano vieram para explodir cabeças. Cada um mais interessante e divertido que o outro e como o verão não acabou ainda esperemos mais explosões de cabeça com Guardiões da Galáxia, mas vamos falar agora de Planeta dos Macacos – O Confronto! planetadosmacacos2
Para contextualizar… A franquia Planeta dos Macacos já conta com 8 filmes para o cinema (já contando com o novo O Confronto), uma série de tv live-action chamada Planet of the Apes (1974) e uma série animada De Volta ao Planeta dos Macacos (1975). Tudo isso baseado em um livro La Planète des singes que é um romance francês escrito por Pierre Boulle e publicado em 1963.
No filme Planeta dos Macacos do Tim Burton de 2001 que tinha no elenco o Mark Wahlberg, foi muito interessante para época e gerou um dos spoillers mais comentados, pois no final de tudo… a gente descobre que o planeta dos macacos na verdade era a Terra (Para aqueles que não gostam de spoiller, só lamento… Não tem desculpa pois o filme é de 2001 então segura ai).
O filme  Planeta dos Macacos – A Origem (2011) que tem em seu elenco James Franco traz uma novidade para a história, depois de assistir o filme de 2001 você entende que a humanidade seu deu muito mal e acabou escrava, já na Origem de 2011 o legal que ele traz para história a forma como a humanidade se deu mal.
A continuação Planeta dos Macacos – O Confronto. Segue a trajetória do macaco César 15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro filme. Desta vez, o animal vai enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes, que planejam reconquistar o domínio do planeta.
A premissa é boa e roteiro bem escrito, quando começa o filme vemos todo o começo de uma sociedade criada por macacos que há muito tempo já não tem contato com seres humanos. Nosso macaco favorito César já tem um filho batizado em homenagem a sua mãe “Olhos Azuis”, personagens do filme anterior Maurice o orangotango esta ensinando os jovens macaquinhos e o tão odioso Koba que era cobaia no laboratório do James Franco no filme anterior agora é braço direito de César, o que já dá pistas que é uma péssima ideia.
planeta-dos-macacos-o-confrontoDepois de ver a sociedade dos macacos crescendo vemos um grupo de humanos sobreviventes ai começa o confronto por assim dizer ao identificar que humanos estão vivos césar procura deixar claro que os dois grupos devem seguir no planeta separados para a proteção da sociedade que ele criou enquanto seu braço direito Koba começa a aumentar as desavenças e nutrir ódio.
Mais uma vez vemos podemos ver as referências a Martin Luther King mais paciente e priorizando a comunidade e Malcom X como o Koba. As diferenças de pensamento começam a ficar mais frequentes quando o grupo de humanos pede ajuda a César. Aí as semelhanças entre homens e macacos aparecem Koba trai César prende os que mais eram leias ao antigo líder e inicia uma guerra contra os sobreviventes humanos.
Não vou me demorar mais a comentar as minhas impressões ja que o objetivo desse texto é apenas falar sobre o filme e não contar cada segundo do mesmo.
O filme é lançado em 3D porem não tem muitas cenas que justifique a escolha, o que me leva a pensar que só foi lançado em 3D para aumentar a bilheteria, coisa que não era necessaria afinal são muito boas as cenas de luta em planos aberto, a captura de movimento esta perfeita da pra ver o cuidado com o filme quando nota-se o pelo molhado dos macacos em cenas chuvas.planetadosmacacosoconfronto
Com certeza vale a pena assistir, é um filme mais de ação ao contrario da Origem de 2011 e impossível não ficar tenso o tempo todo no filme.
Única coisa que me deixa triste provavelmente pela bilheteria terá mais um filme, pode até ter mais, mas com certeza terá um terceiro, afinal a maioria dos filmes que sai hoje em dia é trilogia. O que me deixa triste é que sabemos que a humanidade vira escrava e a filosofia de César é mais de parceria e comunidade então para acabar como no filme de 2001 César tem que morrer! E isso eu não quero ver. Bom até o próximo filme só resta aguardar e especular, então fica a dica.

#MacacoNãomataMacaco #SomosTodosMacacos

De Olho no Confronto! Planetas dos Macacos - Dawn of the Planet of the Apes
4.0Overall Score
Reader Rating: (6 Votes)
Translate »